terça-feira, 13 de julho de 2010

MP Eleitoral pede impugnação de mais de 30 candidaturas

Ex-governador Anthony Garotinho e ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino estão na lista entregue ontem ao TRE

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) analisa pedido de impugnação de mais de 30 candidaturas, entre elas a do ex-governador Anthony Garotinho (PR), que concorre a cargo de deputado federal. A lista foi entregue ontem pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que levou em conta a chamada Lei da Ficha Limpa.

O pedido de impugnação contra Garotinho foi baseado em acusação de abuso de poder econômico na eleição de 2008, em que sua esposa, a ex-governadora Rosinha, concorreu à Prefeitura de Campos. Segundo a denúncia, houve uso inadequado dos meios de comunicação. Rosinha foi afastada do cargo de prefeita.

Garotinho informou através de sua assessoria que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar permitindo sua candidatura. O ex-governador tinha cogitado sua volta ao Palácio Guanabara, mas desistiu perto do prazo final do registro de candidatura.

O MPE também pediu a impugnação da candidatura do deputado federal Arnaldo Vianna (PDT), que tenta a reeleição. O pedido se baseia na rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na época em que era prefeito de Campos. Segundo sua assessoria, o político também tenta reverter a decisão em Brasília.

Outro ex-prefeito da cidade do Norte Fluminense que está na mira do Ministério Público é Alexandre Mocaiber (PSB), que tenta vaga na Alerj.

No que depender do MPE, a ex-prefeita de Magé Narriman Zito (PRB) também não poderá disputar as eleições por problemas na prestação de contas. Outra ex-prefeita da cidade com pendências é Nubia Cozzolino (PR), que disputa cadeira na Alerj. Seu irmão Charles (PTB) também está na lista e disputa vaga na Câmara.

A lista inclui ainda a ex-deputada estadual Inês Pandeló (PT), que pretende voltar ao Legislativo fluminense.

Outra que não passou pelo crivo do MPE foi a deputada federal Solange Almeida (PMDB), que concorre à reeleição. A lista foi entregue ao presidente do TRE, desembargador Nametala Jorge. O pedido, que inclui quatro suplentes para o Senado, tem que ser julgado até 5 de agosto.

LISTA COM 30 NOMES: CANDIDATOS SOB RISCO

DEPUTADO FEDERAL:
Adolpho Konker (DEM)
Alípio Monteiro (PSDB)
Anthony Garotinho (PR)
Arnaldo Vianna (PDT)
Carlos Moraes (PR)
Celso Jacob (PMDB)
Charles Cozzolino (PTB)
Darlei Braga(PMDB)
Fátima Bayma (PMDB)
Gilcemar de Oliveira (PDT)
Josias Muniz (PSC)
Neca (PR)
Neilton Mulim (PR)
Solange Almeida (PMDB)
Walney Rocha (PTB)
Washington Reis
(PMDB)

DEPUTADO ESTADUAL:
Alexandre Mocaiber
(PSB)
Alzenir Santana (PRP)
Antônio de Carvalho (PSC)
Broder (Benedito Wilton de Morais- PSB)
Cosme Salles (PMDB)
Cristina Cardoso (PTC)
Dr. Flávio Campos (PR)
Sagário (PSDB)
Maria Inês Pandeló (PT)
Mario Marques Filho
(PSDB)
Narriman Zito (PRB)
Raleigh Ramalho (PTB)
Roosevelt Brasil (PMDB)
Uzias Mocotó (PTN)


fonte:O DIA

2 comentários:

Helbson de Avila disse...

Prezad@s,

A Deputada Estadual Inês Pandeló ao contrário do que diz o texto, ocupa atualmente uma cadeira na ALERJ e tenta sua reeleição para o terceiro mandato e, cumprindo seu compromisso de com seu eleitorado lançou nota em seu blog com os seguintes dizeres:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Cumprindo o dever de bem informar a população, em particular aos meus eleitores e eleitoras, venho esclarecer:

- Os processos que o Ministério Público Estadual se embasou para o pedido de impugnação da minha candidatura a eleição 2010 já foram julgados e arquivados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e nenhum deles trata de improbidade administrativa.

Estranho, pois os referidos processos são anteriores as minhas duas candidaturas à prefeita e as duas candidaturas à deputada estadual.

Comunico ainda que, até o momento não recebi qualquer notificação a respeito do assunto. Tão logo isso aconteça a Assessoria Jurídica do meu mandato entrará com a defesa junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A campanha continua com ânimo, alegria e transparência rumo à vitória.

http://www.inespandelo.com.br/page/interna.asp?cod=343

Helbson de Avila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.