domingo, 4 de julho de 2010

Eleição está polarizada no Rio e no País

Com saída de Garotinho, Gabeira quer votos no interior para tentar segundo turno com Cabral

POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Com seis candidatos e o recuo de última hora de Anthony Garotinho (PR), que desistiu da candidatura ao governo do estado, a disputa pelo Palácio Guanabara ficou polarizada. O governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, terá como maior adversário o deputado federal Fernando Gabeira (PV), que pretende intensificar a campanha no interior, importante reduto de Garotinho, para tentar levar a eleição para o segundo turno.<

“É preciso trabalhar muito para avançar e irmos para o segundo turno. Vamos trabalhar intensamente para tentar recuperar parte dos eleitores dele (Garotinho) no interior do estado”, comentou Gabeira.

Na opinião do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, o cenário é incerto. “Todas as pesquisas que foram realizadas no Rio perderam a validade com a saída do Garotinho. Isso vai mudar muito o quadro. A disputa vai ser entre Cabral e Gabeira, mas é preciso uma pesquisa para uma análise melhor”, afirma ele. No entanto, o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, discorda. “A disputa no Rio continua desigual e aponta para a reeleição de Cabral. O eleitor do Garotinho naturalmente vai para Cabral”, aposta.

No cenário nacional, a escolha de Indio da Costa como vice de José Serra foi uma decisão estratégica, de acordo com o professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UNB), João Paulo Peixoto.

“Será uma eleição bastante equilibrada. A entrada do Indio da Costa altera o panorama a favor de Serra. Porque agregou um elemento novo, que é a idade. Nenhum candidato tinha elemento que falasse diretamente com o jovem. Outros segmentos, como as mulheres e aqueles com menor poder aquisitivo, por exemplo, já estavam representados”.

Sexta-feira, o instituto Datafolha apontou empate técnico entre o tucano José Serra (39%) e a petista Dilma Rousseff (38%) na disputa presidencial. A pesquisa do instituto, a primeira após as convenções que oficializaram as candidaturas, contrasta com os levantamentos divulgados nas últimas semanas por Ibope e Vox Populi. As duas sondagens apontam vitória de Dilma (40%) sobre José Serra (35%).

Campanha começa terça

Amanhã é o último dia para os partidos e coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos. A partir de terça-feira já será permitida a propaganda eleitoral nas sedes e comitês dos partidos ou em carros de som. Os comícios também estarão liberados.

"O fato de a Copa ter acabado precipitadamente (para os brasileiros) vai abrir mais dez dias de campanha porque a energia estava muito direcionada para o campeonato”, comentou Gabeira.

Sexta-feira, o governador Sérgio Cabral não quis comentar o cenário eleitoral no estado depois que Garotinho desistiu da disputa. O ex-governador será candidato a deputado federal. Para concorrer no lugar dele, o PR terá o ex-secretário estadual Fernando Peregrino.

Arte O Dia
fonte : O DIA

Nenhum comentário: