domingo, 6 de maio de 2012

Marcha da Maconha reúne mais de 2 mil pessoas na Zona Sul do Rio de Janeiro


Jornal do Brasil
Cerca de 10 mil pessoas participaram da Marcha da Maconha no Rio de Janeiro, na tarde deste sábado (05/05). A passeata saiu do Arpoador até o Posto 9 da Praia de Ipanema, onde o movimento conta a presença de 10 DJs para uma comemoração. É a primeira marcha do tipo realizada desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a realização de movimentos a favor da legalização do uso de drogas em junho do ano passado. 
A marcha carioca teve algumas confusões e terminou em confusão. A polícia foi chamada para conter parte dos manifestantes, que insistia em fechar todas as vias das ruas pelas quais passavam. Segundo determinação da CET-Rio, eles poderiam fazer a manifestação, desde que deixassem uma das faixas livres para a passagem dos automóveis. A presença de um carro de som também foi questionada pelos agentes. 
1 / 33
Com cartazes com dizeres como "maconha também é remédio" e "o povo quer maconha", os manifestantes usam trajes festivos. Apesar do pedido dos organizadores, que recomendaram não usar a droga durante a manifestação, alguns deles fumavam maconha sem qualquer restrição. Segundo o organizador da marcha, Renato Cinco, o protesto serve para abrir com a sociedade o debate sobre uso medicinal da maconha. 
O mesmo evento também acontece em Presidente Prudente e São José do Rio Preto, em São Paulo, em União da Vitória, no Paraná, e em Vitória, no Espírito Santo. 
Confusão
Já à noite, durante a apresentação de MCs e DJs no Posto 9 de Ipanema, um grupo de jovens apedrejou uma viatura do Batalhão de Choque, responsável pelo policiamento do evento. Os policiais militares revidaram com tiros de borracha e gás de efeito moral, acabando com a manifestação. 
Segundo o tenente Lima Ramos, do Batalhão de Choque, as pessoas que atacaram o carro da Polícia Militar provavelmente sequer faziam parte da marcha, que transcorria de forma pacífica pela Zona Sul do Rio de Janeiro. 

fonte: JB online

Nenhum comentário: