quinta-feira, 27 de maio de 2010

Município comemora o Dia Mundial Sem Tabaco




Atividades vão orientar a população sobre os males do fumo


26/05/2010


Foto: Acervo de Imagens/  Prefeitura do RioA Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) preparou uma programação especial para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Ao longo da semana, haverá atividades para orientar a população sobre os males do fumo.

Do dia 26 de maio a ao dia 2 de junho serão realizadas atividades de prevenção e combate ao tabagismo em pontos estratégicos da cidade, como os calçadões de Campo Grande e de Bangu, o Piscinão de Ramos, a Avenida Atlântica (Copacabana) e o Shopping Nova América (Del Castilho).

Em cada local, as tendas vão oferecer testes para medição do nível de monóxido de carbono no organismo do fumante e aplicar questionários para a análise estatística da população atendida. O evento terá ainda distribuição de material educativo sobre a dependência física, psicológica e comportamental do cigarro. Também será oferecido exame bucal para rastrear lesões e, caso necessário, encaminhamento para uma unidade de saúde.

A SMSDC realiza tratamento de tabagismo em 105 unidades de saúde. Para mais informações basta ligar para o Telessaúde (3523-4025) ou entrar no site www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

Veja abaixo a programação completa:

26 de maio

Calçadão de Campo Grande

Das 9h às 16h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono, orientação sobre dependência, exame bucal e encaminhamento para unidades de saúde. Também haverá distribuição de preservativo feminino e orientação sobre saúde da mulher, distribuição de material educativo e aplicação de questionário para análise estatística da população atendida.

Posto de Saúde Dr. Nascimento Gurgel (Pavuna)

8h - Palestra sobre o programa de tabagismo no posto de saúde.

8h30 - Palestra sobre fumo, câncer de laringe e prejuízos para a voz

9h30 - Palestra sobre saúde bucal e tabagismo

10h30 - Debates e confraternização

27 de maio

Calçadão de Bangu

Das 9h às 17h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono, orientação sobre dependência, exame bucal e encaminhamento para unidades de saúde, mais aplicação de questionário para análise estatística da população atendida.

Policlínica Carlos Alberto Nascimento (Campo Grande)

Das 9h às 13h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono, orientação sobre dependência, exame bucal e encaminhamento para unidades de saúde. Também será oferecida escovação supervisionada, massoterapia, auriculoterapia, palestra do grupo de tabagismo com panfletagem, palestra sobre saúde da mulher, distribuição de preservativo, apresentação do grupo da terceira idade da unidade e aferição da pressão arterial.

Casa de Convivência Padre Veloso (Botafogo)

14h - Palestra sobre tabagismo na terceira idade promovida pela coordenação de saúde da área e a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

29 de maio

Iate Clube de Ramos

Apresentação do programa de cessação do tabagismo do Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, exibição do filme Fumando Espero de Adriana Dutra, seguida de debate e sorteio de brindes. O evento é uma parceria da coordenação de saúde da área do Centro com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Colégio Estadual Irineu José Ferreira (Campo Grande)

Haverá sensibilização de estudantes adolescentes para os malefícios do cigarro, escovação supervisionada e distribuição de kits de saúde bucal.

30 de maio

Av. Atlântica

Na esquina com a Rua Santa Clara, das 9h às 13h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono, orientação sobre dependência, exame bucal e encaminhamento para unidades de saúde. Haverá ainda escovação supervisionada, atividade física e grupo de caminhada, massoterapia, auriculoterapia e exposição de artesanato.

31 de maio

Mercadão de Madureira

Das 9h às 16h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono no organismo, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental e distribuição de material educativo.

Shopping de Santa Cruz

Das 8h30 às 16h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono, orientação sobre dependência física, psicológica e comportamental, exame bucal e encaminhamento para unidade de saúde. Estão programadas ainda atividades físicas, promoção de alimentação saudável, ação educativa e captação de novos casos de tuberculose, e ainda ações de beleza para as mulheres que passarem pelo local.

Piscinão de Ramos

Das 8h às 17h, teste de dependência de nicotina, medição de monóxido de carbono e orientação sobre dependência. Também haverá alongamento e caminhada, orientações para uma alimentação saudável, aferição de pressão arterial e dosagem da glicose capilar.

Núcleo da Estratégia de Saúde da Família no Grotão (Chatuba)

Das 8h às 17h, haverá peça de teatro montada por ex-fumantes da comunidade, ação de saúde bucal com escovação e avaliação de lesão de boca, exposição de peças anatômicas de pulmão, feirinha de saúde e aferição da pressão arterial para captação de hipertensos.

Clínica da Família Zilda Arns (Complexo do Alemão)

Serão realizadas atividades em parceria com Avon, Senac, Faetec e AfroReggae.

Escola Municipal João Proença (Participação PACS Mangueiral)

Das 9h às 13h, haverá distribuição de kits de saúde bucal, sensibilização para os malefícios do cigarro, atividades recreativas com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e distribuição de material educativo.

31 de maio a 2 de junho

Shopping Nova América (Del Castilho)

Das 10h às 17h, com o tema Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!, haverá postos de informação sobre tratamento do tabagismo, com encaminhamento para unidades de saúde e dosagem de monóxido de carbono no organismo. O público terá ainda orientação sobre práticas saudáveis, atividades físicas e alimentação, com direito a avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Uma equipe de saúde bucal dará orientações para autoexame e higiene da boca, além de medição da pressão arterial. Será oferecida assistência para casos de violência contra a mulher, com apoio para atendimento e acolhimento e orientações sobre direitos e benefícios. O evento contará ainda com apresentações de cantoterapia, capoeira, dança de salão, artesanato e do grupo AfroReggae


fonte:D.O

Nenhum comentário: