segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ordem Pública Choque de Ordem durante Fim de Semana Lapa Legal leva 60 pessoas para a delegacia

Agentes da Seop prenderam 30 flanelinhas, 8 mijões, 1 homem por desacato e 21 suspeitos de praticar pequenos delitos na região

A operação Choque de Ordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), na noite e madrugada de sexta-feira e de sábado, durante o primeiro de Fim de Semana Lapa Legal com o fechamento de trechos das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo, levou 60 pessoas (30 flanelinhas, 8 mijões, 21 suspeitos de praticar pequenos delitos e um homem que desacatou agentes da Seop) para a delegacia. Durante a fiscalização na Lapa, também foram acolhidos 46 moradores de rua adultos. Foram rebocados 45 veículos e multados 104 por estacionamento irregular na região.

Durante a operação, agentes de Controle Urbano fizeram um trabalho de orientação junto aos donos de estabelecimentos comerciais com relação à exposição excessiva de mesas e cadeiras nas calçadas. Os comerciantes que quiserem colocar mais mesas e cadeiras terão que regularizar a situação junto à Prefeitura, conforme Decreto nº 32522, publicado em Diário Oficial na quinta-feira passada.

A operação Fim de Semana Lapa Legal começou na sexta-feira com o fechamento às 22h das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo para o lazer mais badalado da noite carioca. A iniciativa da Prefeitura, que mobiliza e integra as ações das secretarias Especial da Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, CET-Rio, Subprefeitura do Centro, Rioluz e Comlurb, vai revitalizar o bairro e incrementar a boemia carioca. Com as ruas fechadas à passagem de veículos, será permitido que bares e restaurantes usem as calçadas para ampliação ordenada do número de mesas e cadeiras que serão disponibilizadas ao público.

Na sexta-feira, agentes da Seop prenderam 7 flanelinhas, 1 mijão e 10 suspeitos de pequenos delitos que agiam na região. Durante a fiscalização na Lapa, também foram acolhidos 19 moradores de rua adultos. Foram rebocados 19 veículos e multados 40 por estacionamento irregular.

Já na noite e madrugada de sábado, agentes do Choque de Ordem levaram para a 5ª DP (Gomes Freire) 23 flanelinhas (14 deles com passagens na polícia), 7 mijões (sendo um deles turista suiço), um homem preso por desacato quando um carro estava sendo rebocado. Onze menores que praticavam pequenos delitos na localidade foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Foram acolhidos 27 moradores de rua adultos. A fiscalização rebocou 26 veículos e multou 64 por estacionamento irregular.

A Secretaria da Ordem Pública, através do Choque de Ordem vai continuar a coibir o xixi na rua, o estacionamento ilegal, a presença de flanelinhas e a venda de mercadorias por ambulantes não autorizados. As ações de acolhimento de população de rua serão intensificadas na região, assegurando aos freqüentadores e turistas nacionais e estrangeiros mais segurança. Com auxílio da Rioluz serão iluminados os principais corredores usados como rota de fuga por menores que fazem uso de drogas como o crack e acabam cometendo atos criminosos para assegurar a manutenção do vício. Para manter o ordenamento da Lapa nos finais de semana, o Choque de Ordem montou uma base avançada na rua Mem de Sá, logo após os Arcos.

Em um ano de Feira Noturna Lapa Legal, implantada em julho do ano passado com a legalização de 82 barracas posicionadas dos Arcos à Sala Cecília Meireles, o Choque de Ordem prendeu na região 306 pessoas. Entre elas, 191 menores foram apreendidos, com apoio da Vara da Infância e da Juventude, e levados para a Delegacia de Proteção à Criança e aos Adolescentes (DPCA). O Choque de Ordem também retirou das ruas 71 flanelinhas, 12 flagradas roubando e outras 27 por flagrantes diversos, entre eles porte de arma e drogas.

Durante esse período, foram apreendidas nove facas e um revólver calibre 32, multados 3.723 veículos e rebocados 689. Com ambulantes ilegais foram apreendidas 16.610 unidades de produtos em geral (perecível e não perecível) e 20.217 unidades de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. O Choque de Ordem transportou para abrigos da Prefeitura 221 pessoas, sendo 137 menores e 84 maiores.


fonte:Choque de Ordem

Nenhum comentário: