sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Morro Santa Marta estreia UPP Social

Agência de fomento abre linha exclusiva para ajudar quem mora no Santa Marta, em Botafogo, a reformar ou abrir novos empreendimentos. Governos investem na divulgação do morro como roteiro turístico e na formação de guias

Rio - Primeiro a ser pacificado, o Morro Santa Marta também vai estrear a UPP Social, programa lançado ontem pelo estado com intenção de reintegrar as comunidades à cidade. Entre outras iniciativas de inclusão, moradores da favela de Botafogo terão direito a uma linha de crédito exclusiva, aberta pela Investe Rio, agência de fomento do estado. O dinheiro vai ajudar a reformar bares e abrir empreendimentos no morro.
No lançamento do piloto do projeto, crianças receberão presidente Lula com canções na laje da comunidade onde está estátua de Michael Jackson
Com três filhas e desempregada, a moradora Cleide de Oliveira, 39 anos, é candidata ao benefício. “Montei essa banca de salgadinhos e quero me legalizar para ser gente de verdade”, planeja a empreendedora.

Com visual privilegiado, o Santa Marta terá o turismo como foco. Os governos federal e estadual injetarão R$ 230 mil só no projeto Rio Top Tour, que formará guias locais e promoverá pontos de visitação.

A partir da semana que vem, moradores receberão fichas de inscrição no Cetep para 50 vagas no curso. E, uma semana depois, a laje mais famosa da comunidade, onde está a estátua do cantor Michael Jackson, será palco do lançamento do projeto-piloto do programa, com a presença do presidente Lula, que será recebido pelo grupo da Escola de Música de Atitude com as canções ‘Berimbau’, ‘Asa Branca’ e ‘Brasileirinho’.

Além dos cursos, os recursos governamentais serão usados para confeccionar e espalhar por todo o bairro de Botafogo placas e adesivos indicativos de pontos de visitação no morro, além de produzir folhetos turísticos em inglês. Estão previstas também apresentações musicais, esportivas, festas e encontros gastronômicos.
Mesmo sem incentivo, o cenário exuberante e a tranquilidade já tornaram o Santa Marta roteiro de visitação. “Encontrar um turista aqui é tão fácil quanto esbarrar com um em Copacabana”, disse o guia Dirk Hauptmann, que ontem acompanhou oito alemães pelo morro. Agora, o investimento dos governos aumenta a autoestima dos moradores. “É mais um passo em direção à cidadania”, disse o baixista Pierre Ávila, que há 6 anos dá aulas de violão, contrabaixo, harmonia e bateria para crianças e adolescentes. Além dos morros Santa Marta e Providência, o Rio Top Tour contemplará Babilônia-Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinho e Cabritos.

Demandas da população vão orientar UPP Social

As demandas apontadas por moradores em fórum organizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social vão orientar o programa UPP Social, explicou o secretário Ricardo Henriques.

Além das ações no Santa Marta, o projeto também chegará à Providência, próxima a receber o Rio Top Tour. “Ainda este mês, entramos na Cidade de Deus e no Borel. E, até dezembro, vamos chegar a todas as comunidades onde já há UPP. E levaremos o programa a todas as unidades que vierem a existir futuramente”, afirmou.

As UPPs Sociais serão responsáveis por coordenar programas sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento nas comunidades, em colaboração com a prefeitura, o governo do estado, empresas e ONGs.

Reportagem de Maria Mazzei e Ricardo Albuquerque


fonte: O DIA

Nenhum comentário: