A Prefeitura do Rio através da Coordenadoria de Prevenção à Dependência Química, em parceria com a Casa da Moeda, promove nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/05), quatro palestra com o tema “Família, Afeto e Limite"
O tema escolhido pretende abrir um leque de reflexões para importância da qualidade das relações familiares que podem construir um caminho de prevenção ao uso de drogas e sobre o relacionamento tóxico (fatores de risco que levam ao uso de drogas).
No entanto, a prevenção para tornar-se eficaz na formação de hábitos, atitudes e valores condizentes com a valorização da vida, deve ultrapassar o enfoque da droga, e englobar outros aspectos fundamentais para a realização pessoal do sujeito. A ideia de prevenção deve integrar o processo de maneira permanente, pois, o que leva o sujeito às drogas é algo complexo.
As drogas alteradoras do humor, do comportamento e da consciência fazem parte de um contexto em que os passaportes químicos são privilegiados para anestesiar a dor.
Muitas dessas drogas conduzem a viagens para lugar nenhum refletindo a dificuldade de cada ser humano em lidar com a vida exatamente como ela é, o que reflete uma questão primordial sobre o poder de nossas escolhas que dependem do grau de aceitação que cada um tem em relação a si mesmo e consequentemente em relação a outros seres vivos.
Na implementação de sua Política de Prevenção a Coordenadoria de Prevenção à Dependência Química busca desenvolver um trabalho conjunto com os mais diversos segmentos da sociedade, e acredita que esse trabalho precisa ser incorporado no cotidiano das pessoas, ter caráter reflexivo e promova a construção de uma Nova Cultura: "A Prevenção!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário