sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Para vender sorvete, empresa deve manter a limpeza das praças no Rio

Redação SRZD

As empresas interessadas em manter até 600 carrinhos de sorvete pelas ruas do Rio de Janeiro vão ter que pagar pela exclusividade dos pontos, bem como ser responsáveis pela conservação de sete praças pelo período de cinco anos, como esclarece a reportagem do jornal "O Globo", desta terça-feira. A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) anunciou a abertura de licitação para escolha das empresas, nesta segunda-feira.

O primeiro lote oferecido pela administração é para os bairros do Centro e da Tijuca, na Zona Norte, incluindo a Praça Seans Peña e a Cinelândia. O custo de manutenção é de R$ 357 mil por ano. O segundo lote (Zona Sul e Oste) inclui as praças Nossa Senhora da Paz (Ipanema) e Eco-Barata (Realengo), o preço da manutenção por ano é de R$ 465 mil. Já o terceiro lote é para Barra da Tijuca, recreio dos Bandeiras e Jacarepaguá, onde estão a Praça do Ó (Barra), Saiqui (Vila Valqueire) e Valdemiro de Souza Rocha (Vigário Geral), onde os cofres públicos gastam anualmente R$ 460 mil para conservação.

O secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, explicou que apenas a Nestlé tem permissão para manter carrinhos desde a década de 90. Porém, pagava uma taxa de ocupação de R$100 por cada uma das 260 carrocinhas. No entanto, o alvará de autorização não foi renovado para permitir a licitação.

Além de conservar as praças, a gestão municipal estipulou o preço de R$1 mil para cada lote. As regras da licitação não proíbem a formação de um monopólio, pois não há restrições para que uma empresa tente disputar os três lotes.

Bethlem adiantou que as carrocinhas que vendem chope pela orla carioca são o próximo alvo de licitação. Ele explicou que a gestão anterior autorizou, sem concorrência, a instalação delas em troca de equipamentos usados pela Comlurb para limpar às praias


fonte:Redação SRZD

Nenhum comentário: