quinta-feira, 22 de julho de 2010

Perfeito Fortuna: A Lapa é a cidade unida

Presidente da Fundição Progresso

Rio - Nada mais contemporâneo do que a velha Lapa e agora o poder público parece ter percebido isso. O movimento de revitalização do bairro é inédito. Órgãos da Prefeitura e Estado, enfim, afinados no trabalho de melhorias do bairro.

Trabalho aqui há 28 anos. Cheguei por acaso em 1982, com o Circo Voador expulso do Arpoador pela Prefeitura. O entorno dos Arcos eram dois terrenos baldios cheios de mendigos. Muita coisa mudou.

Hoje, a Lapa é outra. Mas, poucos dias atrás, a base dos Arcos ainda era banheiro público. Imagina o Redentor sem braço? O Pão de Açúcar perder o bonde? Por mais que nos reuníssemos com os representantes e sugeríssemos projetos de luz, limpeza e segurança, os governos citavam o sucesso espontâneo da Lapa como projetos seus e, na prática, nada faziam.

A restauração dos Arcos pelo Iphan de Carlos Fernando Andrade, com Lei Rouanet, governo federal e Santander, é prova dos bons ventos. Antônio Pedro, do Turismo, fechando o coração da Lapa para os carros e o bairro assumindo sua vocação: a de gente na rua. O secretário de Conservação Carlos Osório, ligado em dar luz, acertar asfalto e calçadas e retirar o lixo. Wagner Victer, Cedae, revisando um grande problemas da região, o esgoto. O subprefeito, Thiago Barcelos, acompanhando de perto. Todas essas ações são frutos do encontro de Eduardo Paes com empresários, produtores e comerciantes. O prefeito, ao contrário de seus antecessores, percebeu que sem ouvir quem vive o dia a dia da Lapa de nada adianta trabalhar. Juntos, podemos estabelecer e incentivar o orgulho do Rio: a identidade cultural, a Lapa de frente, alma carioca, exemplo de convivência e orgulho de toda a humanidade. Acreditamos, agora é trabalhar. Viva a Lapa!


fonte:O DIA

Nenhum comentário: