quinta-feira, 15 de julho de 2010

Em nome da boemia, Lapa será fechada para veículos

Redação SRZD | Rio+ | 14/07/2010 19h31

A partir desta sexta-feira começa a operação Fim de Semana Lapa Legal. Os trechos das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo serão fechadas a partir das 22h. O objetivo, segundo a Prefeitura, é revitalizar o bairro. Os bares e restaurantes da região irão poder usar as calçadas para colocação do número de mesas e cadeiras.


A ação vai integrar as secretarias Especial da Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, CET-Rio, Subprefeitura do Centro, Rioluz e Comlurb.

Segundo a Prefeitura, a secretaria de Ordem Pública pretende coibir o xixi na rua, o estacionamento ilegal, a presença de flanelinhas e a venda de mercadorias por ambulantes não autorizados. As ações de acolhimento de população de rua serão intensificadas na região, para assegurar freqüentadores e turistas nacionais e estrangeiros mais segurança.

Ainda esta semana, será publicado Decreto em Diário Oficial permitindo aos donos de estabelecimentos que funcionam na região da Lapa em calçadas com no mínimo 2,5 metros a colocar, de domingo a domingo, cadeiras e mesas deixando no mínimo 1 metro de calçada liberada para a circulação de pedestres.

A Cet-Rio vai mobilizar agentes de trânsito para fazer a sinalização e orientar os pedestres. Eles facilitarão o desvio dos veículos para outras vias de acesso. Seguem abaixo os trechos que serão interditados das 22h às 5h, na sexta feira e no sábado.

Serão oferecidos estacionamentos no sistema Rio Rotativo, período único, já existentes no entorno da Lapa, como Avenida Gomes Freire, Rua do Rezende, Rua das Marrecas, Rua Evaristo da Veiga. Serão criados 2 novos bolsões de estacionamento na Rua Mestre Valentim, na pista junto à Praça Deodoro e na Rua Augusto Severo, junto à Praça Paris.

Novos pontos de táxis para atender ao evento serão instalados na Rua Visconde de Maranguape (Largo da Lapa) e na Avenida Gomes Freire, junto à Rua Mem de Sá.


fonte:Redação SRZD

Nenhum comentário: