quinta-feira, 30 de junho de 2011

Apoio à Recuperação do Dependente Quimico


Apoio à Recuperação do Dependente Químico
Mais um avanço no combate ao crack. A Alerj aprovou, ontem, dia 29, o projeto de lei que institui no estado o Programa de Apoio à Recuperação do Dependente Químico. A proposta prevê o desenvolvimento de uma série de atividades de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de drogas. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos que pretende firmar parceria com entidades religiosas e instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que já atendem usuários e dependentes químicos, por meio do Fundo Estadual de Saúde.

O projeto será enviado para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta. É o Estado do Rio entrando em um novo momento no combate ao crack. Mais do que combater o tráfico de drogas e acolher a quem precisa, o poder público tem a responsabilidade de promover a reinserção social desses homens e mulheres que querem se livrar do vício e buscam por uma nova oportunidade de vida.

Parcerias são sempre muito positivas. A chave da reinserção realmente eficaz, aquela que vai melhorar de fato o panorama da exclusão social é persistir na ideia e atuar em conjunto com as secretarias de Saúde e Segurança. Não é um trabalho fácil, leva tempo, mas é um trabalho que precisa ser feito. Quanto mais êxito tivermos, mais parceiros iremos conseguir. E o que mais queremos agora é que essas ações se multipliquem não só no Rio, mas em todo o país.


SMAS Rodrigo Bethlem

terça-feira, 28 de junho de 2011

SMAS retira 58 pessoas da cracolândia de Manguinhos






Realizamos mais uma operação na manhã de hoje, dia 28, desta vez, na cracolândia de Manguinhos, comunidade da Zona Norte, marcada pela violência. Com o apoio do 22º BPM, DPCA e Guarda Municipal, foram retiradas 58 pessoas (48 adultos e 10 crianças e adolescentes). Entre os adultos estavam duas mulheres grávidas. Os usuários acolhidos foram conduzidos para as unidades da rede socioassistencial da Prefeitura. As crianças passaram por uma avaliação sobre a necessidade de abrigamento compulsório. Para os adultos que manifestarem vontade de seguir para tratamento, a SMAS disponibilizará 28 vagas divididas em duas instituições parceiras, Retiro do Maranathá, em Engenho de Dentro, e Emaús, em Cordovil. Em relação às grávidas, os bebês correm risco de vida e neste caso, se elas não aceitarem o tratamento em saúde, teremos que recorrer à Justiça para solicitar o abrigamento compulsório, como aconteceu com outra gestante há algumas semanas no Jacarezinho.

Durante a operação, a polícia encontrou grande quantidade de drogas, material para o consumo de crack, facas, canivetes, tesouras e documentos roubados. A operação em Manguinhos foi resultado de um trabalho minucioso do 22º BPM, que investigou e mapeou os principais pontos de consumo de drogas na comunidade. A ação teve início às 5h e envolveu um efetivo duas vezes maior do que normalmente é utilizado. No total, foram 133 profissionais. Estas operações serão constantes, sempre com a parceria das polícias Civil e Militar. A existência de cracolândias na cidade do Rio não será encarada como algo normal pela Prefeitura.

Desde o dia 31 de março, esta foi a 16ª operação realizada em parceria com as polícias, e a 7ª após a adoção do novo Protocolo de Abordagem Social. Com o novo modelo, 49 jovens foram retirados das ruas. No total, 70 crianças e adolescentes permanecem em sistema de abrigamento compulsório.


28.06.2011 Operação Combate ao Crack . Manguinhos (7)

fonte : SMAS

“Crianças com deficiência têm as mesmas esperanças e sonhos de todas as crianças”



Special Olympics World Summer GamesNo contexto dos ‘Special Olympics World Summer Games’ – Jogos Mundiais de Verão para Pessoas com Deficiência Intelectual –, em Atenas, a ‘Special Olympics’ e o UNICEF assinaram hoje um memorando de entendimento para reforçar o empenho conjunto em defender os direitos, a dignidade e a inclusão de crianças com deficiência.

“As crianças com deficiência têm as mesmas esperanças e sonhos de todas as crianças, e o mesmo direito de tirar o máximo do seu potencial”, disse o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake. “A negação desse direito é uma perda, não só para as crianças, mas para nossa sociedade. O que é inadmissível. Por meio do reforço da parceria entre Special Olympics e UNICEF, nós vamos ajudar a proteger esse direito para mais crianças com deficiência e, assim, permitir a essas crianças que contribuam ainda mais para as suas comunidades e países.”

Crianças com deficiência são frequentemente alvos de discriminação e negligência, e têm negados serviços essenciais como saúde, educação entre outros. Atitudes negativas da sociedade também expõem as crianças com deficiência a um maior risco de violência, abuso e exploração. Combater a discriminação que as mantêm à margem da sociedade é fundamental para incluí-las como membros iguais e ativos de suas comunidades.

Desde 2007, UNICEF e Special Olympics têm trabalhado em conjunto para aumentar a consciência das aptidões e dos direitos das crianças com deficiência intelectual, no sentido de mudar percepções e atitudes negativas. Juntas, as duas organizações promovem a participação e o aumento das capacidades das crianças com deficiência intelectual e de suas famílias em todo o mundo, e procuram reforçar sua autossuficiência, confiança e defesa por meio de programas de esporte e serviços relacionados à saúde.

Atualmente trabalhando em conjunto em 15 países, incluindo a Grécia, UNICEF e Special Olympics esperam expandir o alcance geográfico de sua parceria. Uma prioridade é encorajar os governos para que ratifiquem e implementem a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD), o primeiro tratado de direitos humanos do século 21 e o primeiro instrumento juridicamente vinculativo com a proteção integral dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo crianças. Adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2006, essa Convenção havia sido ratificada por 100 países até maio de 2011.

Special Olympics

Special Olympics é um movimento global sem fins lucrativos que, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, pretende melhorar a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

O Special Olympics World Summer Games 2011 é um evento com mais de 7.500 atletas de 185 países, competindo em 22 esportes olímpicos, que está sendo realizado na Grécia de 25 de junho a 4 de julho.

fonte:ONU no Brasil

Morador de rua cuida de 10 cães







Rogério é um morador de rua que vive numa carroça coberta com 10 cães, entre eles, alguns encontrados em condições extremas - espancados pelos antigos donos, jogados pela janela de um caminhão, doentes, abandonados e esfomeados, largados ao léu, amarrados em postes etc.

Vive de doações de ração, remédio e comida. Os cães são muito bem tratados, mas dependem do amor e do carinho que o Rogério tem por eles e da caridade daqueles que o conhecem e admiram.


Ele fica próximo a pontos de ônibus na avenida Georges Corbusier, após a rua Jequitibás (região do Jabaquara, em São Paulo), os cães não atrapalham ninguém, são super-educados e simpáticos (todos castrado(a)s) e passam boa parte do dia dentro da carroça.

Ele é muito querido pelos comerciantes da região mas, o problema é durante a madrugada, bêbados ao volante e garotos usuários de droga da região tem sido um constante perigo.Rogerio ja foi espancado por jovens que chegaram a jogar alcool nele enquanto dormia com os cães dentro da carroça, por sorte não tiveram tempo de acender o fósforo, pois um dos cães latiu e o avisou do perigo.


Ele é um exemplo de como uma pessoa pode se doar. Alguém na condição dele, poderia ter escolhido outros caminhos, mas Rogério demonstrou coragem e decidiu perseverar. Além de ser uma pessoa de muito valor, faz caridade prá deixar muito bacana por aí no chinelo. Sua presença ilumina os lugares por onde passa, mas ele já está cansado e também não é mais tão jovem assim.

São muitas as agressões que ele e os cachorros vêm sofrendo, que vão desde o assalto ao espancamento, até atentados contra a vida como esfaqueamento e atropelamento. Enfim, é muito sofrimento para alguém que luta tanto. Na região todos o conhecem e apreciam, tanto que na última vez que uma turma veio bater nele porque queriam roubar suas coisas, o dono de um bar próximo saiu para enfrentar os safados e começou a dar tiros, colocando todos em fuga. Mesmo assim, o Rogério passou dois dias no hospital por conta dos machucados recebidos e, se não fosse pela intervenção do dono do bar, os cachorros já seriam órfãos.

Assim, diante de tudo isso, peço que ajudem a divulgar esta história para que o Rogério possa conseguir uma oportunidade que lhe propicie melhores condições de moradia e de vida, em qualquer cidade, para que ele possa cuidar não somente dos seus, mas de outros tantos cães abandonados por esse Brasil e que precisam de muitos cuidados e de carinho. Já lhe ofereceram abrigo mas, desde que os cães ficassem para trás, o Rogério recusou, pois para ele, estes cães são como filhos; são sua familia.

Outro dia ele estava levando todos os cães a um pet shop para tomarem banho - 11 cachorrinhos felizes – eram originalmente 10, mas agora apareceu mais um, um fox paulistinha que eu não conheci porque no momento que conversavamos estava no banho. Ele disse que havia passado remédio contra pulgas nos cachorros e que o tal remédio é meio melado, e então teve que dar banho em toda a tropa.. Perguntei quanto ele iria gastar para dar banho em todos os cachorros e ele, sorrindo como sempre, disse que a moça do pet shop o ajudava e não cobrava nada. Santa alma! Aí eu perguntei a ele – e você? Onde toma banho? Ele me respondeu que tomava banho no posto de gasolina da esquina, banho frio, gelado mesmo. Disse que como era nordestino, estava acostumado.
`As vezes faltam palavras que possam definir a grandeza de uma alma como esta, que mesmo não tendo quase nada para si, dá o pouco que tem para minorar o sofrimento desses pobres animais de rua. Muito mais importante dos que a aparência, a riqueza e o poder ostentado pelas pessoas, são suas atitudes e seus valores éticos e espirituais.
Cada dia que passa, aprendo a admirar cada vez mais o ser humano que ele é.
Abraços
Obrigado e ajudem a divulgar esta bonita história.

ps: DIVULGUEM ENTRE OS AMIGOS, GENTE!
Quem sabe alguém consegue uma reportagem com ele e daí vem ajuda de alguma entidade pois, além de ser um grande exemplo de ser humano, é também uma pessoa muito carente ...:*

SMAS retira 58 pessoas da cracolândia em Manguinhos

28/06/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta terça-feira, dia 28, uma grande ação inédita para a retirada de população de rua da cracolândia de Manguinhos, comunidade da Zona Norte, marcada pela violência. Com o apoio do 22º BPM (Maré), Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes (DPCA) e Guarda Municipal, foram recolhidas 58 pessoas, sendo 48 adultos e dez crianças e adolescentes. Entre os adultos estavam duas mulheres grávidas.



A operação em Manguinhos foi resultado de um trabalho minucioso do 22º BPM, que investigou e mapeou os principais pontos de consumo de drogas na comunidade. A ação teve início às 5h e envolveu um efetivo duas vezes maior do que normalmente é utilizado. No total, foram 133 profissionais. A SMAS participou da ação com 70 servidores - entre educadores e assistentes sociais, psicólogos e médico sanitarista. O 22º BPM mobilizou 40 homens, quatro viaturas e dois blindados; a DPCA contou com 13 policiais e cinco viaturas; e a Guarda Municipal teve a participação de dez agentes. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou uma ambulância para o local.



- Estas operações serão constantes, sempre com a parceria das polícias Civil e Militar. A existência de cracolândias na cidade do Rio não será encarada como algo normal pela Prefeitura - observou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Bethlem.



Durante a operação, a polícia encontrou grande quantidade de drogas, material para o consumo de crack, facas, canivetes, tesouras e documentos roubados. Após o processo de identificação na polícia, todos os usuários acolhidos serão conduzidos para as unidades da rede socioassistencial da Prefeitura. As crianças, em especial, irão para a Central de Recepção Carioca, onde serão avaliadas sobre a necessidade de abrigamento compulsório por uma equipe multidisciplinar formada por médico, assistente social, psicólogo, psiquiatra, enfermeiros e educadores sociais. Para os adultos que manifestarem vontade de seguir para tratamento, a SMAS disponibilizará 28 vagas divididas em duas instituições parceiras, Retiro do Maranathá, no Engenho de Dentro, e Emaús, em Cordovil.



Em relação às duas grávidas, as equipes da SMAS tentarão convencê-las a enfrentar um tratamento. Se aceitarem, elas serão transferidas para as unidades de atendimento especializado, a exemplo do que aconteceu com outras duas mulheres no último mês.



Desde o dia 31 de março, esta foi a 16ª operação realizada em parceria com as polícias, e a 7ª após a adoção do novo Protocolo de Abordagem Social. Com o novo modelo, 49 jovens foram retirados das ruas. No total, 70 crianças e adolescentes permanecem em sistema de abrigamento compulsório.



Operações em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil:



31/03 - Morro do Cajueiro - 83 pessoas retiradas das ruas (75 adultos e 8 crianças e adolescentes)

29/04 - Lapa - 66 pessoas retiradas das ruas (22 adultos e 44 crianças e adolescentes)

02/05 - Morro do Cajueiro - 85 pessoas retiradas das ruas (71 adultos e 14 crianças e adolescentes)

05/05 - Ceasa - 58 pessoas retiradas das ruas (57 adultos e 1 crianças e adolescentes)

06/05 - Jacarezinho - 87 pessoas retiradas das ruas (73 adultos e 14 crianças e adolescentes)

09/05 - Zona Sul - 52 pessoas retiradas das ruas (33 adultos e 19 crianças e adolescentes)

12/05 - Jacarezinho - 101 pessoas retiradas das ruas (80 adultos e 21 crianças e adolescentes)

19/05 - Centro – 83 pessoas retiradas das ruas (67 adultos e 16 crianças e adolescentes)

25/05 - Jacarezinho - 76 pessoas retiradas das ruas (60 adultos e 16 crianças e adolescentes)

03/06 - Jacarezinho - 69 pessoas retiradas das ruas (53 adultos e 16 crianças e adolescentes)

08/06 - Jacarezinho - 34 pessoas retiradas das ruas (28 adultos e 6 crianças e adolescentes)

10/06 - Parque União, Ilha do Governador e Rodoviária - 44 pessoas retiradas das ruas (41 adultos e 3 crianças e adolescentes)

15/06 - Morro do Cajueiro, Madureira e São José da Pedra - 90 pessoas retiradas das ruas ( 84 adultos e 6 crianças e adolescentes)

17/06 - Zona Sul - 21 pessoas retiradas das ruas (15 adultos e 6 crianças e adolescentes)

21/06 - Jacarezinho - 31 pessoas retiradas das ruas (28 adultos e 3 crianças e adolescentes)

28/06 - Manguinhos – 58 pessoas retiradas das ruas (48 adultos e 10 crianças e adolescentes)



Total: 1.038 pessoas: 835 adultos e 203 crianças e adolescentes


fonte: D.O

DEFICIÊNCIAS - Mário Quintana





"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre. "

SMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social Assistência Social Estrutura





Secretário

Rodrigo Bethlem



Rodrigo Bethlem iniciou a carreira política aos 22 anos, como subprefeito da Lagoa. Como subsecretário estadual do Governo Sérgio Cabral, foi responsável pelas Operações “Bacana” (Copa, Ipa e Barra), pontapé inicial para a criação da Secretaria Especial da Ordem Pública do Município do Rio. Deputado federal licenciado, exerceu, de janeiro de 2009 a março de 2010, o cargo de Secretário Especial da Ordem Pública. Foi responsável pela implantação do Choque de Ordem, ações que combatem a desordem urbana e fazem valer as posturas e leis municipais.

Subsecretária de Proteção Social Básica
Maria de Fátima Gomes Vieira

Subsecretária de Proteção Social Especial
Monica Valéria Blum Rocha

Subsecretário de Gestão
Luis Medeiros

Chefe de Gabinete
Valeria Garcia Cardezo Ferreiro

Coordenadora de Midia e Imprensa

Ana Paula Domingues

Ouvidora
Tereza Maria da Silva

1ª Coordenadoria de Assistência Social - Centro
Ana Claudia Figueiredo

2ª Coordenadoria de Assistência Social - Vila Isabel/Laranjeiras
Claudia Castro Paiva

3ª Coordenadoria de Assistência Social - Méier
Conceição de Maria Raposo

4ª Coordenadoria de Assistência Social - Bonsucesso
Quésia Betânia de Almeida

5ª Coordenadoria de Assistência Social - Madureira
Jocimara Theodoro da Silva Cardoso

6ª Coordenadoria de Assistência Social - Deodoro
Rita Maia

7ª Coordenadoria de Assistência Social - Jacarepaguá
Nadia Caetano Ribeiro

8ª Coordenadoria de Assistência Social - Bangu
Maria Luzia Passos

9ª Coordenadoria de Assistência Social - Campo Grande
Devanir Correa

10ª Coordenadoria de Assistência Social - Santa Cruz
Rose Claudia Doria

Creas Arlindo Rodrigues


O Creas – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Arlindo Rodrigues, na Tijuca, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está de cara nova. Um mutirão que contou com a participação de 300 pessoas, envolvendo à direção e funcionários do Creas, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, famílias que utilizam os programas sociais e o comércio local realizaram neste fim de semana uma “faxina” geral no equipamento.

Desde a sua implantação, o Creas Arlindo Rodrigues nunca havia passado por uma reforma tão profunda. Na ação foram realizados os serviços de pintura, parte interna e externa, troca de parte da fiação elétrica e equipamentos hidráulicos, portas, pisos e telhado, além de descupinização e dedetização do prédio.

Para a assessora da diretoria do Creas, Edna Rocha, o mutirão foi um êxito em todos os sentidos.

- Estávamos precisando de uma reforma como essa. E isso gera qualidade. Tanto para a equipe técnica que trabalha no equipamento, como para os usuários, que ganham com um melhor atendimento. Enfim, um lugar melhor para se viver e trabalhar – disse Edna.

A reforma do equipamento da SMAS também marca o início de uma nova e importante parceria. Responsável pelo projeto Mãos Que Ajudam, a participação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi decisiva para o sucesso do mutirão.

- A igreja teve um papel muito importante nesta ação. Uma participação que nos encheu de muito orgulho, pois representou o reconhecimento do nosso trabalho. Não foi uma parceria criada sem lastro, sem identificação. Para que chegássemos ao desenvolvimento desta ação, ocorreram reuniões, troca de informações e apresentação do que fazemos aqui. O conhecimento do nosso trabalho foi fundamental para que a igreja decidisse encampar esse mutirão – ressalta a assessora do Creas.

O orgulho a que se refere Edna é atestado pelo diretor de imagem pública da sede administrativa do Andaraí da igreja, Luís Torres. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela direção e funcionários do Creas vai além da dedicação.

- Ao tomar conhecimento do que essas pessoas fazem aqui. Da seriedade do trabalho desenvolvido, não tive dúvida em realizar essa ação no Creas Arlindo Rodrigues. Iria realizar essa ação em outro lugar, em uma outra instituição. Mas ao conhecer tudo que é realizado por eles, mudei. Eles não são dedicados. São devotados – assinalou Torres.

E ao que tudo indica, essa primeira ação em parceria com Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já começa a dar novos frutos. Motivado, Torres anuncia que uma nova ação, em dezembro, já começa a ser articulada, tendo como foco as quase 500 crianças e adolescentes inscritas no Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, nos 18 pólos vinculados ao Creas.

- Conheci os diversos programas, atividades, o atendimento às crianças que fazem parte do Peti, e decidi promover uma segunda ação para o Natal, com a doação de brinquedo e roupas, numa grande festa da igreja na estaca (sede administrativa) do Andaraí – anunciou um entusiasmado Torres.

A ação desenvolvida neste fim de semana faz parte do projeto Mãos Que Ajudam, que teve sua origem há 10 anos, numa ação desenvolvida pela da igreja, chamada Praia Limpa, em Copacabana. A ação foi um sucesso e acabou se tornando um projeto, adotado pelas igrejas nos países em que se encontra presente, em todas as situações de convocação à cidadania.

O resgate da cidadania é também a luta do adolescente Marcos Vinícius, de 15 anos, um dos meninos cuja família utiliza os programas sociais oferecidos pela prefeitura no Creas Arlindo Rodrigues. Participar de um mutirão para ter um “lugar novinho em folha”, como ele diz, é um sonho.

- Quando não estou na escola (cursa 5ª série do ensino médio), estou aqui. É a minha segunda casa. Aqui, tenho muitas atividades. Faço desenho, judô, capoeira e tenho ajuda nas questões da escola. Assim, tudo quem eu puder fazer para ajudar a melhorar a minha segunda casa, eu farei. Além do mais é muito legal estar com todo esse pessoal – disse Vinícius.

Morador da comunidade do morro Casa Branca. Vinícius sonha ser assistente social e "ser como a Tia Edna, para poder ajudar e cuidar de outras crianças". Um sonho que com a participação e ajuda de todos em ações como a deste mutirão, fica mais fácil de ser concretizado.

Nota:O escrito acima,foi a algum tempo minha intenção é que vcs conheçam um pouco o trabalho realizado por este CREAS,sob a direção de Luis Carlos,assesoria da competente Edna.


2ª CAS – Zona Sul e Grande Tijuca

CREAS ARLINDO RODRIGUES
Endereço: Rua Desembargador Isidro, nº 48
Bairro: Tijuca
Tel.: 2268-7115 / 2557-6524
Bairros de abrangência: Alto da Boa Vista, Usina, Muda, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca, Vidigal, Vila Isabel.

domingo, 26 de junho de 2011

Cursos vão formar 5 mil jovens no Rio

Qualificação gratuita tem como objetivo encaminhar alunos ao mercado de trabalho

Rio - O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinarão amanhã termo de compromisso entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o município para implementação do ProJovem Trabalhador — Juventude Cidadã. O programa beneficiará 5 mil jovens de menor renda na capital fluminense.

A parceria prevê aplicação de R$ 9,2 milhões na capacitação profissional e R$ 3 milhões no pagamento de bolsas-auxílio. O curso tem duas etapas, com aulas de qualificação, ações de cidadania, esporte, cultura e lazer. O auxílio financeiro, no valor total de R$ 600 — divididos em seis parcelas de R$ 100 —, é repassado enquanto o jovem frequentar as oficinas com aproveitamento.

A meta é que pelo menos 30% dos participantes, ou seja, 1.500 formandos sejam inseridos no mercado imediatamente após a conclusão do curso. O ProJovem Trabalhador atende a jovens com idades de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e que sejam membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo (R$ 545). A ideia é favorecer público que, em virtude de suas condições socioeconômicas, tem mais dificuldades de inclusão em atividades produtivas.

O ProJovem Trabalhador unifica os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, com foco no preparo dos jovens para o mercado de trabalho e em ocupações alternativas geradoras de renda. É coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. A metodologia combina a formação do Ensino Fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital.


fonte: ODIA online

De reduto de prostituição à promessa de nova Lapa

Revitalização da Praça Tiradentes, cujas obras devem ser concluídas em agosto, já atrai novos negócios para a região, como um hotel de luxo com diária de R$ 1 mil

POR FELIPE FREIRE

Rio - Antigo reduto de prostituição, sobrados abandonados e moradores de rua, a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, começa a ganhar contornos e personagens que tendem a transformá-la no mais novo corredor cultural da cidade. Para impulsionar ainda mais o empresariado e atrair públicos diversos, a prefeitura prevê para início de agosto a revitalização total do espaço histórico, parte do projeto Monumenta.

Entre tapumes, retroescavadeiras e pedreiros em ação, já surgem fachadas reformadas e algumas lojas recém-inauguradas na que promete se transformar na ‘nova Lapa’. Dono da tradicional gafieira Estudantina, Isidro Page acredita que a chegada de novas casas noturnas vai transformar o local em point boêmio.

As intervenções urbanas abrangem iluminação, alargamento do passeio público, construção de novas baias para carga e descarga, transferência do ponto final de ônibus para a Praça da República e para a Rua do Senado e a retirada das grades. O processo já proporciona uma mudança visual no comércio.

“A procura empresarial para projetos culturais se tornou frequente. Será a praça do próximo verão”, resumiu o subsecretário de Patrimônio Cultural do Rio, Washington Fajardo, que planeja parcerias com o setor privado em imóveis ociosos.

“Há 2 anos isso aqui estava abandonado, sem clientes. Desde fevereiro, quando abrimos, o movimento não para de crescer”, comemora um sócio do Adega do Pimenta, Gustavo Santiago dos Santos. Segundo o gerente da casa, Valdomiro Ferreira, o 2º andar terá shows de jazz.

Novo endereço de ateliês

Trinta e um postes de luz de época foram reformados, 129 novos pontos de iluminação, instalados, e as calçadas dos lados das ruas da Carioca e Sete de Setembro foram ampliadas. Já a cabine da Guarda Municipal será remodelada para dar segurança aos frequentadores.

Essa melhoria prepara o terreno para a chegada de empreendimentos que vão mudar o perfil do local. Um antigo bordel dará lugar ao luxuoso Hotel Paris, da rede francesa La Suite. “Será construído no antigo prédio que era ponto de prostituição. Diversas casas de design estão chegando no local”, completou o subsecretário Washington Fajardo.

Região com vocação para arte e cultura

Presidente do Polo Novo Rio Antigo, formado por comerciantes locais, o empresário Isnard Manso também aposta no futuro promissor da região, onde vai abrir a Galeteria Gaspar: “Estou há 15 anos aqui dando aulas de dança. A vocação artística e noturna do espaço, que vai ser uma expansão da Lapa, está sendo reconhecida”.

Sócia da sapataria Tic Tac, Luciana Petera já vislumbra projetos culturais no entorno da praça: “A ideia é ter uma feira como a da Rua do Lavradio no calçadão”.


fonte: ODIA online

Síndrome que causa excitação sexual interminável pode afetar mulher de qualquer idade

POR CLARISSA MELLO

Rio - Já imaginou ter um orgasmo a cada meia hora? E se, para isso, você não precisasse fazer nenhum esforço? Parece até um sonho, não é? Pois, para algumas mulheres, isso é possível, mas virou pesadelo. Trata-se da Síndrome da Excitação Sexual Persistente, doença que traz sérios transtornos e não tem cura ou tratamento.

A síndrome ainda é pouco estudada: relatos científicos que já existem revelam possível desconexão entre nervos dos órgãos sexuais e emoções. As portadoras percebem que seu corpo exige o orgasmo sem que haja, no entanto, experiência sexual envolvida. Na maior parte dos casos, essa exigência se torna uma tensão que gera dor e desconforto. Não para por aí: acontece a cada 30 minutos. Ou até menos.

“Um mínimo de estímulo (sons, como o da máquina de lavar, e sensações, como água do chuveiro) causa orgasmo”, explica a diretora do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática, a urologista Sylvia Faria Marzano. A causa da doença é desconhecida. Alguns casos podem se dever a lesões em nervos da região pélvica. “Uma alteração no nervo pode fazer com que o clitóris seja estimulado o tempo todo. Mas há pacientes que não tiveram lesão”.

DOCUMENTÁRIO

No documentário ‘100 orgasmos por dia’, que estreia hoje às 23h no canal de TV a cabo Discovery Home & Health, três americanas explicam como tentam lidar com a síndrome. A maior dificuldade é encontrar médico capaz de diagnosticar o problema. Muitas vezes, essa busca pode durar anos.

Além disso, pelo fato de a síndrome ser pouco conhecida, as mulheres precisam lidar com o constrangimento e o preconceito — até mesmo por parte da família. Ainda sem tratamento, elas se submetem a terapias experimentais. Até agora, só uma demonstrou algum efeito: a acupuntura eletrônica, que dá pequenos choques. Mas os orgasmos só desaparecem por algumas horas.

A doença pode atrapalhar os relacionamentos. “Se o parceiro não for consciente, pode sentir-se diminuído, já que o homem se acha responsável por dar o orgasmo”, diz Sylvia.

Caso de Rachel, que relata a convivência de 8 anos com a síndrome no documentário. No início, o marido, John, gostou. Mas agora se sente mal por não satisfazer a mulher: “Por ela, seria o tempo todo. Não consigo sempre”, diz. “Eles vêm a cada 30 segundos. Estou sempre pronta, por isso minha vida sexual é intensa. Mas se eu não controlasse, viveria só na cama”, conta Rachel.


fonte : ODIA online

Tecnologia na investigação Peritos da Polícia Federal fazem trabalho de ponta no combate ao tráfico no Rio

POR VANIA CUNHA

Rio - Muito além de investigações e operações, a Polícia Federal recorre à ciência como grande aliada no combate ao tráfico. Dentro de um laboratório equipado com a mais moderna tecnologia, peritos analisam amostras das toneladas de drogas apreendidas anualmente pelos agentes e garantem o sucesso na conclusão de inquéritos e pedidos de prisão de suspeitos. No Núcleo de Criminalística (Nucrim), localizado na Praça Mauá, já foram feitos exames de material recolhido nas mais bem-sucedidas ações realizadas no estado, como a retomada dos complexos do Alemão e da Penha, em novembro. E constataram: os papelotes contém pequena quantidade da droga, misturada a substâncias como cafeína, cal, éter e, até mesmo, cimento.

As amostras que chegam ao laboratório passam por uma análise preliminar, que atesta se o produto tem a possibilidade de ser ou não entorpecente. Os peritos entram em cena para fazer a avaliação mais aprofundada do material. “Nossos equipamentos comparam as amostras com o banco de dados, mas muitas vezes, a experiência do perito atesta substâncias que nem a máquina consegue identificar”, explica a perita Ana Luiza Oliveira.

Pelos tubos de ensaio do laboratório, passam os mais diversos tipos de substâncias para serem avaliadas, como remédios, combustíveis e bebidas alcoólicas. Mas a especialidade dos peritos está na descoberta das mais diversas misturas feitas por traficantes para compor as drogas. E haja trabalho: de janeiro a abril, a Polícia Federal apreendeu quase 800 quilos de maconha. Ano passado, bateu a primeira e a terceira colocações no ranking nacional de apreensão de drogas sintéticas.

Equipamentos semelhantes a de filmes americanos

A aparelhagem disponível no laboratório do Nucrim é igual à que aparece nos seriados sobre perícia criminal da TV americana. Um cromatógrafo a gás acoplado a um espectrômetro de massa, por exemplo, separa moléculas para identificar a substância. O equipamento, avaliado em R$ 400 mil, é tão sensível, que pode analisar o material até mesmo pelo cheiro.

Outro equipamento que faz parte da rotina dos peritos federais é um aparelho com infravermelho, que emite ondas da luz capazes de avaliar a substância com apenas poucos grãos.

Na cocaína, apenas 10% da droga

As análises apontam que as drogas apreendidas no Rio de Janeiro são, em sua maioria, uma grande mistura de substâncias que provocam sérios danos ao organismo do usuário. “Já analisamos casos em que, num papelote que o traficante chamava de cocaína, havia menos de 10% da droga”, recorda a perita Ana Luiza.

Testes revelam que o tão falado oxi não seria uma nova superdroga, e sim a cocaína misturada com oxidantes como água oxigenada ou permaganato, para ficar branca. Já o crack possui índices maiores de cocaína do que o papelote vendido em favela.


fonte : O DIA online

Rio Festival Gay de Cinema': veja agenda

Redação SRZD | Rio+ | 25/06/2011 16h59

Dia 30 de junho de 2011, quinta

ODEON PETROBRAS
22h - Programa Especial de Abertura do Rio Festival Gay de Cinema

Dia 1 de julho de 2011, sexta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h - Longa Metragem: Bloomington
18h - Competição de Curta 1

ODEON PETROBRAS
20h - Longa Metragem: Strapped?

THE WEEK RJ
23h - Festa Rio Festival Gay de Cinema

Dia 2 de julho de 2011, sábado

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h - Competição de Curta 2
18h - Longa Metragem: House of Boys

CINE ODEON PETROBRAS
20h - Competição de Curta 7 e Bate Papo: "De Oscar Wilde ao Rio Sem Homofobia"
22h - Longa Metragem: Strapped

Dia 3 de julho de 2011, domingo

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h - Competição de Curta 3
18h - Longa Metragem: Die Schwestern

ODEON PETROBRAS
20h - Competição de Curta 6
22h - Longa Metragem: House of Boys

Dia 4 de julho de 2011, segunda

ODEON PETROBRAS
20h - Competição de Curta 5
22h - Competição de Curta 4

Dia 5 de julho de 2011, terça

ODEON PETROBRAS
20h - Competição de Curta 3
22h - Longa Metragem: Como Esquecer. Com Apresentação da Equipe do Filme.

Dia 6 de julho de 2011, quarta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h - Competição de Curta 4
18h - Competição de Curta 5

ODEON PETROBRAS
20h - Competição de Curta 2
22h - Longa Metragem: Bloomington

Dia 7 de julho de 2011, quinta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h - Longa Metragem: Como Esquecer
18h - Competição de Curta 6

ODEON PETROBRAS
20h - Competição de Curta 1
22h - Longa Metragem: Die Schwestern

Dia 8 de julho de 2011, sexta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
18h - Competição de Curta 7
20h - Longa Metragem: Strapped

Dia 9 de julho de 2011, sábado

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
18h - Premiados 2011 - Longa Metragem
20h - Premiados 2011 - Curta Metragem

Dia 10 de julho de 2011, domingo

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
18h - Premiados 2011 - Curta Metragem
20h - Premiados 2011 - Longa Metragem


fonte : Redação SRZD

CINCO REGRAS BÁSICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NO FACEBOOK

Written by Advanced Plus on 26 June 2011



Num mundo interligado por redes sociais e onde as possibilidades da tecnologia estão em constante expansão convém ter noção de que, mesmo na vida virtual, devem existir limites. Nesse sentido, a BBC compilou uma lista de cinco regras básicas a ter em atenção para evitar problemas no Facebook.

Não aceitar amizades de pessoas que desconhece

Adicionar como amigo? Pense antes de ‘confirmar’.

Nestes dois casos, as pessoas que adicionaram quem mal conheciam acabaram por se arrepender.

Joanne Frail era jurada em julgamentos. Tendo conhecido Jamie Stewart, num processo em que esta era arguida por tráfico de drogas, procurou-a no Facebook e tornou-se sua amiga na rede. O contacto entre ambas chegou ao conhecimento da Justiça e, menos de um ano depois, Frail estava novamente num julgamento, só que desta vez era o seu. Foi constituida arguida por desrespeito às regras da Justiça.

Não reclamar da entidade patronal

Se à primeira vista é óbvio que dizer mal do chefe no Facebook pode ser um tiro no escuro, a verdade é que esse problema é surpreendentemente comum.

De acordo com a BBC, recentemente, uma mulher, identificada apenas como Lindsay, declarou no seu perfil: «Meu Deus, como odeio o meu trabalho!», seguido de ataques pessoais ao chefe. Poucas horas depois receberia um post do mesmo (que se encontrava entre os seus amigos) dizendo que ela não precisava de ir trabalhar no dia seguinte e que receberia a carta de demissão pelo correio.

Evite colocar fotografias problemáticas na rede

A menos que tenha as suas definições de privacidade bem editadas e actualizadas, o embaraço e vergonha são quase inevitáveis quando certas pessoas vêem determinadas fotografias que coloca no site.

Cuidado redobrado deve quem ocupa cargos públicos. No entanto, isso nem sempre se verifica.

Foi o caso dum vereador do País de Gales que viu publicadas na rede fotos em que estava mascarado de nazi. Essa fotografia levá-lo-ia a ser suspenso das suas funções.

Mostrar publicamente o quanto está a aproveitar um dia em que, supostamente, estava doente

Caso tenho dito que está doente para não ter de ir trabalhar fique longe do Facebook.

Uma canadiana Nathalie Blanchard, que estava de licença médica devido a uma depressão, conta que perdeu o subsídio depois da seguradora ter encontrado no Facebook fotos em que aparece divertindo-se, viajando e fazendo noitadas com amigos.

NÃO conte segredos

Não é possível guardar segredos no Facebook!

O governo de Israel foi um dos primeiros a preocupar-se com informações sensíveis na Internet depois da avaliação às páginas dos seus soldados ter revelado que estes publicavam fotografias de bases aéreas, centrais de operações e submarinos.

Após o episódio, as Forças Armadas de Israel estabeleceram novas regras, que proíbem, entre outras coisas, a publicação de fotos de pilotos ou membros de unidades especiais e qualquer coisa que mostre manobras militares específicas.

Fonte: Sol

sábado, 25 de junho de 2011

Video sobre Drogas

Vale a pena assistir esse video,um alerta sobre as drogas.


Invasão Social' na Mangueira terá início nesta quarta-feira

Rio
22/06 às 08h46 - Atualizada em 22/06 às 08h49

Jornal do Brasil


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) irá promover nesta quarta-feira, das 9h às 16h, uma “Invasão Social” na comunidade da Mangueira para identificar e atender as necessidades sociais dos moradores.

O objetivo é realizar um diagnóstico socioassistencial de aproximadamente duas mil famílias, para verificar se estão ou não em situação de risco social e encaminhá-las para atendimento nos órgãos que integram a rede de serviços da Prefeitura.

A iniciativa vai identificar, dentre outras coisas, se as crianças estão frequentando a escola, se foram vacinadas, se apresentam problemas nutricionais ou outros casos de saúde. Também serão avaliadas as questões habitacionais dos moradores, se todos possuem documentos e a necessidade de encaminhamento ao emprego.

Também será realizado um mapeamento do território atendido, para auxiliar no desenho de políticas sociais mais eficientes e com maior impacto na vida dessas pessoas.

Assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e demais profissionais da SMAS irão formar equipes volantes para percorrer as comunidades de Olaria, Buraco Quente, IBGE, Residencial Mangueira I, Curva da Cobra, Salobra, Loteamento, Chalé, São Sebastião, Candelária, Telégrafos, Fundação, Predinhos e Sinimbu.

Também serão formadas duas bases para atendimento e cadastramento dos programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca. A “Invasão Social” também será realizada no dia 27 de junho.


fonte : JB online

Morte de francês em bondinho na Lapa aconteceu dias antes do início de obras de restauração nos arcos

Publicada em 24/06/2011 às 23h20m
Gustavo Goulart (gus@oglobo.com.br) e Natanael Damasceno (natand@oglobo.com.br)

O vão entre o alambrado e a mureta no alto dos Arcos da Lapa, por onde caiu o turista francês (Foto Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo)

RIO - A má conservação do gradil que cerca os trilhos dos bondinhos de Santa Teresa sobre os Arcos da Lapa pode ter sido decisiva para a morte do turista francês Charles Damien Pierson, de 25 anos, que na sexta-feira à tarde se desequilibrou e caiu do veículo , despencando de uma altura de aproximadamente 15 metros, em frente à Fundição Progresso. O acidente aconteceu por volta de 14h20m quando, segundo testemunhas, Pierson escorregou ao tentar tirar fotos de uma amiga. O francês, que viajava em pé no estribo, acabou passando por um vão entre a mureta dos arcos e a tela de proteção, que está bastante danificada pela ferrugem. Agonizando, ele ainda teve sua câmera fotográfica e a carteira com dinheiro roubadas por menores. O acidente aconteceu dias antes do início de obras de restauração da parte superior dos arcos.

VÍDEO: http://oglobo.globo.com/rio/video/2011/23676/

Pierson e a turista alemã Birgit Oppmann, de 31 anos, embarcaram no bonde 7 na estação Carioca, para o passeio por Santa Teresa. Eles haviam se conhecido na quinta-feira no Cabanacopa Hostel, um albergue em Copacabana onde estavam hospedados, e marcaram o passeio pelo bairro para a tarde de sexta-feira. Birgit, que está no Rio há 16 dias, estava sentada, enquanto o francês viajava em pé, fazendo o mesmo que muitos passageiros do bonde.
Polícia vai investigar homicídio culposo

O delegado adjunto Leonardo Salgado, da 5ª DP (Gomes Freire), disse que o caso está sendo tratado como acidente, mas informou que vai investigar a má conservação do gradil e, se confirmado o mau estado, poderá indiciar os responsáveis, por homicídio culposo. À noite, policiais estavam no albergue em Copacabana, aguardando a chegada de amigos do turista.

- Eles ainda não sabem o que aconteceu. Vamos trazê-los aqui para prestar esclarecimentos - disse o delegado.

A Secretaria estadual de Transportes, responsável pela operação dos bondinhos de Santa Teresa, afirmou na noite de sexta-feira, em nota oficial, que o veículo deixou a estação Carioca com 40 pessoas embarcadas, máximo permitido, e sem passageiros no estribo. Disse ainda que, por medida de segurança, os bondes reduzem sua velocidade para apenas cinco quilômetros por hora ao percorrer os Arcos da Lapa.

Quanto ao gradil, a secretaria argumenta que a peça tem o objetivo de evitar a queda de objetos, não tendo sido pensada para segurar um passageiro. O órgão cita ainda a impossibilitada de fazer qualquer alteração na estrutura, porque os Arcos da Lapa são de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A turista alemã Birgit Oppmann, que acompanhava a vítima no passeio, chora ao comparecer à 5 DP (Gomes Freire) para prestar depoimento (Foto: Paulo Nicolella / Agência O Globo)

Apesar disso, tanto o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, como o superintendente do Iphan no Rio, Carlos Fernando Andrade, afirmaram que os operadores dos bondinhos é que têm a responsabilidade de garantir a segurança dos seus passageiros. De acordo com Andrade, a ferrugem já estaria danificando as obras da primeira fase do projeto de restauração dos arcos, inaugurada no fim de março.

- Já havíamos detectado esse problema (a oxidação do alambrado), pois ele estava danificando a estrutura recém-restaurada do monumento. Tanto que, embora não fosse um problema de nossa responsabilidade, propomos a troca do gradil danificado na segunda fase do projeto - afirmou o superintendente do Iphan.

Já havíamos detectado esse problema (a oxidação do alambrado), pois ele estava danificando a estrutura recém-restaurada do monumento. Tanto que, embora não fosse um problema de nossa responsabilidade, propomos a troca do gradil danificado na segunda fase do projeto

O projeto citado por Andrade, a cargo do Iphan e da prefeitura, com financiamento do banco Santander, foi licenciado na última terça-feira e deve começar nos próximos dias. Além de restaurar os trilhos e a parte superior dos arcos, vai substituir o alambrado que acompanha todo o trajeto dos bondes sobre o monumento e está enferrujado em alguns trechos. Mas, a despeito do péssimo estado de conservação dos trilhos e do gradil, as obras só poderão acontecer entre 23h e 4h, para não interromper a operação dos bondinhos. Segundo Andrade, isso fará com que as obras demorem ainda mais.

O músico Gabriel Ares, de 36 anos, carioca que foi passear no bondinho pela primeira vez, disse que estava em pé no estribo ao lado de Pierson quando ele caiu.

- Eu estava em pé observando a paisagem quando, de repente, a acompanhante dele gritou alguma coisa em inglês. Acho que foi: "ele caiu, ele caiu". Olhei e vi o corpo dele lá embaixo. O bonde ficou parado uns 15 minutos. Vimos a Polícia Militar chegar. Depois, o bonde seguiu em frente, com crianças e mulheres gritando apavoradas - contou.

Ares fez parte de um grupo de passageiros do bonde que foi à 5ª DP prestar depoimento como testemunhas. Segundo o delegado Leonardo Salgado, eles contaram que havia duas filas na estação Carioca: uma para os passageiros que viajariam sentados e outra para os que iriam em pé.

- Vou ouvir o pessoal da estação para saber dessas duas filas. Agora, temos que saber se é permitido viajar em pé no meio, se é permitido viajar em pé na lateral. A representante dos bondes disse que já foi permitido viajar em pé, mas que não é mais. Vamos pegar a legislação, as regras de circulação dos bondes e estudá-las - contou o delegado.

A representante dos bondes disse que já foi permitido viajar em pé, mas que não é mais. Vamos pegar a legislação, as regras de circulação dos bondes e estudá-las

A circulação dos bondes foi interrompida após a queda do turista, a pedido de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Na estação Carioca, que foi fechada após o acidente, a turista Fernanda Lima disse que encontrou num site na internet informações sobre a viagem no bondinho.

- Lá, orientam a gente a viajar com emoção, em pé, com o corpo fora do bondinho - disse ela, que foi passear com parentes que vieram de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, passar o feriadão no Rio.

Também à noite, representantes do Consulado da França estiveram na delegacia, onde receberam alguns pertences encontrados com a vítima. À tarde, representantes do consulado da Alemanha estiveram na delegacia, para dar apoio a Birgit Oppmann. Funcionários do albergue Cabanacopa se negaram a dar informações sobre a alemã e o francês.
Morador de rua presenciou saque

Na Lapa, o morador de rua Mauro Silva, de 40 anos, contou que viu o turista agonizando e que menores apareceram rapidamente após a queda.

- Eu vi os pivetes roubando o moço caído. Roubaram a máquina fotográfica e o dinheiro dele. Pedi às pessoas que se afastassem, que não mexessem nele. O socorro chegou uns 30 minutos depois da queda, quando ele já estava morto - disse Mauro Silva, que é de Guarulhos, em São Paulo.

Peritos do ICCE estiveram no local da queda e tiraram várias fotografias da tela de proteção. Eles deverão emitir um laudo técnico sobre os motivos da queda do turista, informando como ele passou pelo alambrado.

O corpo do francês permaneceu no chão junto aos Arcos da Lapa até o fim da tarde, atraindo a atenção de muitos curiosos. Ao saberem do que havia acontecido, pedestres se mostravam surpresos e com pena do turista.


fonte : O GLOBO online

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Droga mais consumida no Brasil é a maconha, aponta relatório da ONU

Segundo a organização, a droga é mais barata que as outras e tem uma rede de distribuição eficiente. O relatório também afirma que um terço de toda a cocaína produzida na América do Sul vai para o mercado brasileiro.
imprimir

O Brasil estampou as manchetes internacionais e foi por causa do consumo de drogas. O relatório aponta que a droga mais consumida no Brasil é a maconha por ser mais barata que outras drogas e ter, segundo o estudo, uma rede de distribuição eficiente. O relatório revela também que já foram identificados, em outros países, 40 novos tipos de drogas, produzidas em laboratório.

Um terço de toda a cocaína produzida na América do Sul tem como destino o mercado brasileiro, são estimados cerca de 900 mil usuários. “Pela posição geográfica do Brasil, estar ao lado de países vizinhos onde ocorrem plantio de arbusto que fornece a folha de coca e também de maconha, facilita a questão da entrada de drogas”, explica o delegado da Polícia Federal Márcio Nunes.

Um relatório da Organização das Nações Unidas divulgado nesta quinta-feira (23) em Brasília traça um panorama da venda e do consumo de drogas do mundo. Na Europa, o consumo de cocaína mais que dobrou nos últimos dez anos. Nos Estados Unidos caiu, mas o país ainda é o maior centro consumidor do planeta.

Só no ano passado, nos países europeus, foram identificados quarenta novos tipos de drogas, todas sintéticas, ou seja, produzidas em laboratório. Algumas, como a spyce, imitam os efeitos da maconha e não são proibidas porque ainda não foram registradas como ilícitas. A droga pode ser comprada até pela internet.

“Você pode, como usuário, entrar na internet e comprar pela internet, receber via correio essas novas drogas que não são controladas. Como o spyce, que não consta nas convenções e na lista de produtos controlados”, afirma o representante da ONU para Drogas e Crime, Bo Mathiasen.

De acordo com o relatório da ONU, o Brasil é hoje a principal rota da cocaína que vai para a África Ocidental e Europa. O país também é citado pelo crescente consumo de anfetaminas, presentes principalmente nos remédios para emagrecer.

O dado curioso é que o crack, grande preocupação das autoridades brasileiras hoje, não aparece no relatório. Os dados do estudo são de 2009. O consumo do crack não é contabilizado porque a droga é classificada como um subproduto da cocaína.


fonte: BOM DIA BRASIL -GLOBO

Quais são as notícias que podem ser temas de questões da prova do Enem 2011?

Professores respondem
Leonardo Cazes (leonardo.cazes@oglobo.com.br)


RIO - Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. Segundo a professora de língua portuguesa do Liceu Franco-Brasileiro Teresa Cruz, o Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!

CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos



fonte: EXTRA online

A bola da vez


Foto: João Laet / Agência O Dia
Stephan virou fã de sinuca por influência do pai, o rapper Marcelo D2. Eles frequentam o Salão Bola de Cristal | Foto: João Laet / Agência O Dia
Sinuquinha, bilhar, snooker, mata-mata. Com modalidades variadas, a sinuca nunca sai de moda e atrai cada vez mais adeptos

POR GISLANDIA GOVERNO

Rio - Bola na mira, taco na posição e disparo certeiro em direção à caçapa. Ponto! O dono da jogada, o percussionista Sérgio Júnior, do Sorriso Maroto, vai logo tirando onda. “Sou um sinuqueiro de primeira, tenho até mesa em casa”, gaba-se o artista sobre o esporte que tem tudo a ver com o estilo carioca de ser: combina bem com uma cervejinha gelada e muitos amigos em volta da mesa.
Jogadores assíduos, os cinco integrantes do grupo de pagode reuniram-se para uma partida no Boteco Taco, no Humaitá, uma das casas de sinuca mais tradicionais da cidade. “Sempre que possível jogamos sinuca para aliviar o estresse. Ficamos num clima de total descontração, damos muita risada. E não tem essa de duplinha certa não. Batemos um zerinho ou um e a dupla que formar está valendo”, conta o vocalista Bruno Cardoso.

Para se dar bem nas partidas, ele entrega sua tática. “Prefiro jogar ao lado do Fred, porque ele sempre rouba quando está do outro lado. É melhor ficar com o cara que dá problema para não criar conflito”, brinca, referindo-se ao percussionista do grupo.

O Clube do Taco, em Copacabana; o Bilhares Guarany, no Centro, e o Bilhar Rio Paris, em Brás de Pina, são outros endereços disputados pela turma que gosta de se arriscar nas tacadas, seja na mesa de snooker, na qual as bolas coloridas são numeradas; numa partida de bilhar, praticado na mesa verde sem buracos; ou o popular mata-mata, em que os jogadores devem encaçapar (matar) as bolas um do outro batendo somente na bola branca. Em algumas boates e casas noturnas, as mesas de sinuca também têm lugar de destaque. É o caso da Nuth, na Barra da Tijuca, do Teatro Odisseia, na Lapa, e da Pista 3, em Botafogo.

O cantor Stephan, vocalista da banda Start, descobriu os encantos da sinuca ainda na infância graças a seu pai, o rapper Marcelo D2, um fã incondicional do jogo. Ele costuma bater ponto, pelo menos uma vez por semana, no Salão Bola de Cristal, em Laranjeiras. “Jogo desde os 10 anos. Meu pai jogava e eu olhava. Ele foi me ensinando e agora eu jogo com os amigos. E ganho mais do que perco!”, avisa Stephan, que é fã do mitológico jogador Ruy Chapéu. “Ele é o cara”, elogia.

Além do talento musical, o cantor Diogo Nogueira também herdou do pai, o saudoso sambista João Nogueira, o gosto pela sinuca. “Eu gostava de observar as habilidades de meu pai. Ele me ensinou na mesa, mostrando bolas numeradas, explicando sobre pontuação, posicionamento de mão, como pegar no taco e mirar a caçapa. Acho um ótimo divertimento com os amigos, que combina com samba e cerveja”, comenta.

Os atores Diogo Oliveira e João Vithor Oliveira são fãs das mesas de sinuca do Lapa 40°, na Lapa. “Sou fanático pelo jogo. Vale bilhar, mata-mata, sinuquinha. Considero uma terapia”, revela Diogo. João Vithor também só vê benefícios na sinuca. “É perfeito para exercitar a mente, já que o jogador tem que pensar em estratégias para fazer pontos, encaçapar a bola”, define o jovem.

Há quem considere sinuca um passatempo de macho. Mas muitas mulheres, é claro, discordam. “É pura intriga do sexo oposto. Mulher joga tão bem ou até melhor que muito homem“, decreta a visagista Tatyana Oliver, que costuma ir com as amigas ao Salão Sinuca de Bico, na Lapa. A recepcionista Aline Santos de Brito reforça: “Dominamos a mesa porque somos mais centradas, temos melhor mira”, provoca a moça, frequentadora do Snooker & Bar, na Tijuca. Para quem aposta o contrário, o jogo está aberto.

Onde jogar

BILHARES GUARANY
O salão de bilhar mais antigo da cidade, com 115 anos, possui nove mesas de bilhar de padrão profissional. Praça Tiradentes 87, Centro (2242-4569). De segunda a sábado, das 13h até o último cliente. R$ 12 a hora até 18h e R$ 15 após 18h.

BILHAR RIO PARIS
O espaço conta com cinco mesas de bilhar de padrão profissional. Rua Castro Menezes 12, Brás de Pina (3455-1131). Segunda a sábado, das 14h às 22h. R$ 15 a hora.

BOTECO TACO
O espaço conta com cinco mesas de sinuca de padrão profissional. Rua Humaitá 122, Humaitá (2539-5109). De terça a sábado, aberto 24 horas; domingo e segunda, das 7h às 2h. R$ 18 a hora.

CASA DA MATRIZ
Boate com mesa de sinuca no segundo andar. Rua Henrique de Novais 107, Botafogo (2266-1014). A entrada (o preço varia de acordo com a programação) inclui o uso das mesas de sinuca.

CLUBE DO TACO
A casa tem oito mesas de sinuca e de bilhar profissionais. Rua Barata Ribeiro 655 loja E, Copacabana. (2255-4934). Segunda a sábado, das 14h às 3h; domingo, das 16h à 1h. R$ 15 a hora.

LAPA 40 °
São mais de 20 mesas de sinuca variadas — oficial, bilhar e formato pool, com caçapas maiores — em dois andares da casa. Rua do Riachuelo 97, Lapa (3970-1338). De terça a sábado, das 18h às 2h. Ficha de sinuquinha a R$ 1,50 e mesa a R$ 18 a hora.

NUTH LOUNGE
Boate com mesa de sinuca no segundo andar. Avenida Armando Lombardi 999, Barra da Tijuca (3575-6850). A entrada (o preço varia de acordo com a programação) inclui o uso da mesa. Funciona diariamente, a partir das 21h.

SALÃO BOLA DE CRISTAL
Há seis mesas de sinuca de padrão profissional. Rua Ministro Tavares Lyra 105, Laranjeiras (2265-9696). Funciona diariamente. Das 12h às 18h, R$ 13,80 a hora. Das 18h às 02h, R$ 19,80 a hora.

SALÃO SINUCA DE BICO
São sete mesas de sinuquinha e duas mesas de sinuca profissional. Rua do Rezende 260, Lapa (2221-0395). Segunda a quarta, das 16h às 3h; quinta a domingo, das 16h às 7h. Ficha de sinuquinha a R$ 1 e mesa profissional R$ 12 a hora.

SNOOKER & BAR
Há 12 mesas de sinuca. Rua Pereira Nunes 106, Tijuca (2238-1800). Diariamente, das 9h até o último cliente. Ficha de sinuquinha a R$ 1,50 e mesa profissional a R$ 12 a hora.

TEATRO ODISSEIA
Duas mesas de sinuca de padrão profissional são atrações no 3º andar da casa. Avenida Mem de Sá 66, Lapa (2266-1014). O preço da entrada inclui o uso das mesas de sinuca.

PISTA 3
No segundo andar da boate fica um bar com mesa de sinuca, lounge e telão. Rua São João Batista 14, Botafogo (2266-1014). A entrada inclui o uso das mesas de sinuca.



fonte: ODIA online

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Quadrilha de sabores do Santo guloso

Espetos, sorvetes, tortas, sopas e até pizzas entram no clima de São João e ‘dançam’ pelos cardápios da cidade

POR PEDRO LANDIM

Rio - Pular fogueira, que nada. Deixa o fogo alumiando o terreiro e vamos comer porque está cheio de coisa gostosa na festa. Santo guloso, esse João. Do tradicional ao contemporâneo, do principal à sobremesa, os quitutes dançam nos menus.

O Petisco da Vila faz sua festa de rua, na Visconde de Abaeté, sábado e domingo, às 17h, com forró do Trio Mororó. Nas barracas, pamonha, salsichão, maçã do amor, doce de abóbora e vinho quente, entre outras comidas a R$ 3,50.
A temporada do milho segue com sopas confortantes como o creme de milho com camarão (R$ 27,90), do Siri Nova América, e a sopa de milho com queijo manchego (de ovelha) espanhol (R$ 14,50), do Entretapas, no Humaitá.

O Meza Bar tem potinho de carne seca na manteiga de garrafa com purê de banana e couve crocante (R$ 21), e no Botequim Informal há espetinhos de queijo coalho com orégano (R$ 8,90) e batidinha de amendoim (R$ 4,50).
A rede Frontera criou uma pizza de queijos com rapadura (R$ 23,90, no rodízio do fim de semana). Já o Emporium Pax traz nhoque de milho ao molho de queijo (R$ 28) e a sobremesa: sorvete de tapioca com chips de côco e ‘baba’ quente de milho verde (R$ 13,90).

Na linha gelada, a Sorvete Brasil tem sabores como milho verde, cocada e amendoim (R$ 6 a bola), e a Torta & Cia apresenta a torta de tapioca (R$ 75 e R$ 8, a fatia). O Gula Gula de Ipanema criou o Trio Caipira: copinhos com canjiquinha, curau e doce de coco mole (R$ 8).

fonte: O DIA online

Campo de Santana vira abrigo de moradores de rua e usuários de drogas

Campo de Santana vira abrigo de moradores de rua e usuários de drogas - O Globo:
Publicada em 23/06/2011 às 23h48m
Waleska Borges (waleska.borges@oglobo.com.br)


A presença de moradores de rua vem afugentando os frequentadores (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)

RIO - O feriado de quinta-feira foi motivo para família da estudante Maria Clara Pereira, de 15 anos, que mora no Méier, levá-la para conhecer o Campo de Santana, no Centro. O passeio, porém, não durou mais do que 15 minutos. Assustados com a população de rua, maioria no local, os pais, avós e uma tia da adolescente encerraram a visita, pois não havia guardas municipais nem policiais militares no parque, com cerca de 122 mil metros quadrados, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac).

FOTOGALERIA:Veja imagens do abandono

Frequentadores reclamam que o Campo de Santana - onde fica a sede da Fundação Parques e Jardins, responsável pela manutenção do local - sofre ainda com a presença de usuários de drogas, lixo acumulado, bancos quebrados e árvores centenárias destruídas. O local também abriga cerca de 500 gatos abandonados.

É uma pena que um local de grande potencial turístico, no coração da cidade, esteja abandonado. Ficamos com medo até de tirar fotos

- É uma pena que um local de grande potencial turístico, no coração da cidade, esteja abandonado. Ficamos com medo até de tirar fotos - protestou o engenheiro Eduardo Pereira, pai de Maria Clara.

Muitos bancos estão sujos ou quebrados. Na quinta-feira, por volta das 11h30m, moradores de rua faziam uma fogueira no local. Uma das voluntárias que cuidam dos gatos, a professora Ana Luísa Franco disse que o Campo de Santana costuma ter a presença de usuários de crack e maconha:

- Um dia, estava cuidando dos gatos e tive que sair correndo de pessoas com porrete na mão querendo me atacar.
Sem manutenção, banco do parque já sem parte das ripas de madeira (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)

Segundo Rosana Guerra, também voluntária, ONGs que cuidam de animais, reivindicam da prefeitura, sem sucesso, a redistribuição dos abrigos des gatos existentes dentro do parque e o recolhimento do lixo, que fica a céu aberto ao lado da região do bambuzal.

Sobre as denúncias de falta de segurança, a PM informou que mantém policiamento ostensivo 24 horas no local, com rondas feitas a pé durante o horário de funcionamento do parque. Na quinta-feira, porém, a equipe do GLOBO não encontrou policiais no parque.

Já a Guarda Municipal disse, em nota, que tem um alojamento dentro do parque, mas que ele está desativado. A previsão é que a falta de pessoal seja resolvida com o novo concurso em agosto.

A Fundação Parques e Jardins (FPJ) informou que já encaminhou ofícios à PM solicitando policiais no parque. Segundo a FPJ, a Polícia Civil também foi informada sobre a presença de bandidos, que teriam migrado da área da Central, desde a transferência da Secretaria de Segurança Pública para o prédio da Central do Brasil.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Cesar Maia classifica como 'fracasso gerencial e político' gestão de Paes

Redação SRZD | Rio+ | 22/06/2011 10h15

Foto: DivulgaçãoO ex-prefeito Cesar Maia fez críticas ao trabalho do atual gestor da capital fluminense, em seu ex-blog, nesta quarta-feira. Ele classificou a Prefeitura do Rio de Janeiro como "um enorme fracasso gerencial e político".

Maia afirmou que o fracasso político seria desdobrado em quatro planos. O primeiro a perseguição aos servidores públicos e aos seus direitos, o segundo usar a repressão como bandeira de propaganda. Segundo ele, o choque de ordem produz um aumento da desordem e a humilhação dos mais pobres.

Ainda de acordo com o ex-prefeito, a atual administração municipal também teria uma "ânsia pela privatização" que afetaria os setores da educação e da saúde pública. Além disso, Maia criticou a gestão operacional.

Ele afirmou que existe um "desespero juvenil pela em produzir notícias e imagens para a imprensa, vão se sucedendo projetos os mais diversos, com croquis coloridos, nunca executados, como o fechamento da Avenida Rio Branco, o viaduto saindo do viaduto da Paulo de Frontin, teleféricos, equipamentos de todos os tipos, projetos para a área da rodoviária, etc."

O antecessor de Eduardo Paes ainda apontou que área de urbanismo estaria completamente abandonada, bem como prometeu analisar outros setores nas próximas edições do Blog.

Confira a íntegra da publicação


PREFEITURA DO RIO: UM ENORME FRACASSO GERENCIAL E POLÍTICO!

1. Com dois anos e meio de gestão, faltando apenas 1 ano até o início da campanha eleitoral, o que se vê é um enorme fracasso político e gerencial. Deslumbrado com o volume de recursos em caixa, que fazem parte da rotina da prefeitura do Rio desde 1994, a partir do ordenamento da gestão fiscal, que permitiu a prefeitura elevar para pelo menos 10% das receitas constitucionais seus investimentos por mandato, e transferir aos governos seguintes quase toda a receita do IPTU, como assinalou a presente administração na primeira semana de governo em 2009, informando que havia em caixa, disponíveis para o gasto, 1,2 bilhão de reais, na capa do Globo.

2. O fracasso político se desdobra em 4 planos. O primeiro é a perseguição aos servidores e seus direitos. Em geral, economistas que vêm do mercado financeiro sem ter tido experiência no setor público carregam preconceito contra o setor público e cometem este equívoco. Fazem uma curva ABC de despesas e focam na maior despesa que é a de pessoal. As funções precípuas dos governos são realizadas por servidores e não por máquinas e, por isso, as despesas de pessoal devem ser a maior rubrica de todas. A atual administração não entendeu que servidor é capital e não custeio. Lacerda, por experiência própria, quando atrasou os salários em junho de 1965, afirmava que, no Rio, ninguém vence eleição contra os servidores públicos.

3. O segundo fracasso político é a utilização da repressão como bandeira de propaganda. Entre 1993 e 2008 o número de ambulantes na cidade do Rio caiu de 65 mil para 16 mil com crachás, e 1.000 "paraquedas". Agora são 18.500 com crachás e 1.500 "paraquedas". O número da população de rua, permanentemente levantado, dobrou, passando de 2 mil para 4 mil em dois anos. A repressão pela repressão é intimidação, o que leva, inexoravelmente, à corrupção, à extorsão. O choque de ordem, aplicado dessa forma, tem produzido como resultado o aumento da desordem e a humilhação dos mais pobres.

4. A ânsia pela privatização afeta a educação pública e a saúde pública, entrando na ilusão da euforia pelas terceirizações, mais caras e menos produtivas. As OSs, na Saúde, com gastos de 538 milhões de reais, por dados oficiais da prefeitura (entre fins de 2009 e início de maio de 2011), é prova cabal disso. E, na educação pública, a utilização de fundações e institutos privados como forma de substituir o magistério, se transformou num desesperado esforço de treinamento dos alunos para ver se conseguem algum aumento no IDEB em 2012. Mas, assim mesmo, só apresentam as provas de treinamento para os alunos que atravessaram os testes preparatórios.

5. Finalmente, a gestão operacional. Num desespero juvenil em produzir notícias e imagens para a imprensa, vão se sucedendo projetos os mais diversos, com croquis coloridos, nunca executados, como o fechamento da Avenida Rio Branco, o viaduto saindo do viaduto da Paulo de Frontin, teleféricos, equipamentos de todos os tipos, projetos para a área da rodoviária, etc., às centenas. Ganham espaço e publicidade e nada acontece.

6. Enquanto isso, os serviços públicos vão perdendo eficiência pela improvisação e uso de cabos eleitorais na gestão. Todos os problemas de conservação -produto da concentração de investimentos no PAN 2007, depois superados em 2008- são hoje nada, perto do desmonte dos sistemas profissionais na área viária cujo maior exemplo é a sistemática falta de limpeza dos bueiros, acarretando enchentes com qualquer chuvinha, a iluminação pública que se agrava a olhos vistos -apesar da criação da taxa de iluminação, cujos mais de 100 milhões de reais não se vê onde estão aplicados- o volume de asfalto aplicado que caiu a menos da metade, segundo informam os servidores, etc. A limpeza urbana está declinante a olhos de ver e a interrupção dos garis comunitários deixou as favelas ao abandono.

7. E, finalmente, a área de urbanismo, completamente abandonada. Todos os dias surgem projetos e seus croquis, e aprovam-se leis para a euforia do setor imobiliário. Urbanismo, como intervenção no espaço urbano para a qualificação da relação entre as pessoas e os espaços, rigorosamente, nada acontece. E vamos ficando por aqui. Em outro Ex-Blog agregaremos outros setores à análise.


fonte :Redação SRZD

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nova Zelândia é acusada de abortos de fetos com síndrome de Down

O DIA ONLINE - MUNDO - Nova Zelândia é acusada de abortos de fetos com síndrome de Down:

Auckland (Nova Zelândia) - Um grupo de pais denunciará na semana que vem o governo da Nova Zelândia perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostamente promover o aborto de fetos com síndrome de Down, revelou nesta quarta-feira a imprensa neozelandesa.

Os pais alegam que os testes subvencionados pelas autoridades para identificar os fetos com a síndrome têm o objetivo de fazer as mães abortarem, o que representa uma violação dos direitos das pessoas com síndrome de Down.

'O TPI trata os casos de perseguição contra grupos identificáveis na sociedade, e acreditamos que este é o caso na Nova Zelândia', assinalou ao canal de televisão News 3 Mike Sullivan, um dos litigantes. Na sua opinião, o programa estatal 'financia e promove a eliminação dos fetos quando se diagnostica a síndrome de Down'.

O Ministério da Saúde neozelandês apontou que, embora o exame seja oferecidos a todas as grávidas, seu objetivo não é fazê-las abortar, e acrescentou que os serviços de saúde oferecem seu apoio às que decidem continuar a gravidez. Segundo dados oficiais, cerca de 90% das mães abortam quando seus fetos têm síndrome de Down.

O TPI julga casos contra indivíduos e não contra Estados, mas este detalhe não desanimou os pais, que esperam que o caso chegue à Corte internacional.

EF

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Com 108 anos, presidiário mais velho do mundo é libertado

O DIA ONLINE - MUNDO - Com 108 anos, presidiário mais velho do mundo é libertado:

Nova Délhi (Índia) - Condenado à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas em 1987, o indiano Brij Bihari Pandey, de 108 anos, foi solto por razões humanitárias. Segundo autoridades da prisão Gorakhpur, situada no Estado de Uttar Pradesh, no nordeste da Índia, o presidiário tinha de ser constantemente hospitalizado e viva de cama e, por isso, fizeram um pedido por sua libertação, aceito pelo tribunal.

Pandey é um sacerdote da religião hindu, e tinha 84 anos quando cometeu o crime. Ele teria cometido o assassinato juntamente com outras 15 pessoas, entre elas seus sobrinhos e membros de família, por conta de uma disputa sobre herança ligada a uma instituição religiosa hindu, conta a BBC.

Munna Panday, o neto do presidiário, conta que o prisioneiro centenário e os membros de sua família agiram em autodefesa, reagindo aos disparos feitos por um grupo rival, atacando-os com paus. Ele foi sentenciado em 2009, após um julgamento que durou duas décadas, e enviado para a prisão Gorakhpur.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

'Monstro do mar' de 16 metros é encontrado em praia da China

O DIA ONLINE - MUNDO - 'Monstro do mar' de 16 metros é encontrado em praia da China:
Guangdong (China) - Uma criatura desconhecida, de 16 metros de comprimento e quase cinco toneladas, foi encontrada na praia de Guangdong, no sudeste da China. Moradores locais estão intrigados com o animal, que já estava em estado de deterioração.
Foto: Reprodução Internet
Encontrada por pescadores, criatura pesava quase cinco toneladas | Foto: Reprodução Internet

Um dos pescadores que localizou a criatura, conhecido apenas como Hwang, de 66 anos, disse estar chocado com a descoberta. Pessoas se aglomeraram em volta do animal, que estava enrolado por cordas.

Uma das teorias é que um pescador tenha capturado a criatura no mar, mas não tenha conseguido colocá-la no barco por conta de seu tamanho.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

terça-feira, 21 de junho de 2011

Kassab quer alternativa jurídica para tirar da rua usuário de droga que recusar tratamento

Kassab quer alternativa jurídica para tirar da rua usuário de droga que recusar tratamento - O Globo:

Plantão | Publicada em 21/06/2011 às 21h05m
SP TV (cidades.online@oglobo.com.br)


SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo busca uma alternativa jurídica para tirar da rua o dependente de drogas que recusar tratamento médico. A medida é polêmica. Um grupo de sete deputados circulou nesta terça-feira pelo bairro da Luz, na região da Cracolândia. Eles viram o que todo morador do bairro vê. Muita gente fumando crack a qualquer hora. E o número de dependentes químicos não para de aumentar.

Nesta segunda-feira, durante uma sabatina promovida pelo Jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL, o prefeito Gilberto Kassab disse que busca uma alternativa jurídica para tirar os usuários de drogas mais comprometidos da Cracolândia.

- Existem casos em que a gente sabe que as pessoas não tem a menor condição de discernimento. O que está sendo examinado é se a gente pode fazer uma abordagem mais eficiente. Queremos encaminhar essas pessoas para a unidade de saúde para avaliação.

A ideia do prefeito depende de um consenso jurídico já que a Constituição Brasileira defende o direito de ir e vir a qualquer cidadão. No Ministério Público a iniciativa não foi bem recebida.

- O objetivo tem de ser a reinserção social. Tentar recuperar essas pessoas e levar elas de volta para sociedade, senão não vai servir pra nada ( a retirada da rua) se não houver rede de serviços planejadas na rede social e de saúde - diz Reynaldo Mapelli Júnior, coordenador da área de Saúde do Ministério Público de São Paulo.

- Não é possível tratar dessa questão complexa como se fosse um grupo, uma massa de pessoas. Ali existem indivíduos com perfis distintos e necessidades distintas. E você precisa aferir a necessidade de cada indivíduo. Não é possível tratar a questão como se fosse um coletivo único e amorfo - diz Daniela Skromov,defensora pública e coordenadora do núcleo de Direitos Humanos.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Os males da maconha

Dados preliminares de pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo mostram que consumidores tiveram desempenho inferior a pessoas que não usam a droga em testes neuropsicológicos.

Ao contrário do que apregoa um verso musical muito popular entre os jovens, a ciência tem demonstrado que a "erva natural" pode, sim, prejudicar o organismo humano. Resultados preliminares de uma pesquisa em andamento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostram que consumidores de maconha têm performance até 30% inferior à de pessoas que não usam a droga em testes relacionados à capacidade de atenção, processamento de informações, abstração, organização de idéias, tomada de decisões e memória.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a doutora em saúde mental e especialista em dependência química Maria Alice Novaes, diversos estudos científicos demonstram os prejuízos causados pela droga, em detrimento de informações propagadas na sociedade.

"Há uma cultura forte e equivocada, não sei se em algum momento vamos quebrar isso, de que a maconha não causa danos. As pessoas acham que porque é uma planta seria inofensiva. Queremos refutar essa idéia, por meio de dados científicos", diz a pesquisadora.

Foram avaliadas, na primeira fase do estudo da Unifesp, cerca de 180 pessoas, das quais 130 eram viciadas na droga. As 50 restantes, que faziam parte do grupo de controle, não usavam maconha. Todas se submeteram a 10 testes neuropsicológicos.

"Em alguns, não houve tanta diferença entre os resultados dos dois grupos, em outros, verificamos discrepâncias significativas", afirma Maria Alice. Variáveis como sexo, anos de escolaridade e idade, segundo a pesquisadora, foram controladas estatisticamente para dar mais credibilidade aos resultados.

Um dos testes mais significativos da pesquisa se assemelha a um jogo de cartas no computador. "Temos duas opções no teste: o monte que ganha mais e perde mais e o monte que ganha menos, mas também perde menos.

Via de regra, o usuário da droga não percebe que indo na opção que ganha mais ele também perde mais. Essa atitude mostra um pouco o comportamento dessas pessoas na vida", explica Maria Alice.

A média de pontos obtidos no jogo de cartas pelo grupo de controle ficou em 17, a dos usuários de maconha foi de 15. "A magnitude da diferença pode não ser grande, mas quem tira 16 pontos já é considerado uma pessoa com problemas.

Do ponto de vista mental, essas deficiências chegam a causar dificuldades na escola, faculdade", afirma a pesquisadora. Durante o teste, ela observou também que os usuários de maconha costumavam repetir estratégias frustradas. "Os erros perseverativos são muito comuns", diz Maria Alice.

Nos testes aplicados para avaliar a memória, a pesquisadora verificou uma capacidade reduzida dos usuários de maconha que começaram o consumo antes dos 15 anos de idade em relação ao grupo mais tardio de dependentes.

"Os consumidores que iniciaram precocemente o uso precisam de maior quantidade de repetições para memorizar adequadamente uma informação", diz Alice. Ela explica que o déficit está relacionado aos maiores prejuízos no cérebro ainda em formação, caso de adolescentes que iniciam o uso da droga cedo.

Na avaliação de Giovanni Quaglia, responsável no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o uso da maconha no país cresceu, mas ainda não está no patamar das nações desenvolvidas.

O último levantamento da ONU mostrou que 2,6% da população consome a droga. Nos Estados Unidos, o uso é feito por 10,5% das pessoas. "Temos que verificar, no próximo estudo, se a tendência será crescente ou não", destaca Quaglia.

Segundo ele, a maconha geneticamente modificada, vendida principalmente na Europa, tem contribuído para aumentar o nível de dependência dos usuários. Na plantação em estufas, o princípio ativo da planta, o THC, é aumentado dos habituais 3% ou 4% para 10%.

"Esse tipo de maconha, chamada também de skank, vicia mais, porém não é muito comum no Brasil", diz Quaglia. A maior parte da droga utilizada no país, segundo ele, vem do Paraguai.



Autor: Renata Mariz
OBID Fonte: Correio Braziliense-DF

Aprendendo com as águias




De todas as aves, a que mais amo e admiro é a águia. Ela é usada como símbolo dos que confiam em Deus. Representa coragem e resistência.

Acredito que, se balizássemos nossas vidas pelos princípios instintivos das águias, seríamos muito mais fortes, determinados, corajosos, confiantes, criativos. Experimentaríamos abundantemente a paz, o equilíbrio e a genuína liberdade de ser e estar no mundo.

Aprendi a amar e admirar a rainha das aves depois das valiosas informações que obtive sobre sua trajetória de vida:
- Quando seu filhote ainda mal consegue voar, a águia destrói o ninho com o propósito de impedir que sua cria volte à comodidade. Leva-o às alturas e de lá o atira no abismo da atmosfera a fim de despertar nele a poderosa força de rei das aves. E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos? Também os preparamos para serem independentes e atuarem com coragem e determinação no mundo?

- A águia é filha do sol. Desde pequena, aprendeu a sorvê-lo pelos olhos. Para ensinar essa lição, a mãe-águia segura o filhote em direção ao sol. Acostuma seus olhos ao resplendor solar. É por isso que as águias, desde pequenas, têm os olhos da cor do astro rei. E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos? Também, desde a mais tenra idade, ensinamo-los a sorverem a intensa luz do amor e da ternura, do apreço e da gratidão, da justiça e da solidariedade, da fé e da determinação, da humildade e da flexibilidade, da confiança, da alegria e da paz de espírito, da contribuição?

- O urubu (como a águia) domina as alturas. Porém ela é infinitamente superior. Jamais se contenta com uma alimentação fácil. É das alturas que observa sua ágil e saudável presa. De lá se lança velozmente, empreendendo-lhe a perseguição. Após capturá-la, abate-a e alimenta-se das melhores partes, deixando os restos para os urubus. E nós, humanos, buscamos uma alimentação mais saudável ou preferimos a comodidade dos alimentos prontos, repletos de produtos químicos?

- O que faz a águia diante da tempestade? Onde ela se abriga? Ela não se abriga. Abre suas possantes asas, que podem voar a uma velocidade de 90km/h, e enfrenta a tempestade. Depois de superá-la, voa tranquila, acima da turbulência das nuvens. Ela sabe que as nuvens escuras, a tempestade e os choques elétricos podem ter uma extensão de trinta a cinqüenta metros, mas lá em cima brilha o sol. E nós, humanos, o que fazemos diante das tempestades da vida?Escondemo-nos em ostracismo ou as enfrentamos com coragem e confiança - certos de que, após as dificuldades, conquistaremos a vitória?

- Finalmente, a águia também morre. No entanto, jamais encontraremos seus restos mortais em qualquer lugar. Sabe por quê? Porque, quando ela sente que chegou a hora de partir não se lamenta nem fica com medo. A águia procura o pico mais alto, tira as últimas forças de seu cansado corpo e voa para as montanhas inatingíveis. Aí espera resignadamente o momento final. Até para morrer ela é extraordinária. E nós, humanos, como agimos diante do inevitável? Revoltamo-nos ou aceitamos partir, deixando para o mundo doces lembranças de alguém que ocupou responsavelmente este tempo e espaço no universo; alguém que fez a diferença; alguém que nasceu e viveu intensamente, e não apenas existiu?

Todos nós trazemos em nossa essência uma águia adormecida. Despertemo-la, enquanto há tempo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ciêntista japonês cria carne feita de fezes humanas

O DIA ONLINE - MUNDO - Ciêntista japonês cria carne feita de fezes humanas:
Rio - Um ciêntista japonês diz ter encontrado uma solução para a fome no mundo, Mitsyuki Ikeda inventou uma espécie de carne feita de fezes humanos. A criação gastronômica bizarra é feita a partir de um processo que extrai as proteínas das fezes, sendo misturada com soja e molho de carne. As informações são do site americano Gizmodo.
Foto: Reprodução
Mitsyuki Ikeda diz ter criado a solução para a fome no mundo | Foto: Reprodução Internet

Segundo Mitsyuki, o produto resultante da mistura contém menos gordura do que as carnes 'normais', também tendo menos calorias. Em entrevista ao site ele relatou que muitos podem querer comer sua criação. 'Acho que algumas pessoas estejam interessadas em comer esse produto mesmo sabendo que é feito de excrementos de humanos', relatou o cientista.

A carne que está sendo chamada de 'poopburger' pelos americanos custa de 10 a 20 vezes mais que um hambúrguer normal. Segundo o inventor, o preço deve cair conforme os interesse cresça.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Sobre legalização da maconha

Sobre legalização da maconha:

Um tema que escrevi vários artigos é a questão da legalização das drogas. Atuo na área de prevenção como também de tratamento à dependentes químicos, tenho alguns livros publicados sobre o tema drogas, não me vejo como alguém fechado a questões no sentido de ser o dono da verdade, respeito opiniões contrarias as minhas, no entanto, não há como ser favorável a legalização da maconha como também a legalização de qualquer droga ilícitas, por vários fatores que vão desde a questões de saúde, as questões sociais, etc.

O conceito de que, tudo que é proibido, as pessoas são motivadas a usarem é errado no caso das drogas, pois o maior índice de dependência sabemos que está no álcool que é uma droga licita. Outro conceito de que a maconha não vicia tanto quanto as outras drogas são equivocadas, já há estudo que dizem o poder de dependência e a dificuldade do dependente deixa-la. Além do mais, é importante que saibamos que uma droga não é proibida tão somente por causar dependência, mas sim, pelo mal que ela provoca no organismo. Sendo assim, já está comprovada que no organismo o uso de maconha causa varias doenças seja de ordem orgânica, psicologia, desencadeadora de varias doenças mentais àqueles que tenham alguma predisposição.

Já é sabido que o álcool é a porta de entrada das drogas, no entanto, também podemos dizer sem medo de errar que a maconha é a porta de entrada das drogas ilícitas. Sendo assim, a grande maioria dos que dão entradas em clinicas para tratamento também são usuários e dependentes de maconha, ainda que sua droga de eleição seja outra como cocaína, crack, heroína, etc. Ainda não atendi nenhum dependente que dentre as drogas usadas também não havia sido usuário de maconha.

Legalizar a maconha é algo sem fundamento se partimos do pressuposto que ela não traz nenhum beneficio concreto ao usuário, apenas ilusório. Sendo assim, legalizar a maconha é colocar uma arma carregada de munição nas mãos de alguém que certamente se destruirá, bem como toda sua família.

Há questões sérias que não podem ser vistas sob o ângulo emocional, mas sim racional e olhado por vários aspectos. Quanto mais a ciência vai evoluindo, mais vai se tornando claro que ao proibir o consumo de tais drogas como a maconha, por exemplo, é uma decisão correta e não é cercear o direito a liberdade daqueles que desejam fazer o uso.

O fundamental é que entendamos que a droga não atinge tão somente o usuário, mas a sua família, e a sociedade como um todo. E como questão de saúde publica não pode ser vista apenas focalizando pensamentos filosóficos, mas sim o de saúde publica.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Livros publicados
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas
Livro de poesia Palavras Expressão dos Sentimentos

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"