quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tolerância zero com camelôs não legalizados

A partir de 2010, só os 18.400 cadastrados poderão trabalhar. Há 17 mil aptos a 14.265 vagas
POR CHRISTINA NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Em janeiro, a prefeitura vai fechar o cerco ao comércio irregular de rua. É quando os 18.400 ambulantes cadastrados pela Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) começam a atuar nas áreas restritas para a atividade. Inicialmente, será feita uma ‘varredura’ diária com fiscais de controle urbano e a Guarda Municipal em busca de camelôs não cadastrados. Ontem foram divulgados os nomes de 17 mil ambulantes que estão habilitados para concorrer às vagas restantes.

Quem ficou de fora da seleção terá uma última chance. De hoje até dia 4, o camelô que não foi habilitado — que não apresentou os pré-requisitos necessários — ou não concorda com a pontuação obtida na seleção poderá recorrer numa das 19 Inspetorias Regionais de Licenciamento e Fiscalização.

Ontem, foi publicada no Diário Oficial a lista dos 17 mil camelôs que estão no páreo para uma das vagas licenciadas para o comércio de rua. Destes, somente 14.265 serão escolhidos. O critério será a pontuação. Os demais vão ficar no banco de dados do Cadastro Único do Comércio Ambulante (Cuca).

Na primeira ‘peneira’, foram selecionados 4.135 ambulantes. Este grupo é formado pelos que já tinham cadastramento da gestão anterior. A Seop informou que eles não vão usar uniformes, mas terão que trabalhar com crachás de identificação e usar barracas padronizadas, cujas medidas ainda não foram definidas.

A região que compreende Campinho, Quintino, Cavalcante, Engenho Leal, Cascadura, Madureira, Vaz Lobo, Turiaçu, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Osvaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes é a que terá o maior número de ambulantes licenciados: 1.500. Em seguida, com 1.200 vagas, estão as áreas de São Francisco Xavier, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Lins, Méier, Todos os Santos, Cachambi, Engenho de Dentro, Água Santa, Encantado, Pilares, Piedade e Abolição.

fonte: O DIA

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia amigos, segundo seus comentários, foram escolhidos 14.265 ambulantes, quando o total listado no Diário Oficial foi 17.490, então, ficam 3.125 ambulantes no "Cadastro de Reserva"? .Segundo meus cálculos, +- 38% obtiveram pontos acima de 80, +- 25% com 80 pontos, e +- 37% com pontos abaixo de 80.
Como teriam sido feitas as escolhas?.
Por exemplo, minha mãe obteve 80 pontos e até hoje não sei se foi escolhida ou não. Onde posso achar a lista dos escolhidos definitivamente? e qual foi o critério utilizado?.
Sinceramente, o SEOP poderia ser mais esclarecedor. Estamos muito ansiosos para saber o resultado definitivo e não temos nenhuma resposta. Tenho ido à Prefeitura quase todos os dias e não me dão nenhum esclarecimento positivo. Há mais de 6 anos luto para conseguir essa licença para minha mãe que vende os artezanatos que eu faço e não consigo. Minha mãe tem noventa e um anos, eu ela somos viúvas. Será que estão esperando que ela venha a fazer a passagem para outra vida e assim não precisarão dar a devida licença? Será que a nossa luta vai ser inglória?
Por favor, digam-me. Onde posso encontrar o resultado final?
Obrigada pela atenção de vocês.
NIUDA. - niudita@terra.com.br