terça-feira, 27 de setembro de 2011

Em busca do hambúrguer perfeito, em Madri

Publicada em 27/09/2011 às 13h14m
Priscila Guilayn



Veggie burger, o sanduíche para vegetarianos do Nimú, em Madri, Espanha/ Foto de divulgação

MADRI - Dois chefs badalados se juntaram para fazer dos hambúrgueres um lanche muito especial. Rodrigo de la Calle, com uma estrela Michelin no prestigiado restaurante que leva seu nome, em Aranjuez (a 47 km de Madri), e Juanjo López, que fez da Tasquita de Enfrente (Calle Ballesta 6, metrô Gran Vía) uma taberna cult de qualidade indiscutível, embarcaram na aventura de "criar o hambúrguer perfeito", segundo explicam. Na Calle del Desengaño 14, bem pertinho da Tasquita de Enfrente, abriram o Nimú, um restaurante que destrói o conceito de hambúrguer como comida rápida, vulgar, gordurosa, prejudicial à saúde e à boa forma. O original cardápio, com hambúrgueres de bacalhau com camarão, de pato, de porco ibérico, de tofu com berinjela, além dos exemplares (não por isso menos originais) de carne de vaca e de frango, agrada a vegetarianos e carnívoros. Com preços que variam de 8 a 15 euros, os sanduíches não surpreendem apenas por seu recheio. O pão feito no Nimú também é cuidadosamente pensado. Um exemplo é o Veggie Burger, cujo recheio é feito exclusivamente de hortaliças: pimentão vermelho e verde, cenoura, abobrinha e cebola. O pão verde é criativamente preparado com diversas especiarias. Este prato vegetariano é acompanhado de aros de cebola fritos ao estilo tempurá e salada de chicória com molho de "salmorejo" (típico de Córdoba, na Andaluzia, feito de miolo de pão, água, azeite, vinagre, sal e tomate). Outros pães especiais são o do Mediterranean Burger, preparado com tinta da lula; o do Premium Burger, feito com cerveja preta; o do Mariko Burguer, de mirtilo, e o do Curry Burger, com pão de alcaçuz . Para os mais tradicionais, o Nimú também é o lugar. O clássico hambúrguer americano com o pão de sempre, carne de vaca, pepinos no vinagre, maionese, mostarda Dijon e ketchup, acompanhado de batata frita (com casca) e salada de folhas variadas também tem seu espaço reservado no cardápio. A hamburgueria abre diariamente das 13h às 17h e das 21h à 1h.

Para entender as migrações

Mais de 50 fotos, alguns videoclipes de cerca de quatro minutos cada e uma vasta cartografia ilustram textos que explicam os fluxos migratórios, analisando seus aspectos econômicos e refletindo sobre a fuga de cérebros. Desta maneira, a exposição "Migrações, um planeta em movimento" pretende estimular uma reflexão sobre as mais de 230 milhões de pessoas que moram longe de seus países de origem, ou seja, mais de 3% da população mundial. Inaugurada hoje, a mostra aborda pontos de vista como identidade, segurança e sobrevivência. A exposição pode ser vista até o dia 6 de janeiro, diariamente, das 10h às 22h, na Casa Encendida (Ronda de Valencia 2).

Picasso "russo" no Prado

Máxima expressão de Picasso durante sua fase rosa (1905-1907), "A acrobata da bola" sai da Rússia pela primeira vez em 40 anos para fazer parte do programa "A obra convidada" do Museu do Prado (Paseo del Prado s/n, metrô Atocha). O público é brindado com breves explicações sobre a obra para poder situá-la em seu contexto histórico-artístico. A pintura pode ser vista até o dia 18 de dezembro na sala 60 do Prado, de terça a sexta-feira, das 12h30m às 17h30m. Depois, regressará ao Museo Pushkin, em Moscou. O ingresso para a coleção permanente e as exposições temporárias custa 10 euros.

Em Barcelona

O Bar del Convent fica dentro do convento Sant Agustí, em Barcelona, na Espanha/ Foto de divulgação

Comer uma quiche caseira ou um doce artesanal sentado em um claustro gótico é um privilégio que se desfruta em Barcelona no Bar del Convent (foto abaixo), que, como o nome já diz, fica dentro de um convento (o de Sant Agustí), transformado em uma espécie de centro cultural. Aberto para almoços, lanches e jantares, o Bar del Convent se apresenta como um espaço multifacetado, com uma programação gratuita de shows de quinta-feira a sábado, performances e exposições, além de ter um mercadinho de permutas (de livros, por exemplo), conexão wi-fi (gratuita) e os principais jornais à disposição dos clientes. Aberto de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, o bar tem acesso através das duas entradas do convento: uma pela Plaça de l'Acadèmia e outra pela Calle del Comerç 36. Metrô: Arc de Trioumf e Jaume I.


fonte: O GLOBO

Nenhum comentário: