sábado, 28 de novembro de 2009

Paes comenta ato de Mockus que comeu lixo para chamar atenção dos cariocas

Redação SRZD - Atualizada às 12:35 | Rio+ | 28/11/2009 10:38

O prefeito Eduardo Paes participa de workshop com o ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, na manhã deste sábado, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao chegar para reunião, Paes comentou a atitude de Mockus que comeu um papel retirado de uma lixeira, nesta sexta-feira, para comprovar sua teoria sobre a importância da consciência cidadão, conforme noticiou o SRZD.


"Eu tiro o lixo da rua e ele come lixo", destacou o gestor municipal, que prometeu fazer um teste surpresa com a população retirando os garis das praias em um domingo de sol e também deixando de recolher a sujeira da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. Já Mockus explicou que sua atitude de comer o lixo foi necessária para chamar a atenção da população para o tema.

Paes anunciou ainda que suspender o recolhimento do lixo será apenas a primeira forma de "puxar a orelha dos cidadãos". Ele reafirmou que a coleta de lixo é um dos poucos serviços que a Prefeitura realmente faz bem. O prefeito avisou que gostaria também de "esculhambar" os motoristas que provocam problemas no trânsito, mas reconheceu que não pode fazer isso, pois a Cet-Rio ainda opera mal e existem outros problemas de tráfego na capital fluminense.


No encontro, o ex-prefeito de Bogotá explicou os princípios sociais e filosóficos da chamada Cultura Cidadã, que deram base a suas ações, atraindo a atenção da sociedade bogotana e estimulando sua participação na solução de alguns dos principais problemas da cidade, como os altos índices de mortes no trânsito e de homicídios.

Segundo ele, o que funciona mal numa cidade é por falta de consciência e civilidade da população e que o papel do governo é cumprir e fazer cumprir as leis, mas não só pela coerção, mas motivando as pessoas a mudar seus comportamentos e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

O evento, organizado pela ONG "Rio Como vamos", apresenta políticas públicas adotadas pela capital colombiana, na década de 90, quando a cidade era considerada a mais violenta da América Latina. Além de Paes e Mockus, que era o prefeito de Bogotá na época que a capital bogotense implementou o programa Cultura Cidadã, participam do encontro secretários municipais e especilistas.


fonte: Redação SRZD

Nenhum comentário: