terça-feira, 13 de julho de 2010

Sacolas plásticas não poderão mais ser usadas a partir desta sexta-feira

Redação SRZD | Rio+ | 13/07/2010 14h36

Ficará restrito no Rio o uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias, a partir da próxima sexta-feira. Os parlamentares da Assembleia Legislativa do estado tinham aprovado o adiamento da prática para janeiro de 2011, porém, o Diário Oficial publicou o veto do governador Sérgio Cabral nesta terça-feira.

Na próximo dia 16, quando a lei entra em vigor, fiscais da Secretaria do Ambiente vão a supermercados e lojas para garantir que a lei será respeitada. Inicialmente, serão realizadas ações educativas, e multas, que poderiam chegar até R$ 20 mil, não serão aplicadas à princípio. A lei também será válida para o comércio popular.

A campanha "Saco é um saco" completa quase um ano, e o Ministério do Meio Ambiente recolheu, neste período, mais de 600 milhões de sacolas plásticas. Conforme informações da Secretaria do Ambiente, a campanha será intensificada para alertar a população sobre os prejuízos que o material da sacola causa ao meio ambiente, já que a decomposição do plástico pode levar até 500 anos.


FONTE:Redação SRZD

Nenhum comentário: