quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fazer xixi na rua poderá pesar no bolso

JB Online


RIO - Um polêmico projeto de lei - que pretende multar os cidadãos que fizerem xixi na rua – tramita na Câmara do Rio. Criado pelo vereador Carlos Eduardo (PSB), a iniciativa pretende educar as pessoas e preservar o patrimônio público, como por exemplo, edificações, calçadas, monumentos e outros. Caso a lei seja aprovada, a multa será de R$ 106,41.

Segundo Carlos Eduardo, o ato de urinar em via pública caracteriza uma ofensa ao patrimônio público. A iniciativa também pretende estimular a criação de banheiros químicos na cidade.

-- Se a pessoa flagrada pela Guarda Municipal não pagar a multa, registrada no CPF, poderá ser inscrita na Dívida Ativa municipal. O projeto de lei pretende melhorar a saúde pública, porque bactérias se proliferam na urina. Queremos ainda educar principalmente os homens, que urinam nas ruas da cidade. Não vejo mulheres fazendo isso – explica o parlamentar.

O vereador, acompanhado de sua mulher e sogra, já ficou constrangido com a cena de um rapaz fazendo xixi na rua em plena luz do dia. De acordo com Carlos Eduardo, a verba arrecadada deverá ser revertida para abrigos de população de rua.

-- Vou tentar obter o apoio de outras comissões da câmara. O objetivo é encurtar o tempo para o projeto seja enviado ao plenário. Espero que antes do Carnaval a lei esteja aprovada, porque nesta época os foliões abusam do álcool e as ruas ficam malcheirosas – comenta Carlos Eduardo.



14:52 - 19/08/2009


fonte: JB online

Nenhum comentário: