quinta-feira, 27 de maio de 2010

Aviões não tripulados são testados para desordem pública

Redação SRZD | Rio+ | 26/05/2010 17:57
Foto: DivulgaçãoA Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) testou, na manhã desta quarta-feira, no Centro de Avaliações do Exército, na Restinga da Marambaia, os miniaviões israelenses não tripulados Skylark 1-LE que auxiliarão as operações Choque de Ordem durante os eventos com grande aglomerações, ações de fiscalização e no monitoramento ambiental. Foi a primeira vez que o equipamento, que já realizou 10 mil missões para forças armadas de vários países, foi apresentado pela empresa Aeroeletrônica (fabricante das aeronaves). Três aviões de alta tecnologia, com custo total de R$ 1,2 milhões, devem ser adquiridos ainda este ano pelo Município. A apresentação do Sylark 1-LE durou aproximadamente 1h entre decolagem e pouso.

- As aeronaves atendem à necessidade do Município. É fundamental contarmos com equipamentos de alta tecnologia que nos ajudarão na racionalização e distribuição dos agentes da Prefeitura durante as ações de fiscalização nas ruas - confirmou Alex Costa, secretário da Ordem Pública.

Munido de alta tecnologia, os miniaviões Sylark 1-LE, comandados por controle remoto e com decolagem manual, possuem: envergadura de 2,9 metros, comprimento de 1,4 metros, peso de 6,5 kg, velocidade que varia de 45 a 120 km/h, autonomia de 3 horas de voo, raio de ação de 15 km, teto operacional de 5 mil metros, transmissão de imagens diurnas e noturnas de alta resolução e em tempo real. Composto de motor elétrico, o miniavão emite ruído praticamente imperceptível. Com relação à segurança de voo, o equipamento retorna para a base de lançamento automaticamente caso ocorra qualquer perda de sinal


fonte: Redação SRZD

Nenhum comentário: