segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prefeitura do Rio de Janeiro testa choque de ordem do verão em Copacabana

Prefeitura do Rio de Janeiro testa choque de ordem do verão em Copacabana
Redação SRZD | Rio+ | 28/09/2009 08:48



O novo projeto da Secretaria de Ordem Pública, o choque de ordem itinerante, começa a ser testado na manhã desta segunda-feira, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O secretário Rodrigo Bethlem, comandará as ações. O bairro será passado a limpo no que se refere às posturas e leis municipais, segundo informou a Prefeitura.

"Nosso objetivo é mostrar aos responsáveis pela manutenção da Ordem Pública como se deve proceder para chegarmos ao modelo de cidade que queremos ver em pauta ainda este ano, já a partir do verão. Vamos arregimentar todos os gestores do ordenamento urbano para uma ação em conjunto que servirá de exemplo para o trabalho do dia à dia. Durante a semana agiremos em várias frentes, principalmente naquelas mapeadas a partir da reclamação dos moradores e também da ação de identificação feita pela Guarda Municipal. Essa ação será levada para outros bairros do Rio", explicou Bethlem.


fonte:Redação SRZD

sábado, 26 de setembro de 2009

Clarice Lispector

A violeta é introvertida e sua introspecção é profunda.Dizem que se esconde por modéstia.Não é.Esconde-se para poder captar o próprio segredo.Seu quase-não-perfume é glória abafada mas exige da gente que
o busque.Não grita nunca seu perume.Violeta diz levezas que não se podem dizer.

Clarice Lispector

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Agora é lei: funk é movimento cultural e musical no estado do Rio

Enviado por Casos de Cidade - 23.9.2009|


O funk agora pode ser considerado um movimento cultural e musical de caráter popular no estado do Rio. É o que estabelece a Lei 5.543/09, sancionada nesta quarta-feira, no Diário Oficial, pelo governador Sérgio Cabral. De acordo com o texto elaborado pelos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Wagner Montes (PDT), não são considerados parte do movimento conteúdos que façam apologia ao crime e fica proibido qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa, contra o funk ou seus integrantes.

- O funk agrega, une a cidade partida, embora ainda hoje seja visto como algo menor por ser fruto da realidade das comunidades mais carentes. Mas funk é bom, é importante culturalmente e merece ter
seu espaço garantido - afirmou Wagner Montes.

Mas não é só: foi revogada as regras que dificultavam a realização de bailes funk e festas rave, de acordo com a Lei 5.544/09, sancionada também nesta quarta-feira, de autoria dos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Paulo Melo (PMDB). Segundo os parlamentares, a Lei 5.265/08, que foi revogada, não definia o que seriam “bailes do tipo funk” e “festas rave”.

- Ora, enquanto o funk é um gênero musical bem definido, a 'rave' é um evento. Na prática, as autoridades da área de Segurança Pública vinham interpretando de maneira completamente extensiva a categoria 'bailes do tipo funk', considerando como tais qualquer evento que execute músicas identificadas com o gênero - disse o deputado Paulo Melo.


fonte: J. EXTRA

terça-feira, 22 de setembro de 2009

FEIRA NOTURNA DA LAPA

A FEIRA NOTURNA DA LAPA foi criada pelo decreto nº 30.798 de 10 de junho de 2009
Quando li no D.O quase não acreditei, era a realização de um sonho de quase 12 anos, mas como sempre nem tudo é flores, os problemas chegaram junto.Primeiro, foi feito um sorteio, e nós os antigos, que lutamos tanto pelo lapa?
Muitos ficaram de fora,mas como sempre existe uma saída foi feito uma peneiragem pelo Secretário Rodrigo Bethlem, e quase todos os que participaram do surgimento do que hoje é chamado de FEIRA NOTURNA DA LAPA conseguiram seu ponto, estou falando de ANTIGOS.
Lamentavel a falta da Creuza , Núbia,Sandra,Magalhães, Cicero, Lucia , esses são camelôs de 18 anos de lapa,tem também a Rosangela e o grande Rei do Limão,mas tenho certeza que em pouco tempo todos eles estarão com seus pontos , agora é questão de tempo.
A FEIRA NOTURNA DA LAPA está com inúmeros problemas,segurança, horário,mas aos poucos estamos contornando,temos um dialogo muito bom com a SEOP que está dando apoio nas mudanças que com certeza precisam urgentemente serem feitas , na ultima semana levamos ao Secretário algumas mudanças que sendo implantadas tornarão a Feira mais atrativa.
Temos que agradecer o apoio que o CCU tem nos dado na procura de melhorar o padrão da Feira ,os agentes Vairão, César,Rodney, ao diretor do CCU César Augusto, chefe da div. De feira, Marcelo, Thadeu, Ferreira ,e tantos outros,e tenho certeza que com aJuda de todos eles faremos da Feira Noturna Da Lapa um grande sucesso.
Temos um longo caminho a percorrer, mas com a certeza que no final seremos vitoriosos,cada um de nós feirantes temos que ter a conciência que o sucesso da feira depende de nós, da vontade de que ela dê certo, no começo os problemas são muitos, mas aos poucos vamos aprender a contornar,nada caí do céu,e a feira é o sonho de ser legalizado realizado,então agora é arregaçar as mangas e trabalhar, mas trabalhar em conjunto para que com a união de todos , a Feira Noturna Da Lapa passe a ser realmente um sucesso,não adianta criticar e nada fazer,temos que ir a luta não depende só da prefeitura,mas de nosso suor,afinal estamos diante da realização de um antigo sonho, ver a lapa legalizada.
Pensem nisso,SÓ DEPENDE DE NÓS,já passamos por muitos problemas,para chegar até aqui, agora é continuar lutando para que tudo dê certo.Conto com todos os companheiros , pois somente nossa união fará com que tudo dê certo.

LEILA DA LAPA

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Repescagem para cadastro de ambulantes termina com 710 inscritos

Redação SRZD | Rio+ | 17/09/2009 18:42
impressão | Envie por e-mail | RSS


O último dia de repescagem do cadastramento dos ambulantes que não conseguiram se inscrever tanto na primeira quanto na segunda fase fechou nesta quinta-feira. Foram 710 inscritos e 748 atendidos nos 19 locais de inscrição. A inspetoria de Madureira foi a vencedora, com 166 inscritos e 166 ambulantes atendidos.

As duas semanas de repescagem terminaram com um balanço total de 3.149 inscritos e 3.922 atendidos nos 19 pontos de inscrição da Prefeitura.

Todos os ambulantes que obtiverem licença farão parte do Cadastro Único do Comércio Ambulante (Cuca). O número de interessados que exceder aos 18.400 - número de licenças determinadas pela lei 1876/92, que regulamenta o comércio ambulante - formará um banco de dados reserva.


Redação SRZD

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dionísio Lins: Os prejuízos da pirataria

Dionísio Lins: Os prejuízos da pirataria

Presidente da Comissão Antipirataria da Assembleia Legislativa

Rio - Apesar das inúmeras operações realizadas quase que semanalmente pelos órgãos de fiscalização, o número de produtos piratas vendidos nas ruas da cidade é cada vez maior. Para termos uma ideia do que isso significa, a Receita Federal apreendeu recentemente cerca de 40 toneladas desses produtos, avaliados em aproximadamente R$ 30 milhões.

É claro que a repressão não pode parar. Mas creio que o melhor caminho a ser seguido pelos órgãos de defesa do consumidor seria o da educação e conscientização. Isso pode ser feito através da distribuição de cartilhas e da intensificação de palestras nas escolas, das redes pública e privada.

É importante ainda mostrar às pessoas que mantém o péssimo hábito de comprar produtos sem procedência que essa é uma prática ilegal e passível de detenção; isso sem contar o grande prejuízo ao comércio devidamente legalizado e ao trabalhador, já que a venda de produtos piratas traz um prejuízo anual de cerca de R$ 188 milhões em arrecadação para o Estado do Rio de Janeiro, deixando de gerar aproximadamente mais de 18 mil novos empregos.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE entre jovens cariocas comprovou que 93,8% dos entrevistados compram produtos piratas e têm consciência que isso é ilegal. A pesquisa revelou que, embora saibam da ilegalidade do produto, esses jovens desconhecem os malefícios que os pirateados podem causar, assim como não estão atentos para os prejuízos econômicos.

Em suma, é preciso que o cidadão carioca esteja cada vez mais consciente de que esse tipo de produto é ilegal e traz prejuízo para toda a sociedade.

fonte: O DIA

terça-feira, 15 de setembro de 2009

NOVO SORTEIO FEIRA NOTURNA DA LAPA

ATOS DO SECRETÁRO

RESOLUÇÃO SEOP “N” Nº 14 DE 14 DE SETEMBRO DE 2009

Dispõe sobre a ocupação das vagas remanescentes da titularidade das barracas da Feira Noturna da Lapa Legal (FNLL).

O SECRETÁRIO ESPECIAL DE ORDEM PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor; e

CONSIDERANDO o art. 30, inciso XI, alínea “b” e inciso XXI, alínea “a” da Lei Orgânica Municipal, o Decreto 30.798, de 10 de junho de 2009 e a Resolução SEOP “N” 011, de 16 de junho de 2009.

CONSIDERANDO a necessidade de organização da Feira Noturna Lapa Legal (FNLL).

CONSIDERANDO os fatos apurados no processo administrativo n.º 04/117.934/2009,

RESOLVE:

Art. 1º - Ficam convocados os candidatos arrolados no anexo I, que manifestaram interesse em integrar as 03 (três) vagas remanescentes de titular, assim como a formação da reserva técnica, conforme disposto no art. 3º da Resolução SEOP n.º 159, de 05 de agosto de 2009, a comparecerem na sede da Coordenação de Controle Urbano – F/CCU, no dia 17 de setembro de 2009, às 11:00h, para, querendo, por meio de sorteio, assumirem a titularidade das barracas da Feira Noturna da Lapa Legal (FNLL).


§1º - Os candidatos deverão comparecer, pessoalmente, munidos com o original e a cópia da carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física - CPF e o comprovante de residência no Município do Rio de Janeiro.

§2º – O sorteio contemplará apenas os candidatos presentes.

§3º – Ficam mantidas os números das inscrições constantes no anexo III, da Resolução SEOP n.º 159, de 05 de agosto de 2009.

Art. 2º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

ANEXO I

N.º de Inscrição
Nome
01
NÚBIA ANTOS FERREI
05
CÍCERO RODRIGUES DE SOUZA
08
ALTAIR PEREIRA DE SOUSA
13
ANGELA MARIA EUZÉBIO PAULO
15
EDUARDO LUIZ FONTES DA COSTA
18
PROTHENOR CARDOSO DE MAGALHÃES
27
WALDO FERREIRA GONÇALVES
29
IVONETE PAIVA DA MOTA
32
MARIA EDILEUSA ALMEIDA BARBOSA
33
ROSANGELA DA SILVA DE OLIVEIRA
36
MARIO JOAQUIM DO CARMO SOUZA
40
CREMILDA APARECIDA DE SOUZA
42
ANTONIO GONÇALVES DO NASCIMENTO
43
CÉLIA MARIA GONÇALVES ALAMIN
46
RECION GRACIE
47
CLARA ROBERTA LEITE
52
MARIA FRANCINEIDE DA SILVA SANTOS
56
EDISON VALDEMAR DOS SANTOS
57
CREUSA MARIA RODRIGUES
58
CARMEM LUCIA DOS SANTOS ALFREDO
61
ESPEDITO ALVES DO NASCIMENTO
70
DELINA MARIA MEDEIROS
75
EUGÊNIO PEREIRA DE OLIVEIRA
79
SIMONE DE SOUZA VIEIRA
89
MARIA JOSE PEREIRA DA SILVA
14
RAILTON NASCIMENTO
185
ALBERTO PEREIRA DA COSTA
189
REGINA CELIA DOS SANTOS MORAES

Prefeitura do Rio inicia recadastramento de ambulantes que trabalham nas praias




Patrícia Fahlbusch | Rio+ | 14/09/2009 14:56
impressão | Envie por e-mail | RSS


Começou, nesta segunda-feira, o recadastramento dos ambulantes que trabalham na faixa da orla entre o Flamengo, na Zona Sul, e Grumari, na Zona Oeste. O serviço é gratuito e obrigatório. Até 26 de outubro, aqueles que possuem algum tipo de autorização devem se apresentar, das 10h às 16h, nas inspetorias regionais referentes às suas áreas de atuação.

Quem trabalha no Flamengo, Urca e Praia Vermelha deve procurar a inspetoria do Catete (Rua Silveira Martins 104); no Leme e em Copacabana, a inspetoria de Copacabana (Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1335); no Arpoador, Ipanema, Leblon e São Conrado, a da Gávea (Avenida Bartolomeu Mitre 1297); e na Barra, Recreio, Pontal e Macumba, a da Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna 2001, Bloco C).

Os produtos que podem ser vendidos incluem cerveja em lata, refrigerante, coco verde, água mineral, caipirinha, sucos e refrescos industrializados, sanduíches prontos, biscoitos, batata frita industrializada e sorvete. Estão proibidos camarão no espeto, churrasquinho, queijo coalho, salgados, além de embalagens de vidro.

O subsecretário de fiscalização da Prefeitura, Luiz Medeiros, anunciou outras novidades para este comércio.

"As barracas serão padronizadas, os ambulantes vão ganhar uniformes, e haverá número definido de cadeiras e guarda-sóis na areia. Será proibido pernoitar na praia, deixar o material das barracas na areia ou em veículos feitos de 'depósito'. Os ambulantes ainda vão passar por cursos sobre Vigilância Sanitária e proteção do meio ambiente", avisou Luiz.

Só podem se recadastrar moradores da cidade do Rio. Os documentos necessários são identidade, CPF, e comprovante de residência. Haverá 774 pontos fixos, 1548 vagas os ambulantes que caminham pela orla. A entrega das autorizações será no dia 26 de novembro. Não haverá comércio ambulante nas praias do Diabo, Reserva, parte da Macumba, Prainha, Abricó e Grumari.

O recadastramento é de acordo com o mês de nascimento do ambulante. De hoje ao dia 18 podem se recadastrar os ambulantes com ponto fixo nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. De 21 a 25 de setembro, os nascidos em maio, junho, julho e agosto; de 28 de setembro a 2 de outubro, nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Para os chamados "tiracolos" o recadastramento começa em 5 de outubro. Dessa data ao dia 9, é para os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril; de 13 a 19, nascidos em maio, junho, julho e agosto; e de 20 a 26, para quem nasceu nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.



fonte: sidney rezende

domingo, 13 de setembro de 2009

MORRE ESCRITOR ANTÔNIO OLINTO

Estudou Filosofia e Teologia nos seminários católicos de Campos, Belo Horizonte e São Paulo. Desistiu de ser padre.

Foi professor durante dez anos de Latim, Português, História da Literatura, Francês, Inglês e História da Civilização, em colégios do Rio de Janeiro. É, desde 1998, Professor Visitante do Curso de Letras da UniverCidade - Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2004, o Reitor Paulo Alonso inaugurou, no campus Méier,a Biblioteca Antonio Olinto, com a presença do imortal que, em seu discurso, demonstrou o contentamento em estar podendo participar de uma inauguração dessa importância. "Geralmente, as homenagens são prestadas in memoriam. O meu amigo Paulo Alonso está me fazendo a grande gentileza de me fazer mais feliz em poder estar aqui com ele e com tantos alunos e professores, neste dia e neste momento de extrema felicidade. É para mim uma enorme honra poder batizar essa bem equipada biblioteca com o meu próprio nome." O acadêmico Antonio OLinto merece todos os nossos aplausos e todas as nossas homenagens, por ser um dos mais notáveis escritores brasileiros vivos e um dos mais importantes intelectuais, em consequência do Brasil. Traduzido em mais de 35 idiomas, Olinto contribui, dessa forma, para divulgar nossa cultura, nossa literatura e nossa gente em todos os cantos do mundo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Carrinhos de chope Brahma

Secretaria de Ordem Pública amplia prazo de inscrição para camelôs

Redação SRZD | Rio+ | 11/09/2009 09:00



A Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP) decidiu ampliar o prazo de cadastramento para ambulantes que perderam as inscrições da primeira e da segunda fases e também da repescagem. A partir de sexta-feira, serão atendidos, até quinta, independentemente da data de aniversário, candidatos à licença de ambulante em logradouro público. Eles poderão fazer suas inscrições em um dos 19 pontos da cidade.

Os interessados devem levar os seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; comprovante de residência (água, luz, telefone) do município do Rio de Janeiro (caso a conta não se encontre em nome do candidato, será preciso uma declaração do titular da conta atestando que o ambulante mora em sua companhia); prova de incapacidade física, se não for notória; declaração da Secretaria estadual de Justiça, quando ex-detento; Carteira de trabalho, quando desempregado; certidão de nascimento, carteira de vacinação e comprovante de matrícula escolar dos filhos menores, se houver; protocolo de pedido de autorização para comércio ambulante anterior a 31 de dezembro de 2008; declaração indicando os produtos que pretende vender e a declaração indicando o local em que guardará as mercadorias.

Até agora já foram recadastrados 20.851 ambulantes.

fonte:Redação SRZD

Chico Alencar: A favor da descriminação da maconha

Deputado federal (PSOL-RJ)

Rio - Uma moradora de favela, evangélica, mãe de quatro filhos, surpreendeu-me ao falar sobre violência: “Só vamos ter algum começo de paz quando as drogas não forem mais proibidas. Do jeito que está, não seguro nem os meus filhos, e já sei o fim que vão ter”.

Sua opinião, radical, era em defesa da vida. E autêntica: conhecia os horrores do tráfico. Sabia, pela lição do dia a dia, que a repressão policial ao negócio “enxuga gelo”, aumenta a corrupção e ceifa vidas — de ambos os lados e de quem não tem lado nessa guerra sem fim. Ela afeta principalmente a juventude pobre, e não os poucos que lucram de verdade com o negócio do narcotráfico.

Sem conhecer a opinião de autoridades como os ex-presidentes FHC, Cesar Gaviria (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México), a senhora sem escolaridade concluía o mesmo: “Em vez de prender essa meninada, ou achacá-la, é preciso educação, acompanhamento médico para o viciado e desarmamento dos que se impõem como ‘donos’ do pedaço”. No lugar de tiros e ocupações que não duram, pede oportunidades de formação, trabalho e cultura. Discriminalizar o uso de drogas, não o porte de armas letais e ilegais!

Afinal, qual o gasto público mais inteligente? Um”Caveirão” de R$ 350 mil ou um posto de saúde de R$ 500 mil? Cadeia a R$ 600/mês o preso, ou um professor de R$ 900?

Reconheçamos: mesmo nas áreas onde a chamada “Polícia Pacificadora” derrotou o poder despótico do narcotráfico, o uso de drogas proibidas não acabou. Apenas ficou mais discreto. Como problema social, e não apenas individual, o uso de narcóticos precisa ser enfrentado com políticas de saúde, e de educação, e não com polícia e prisão.


fonte: O DIA

11 de setembro de 2001 - Um dia de terror para os EUA



O 11 de setembro ficou marcado na história como um dia de terror para os norte-americanos e de perplexidade para o resto do mundo. Nesta data, há 8 anos, os Estados Unidos sofreram uma série de atentados terroristas que desestabilizaram o país e mostraram ao mundo a até então desconhecida vulnerabilidade de sua maior potência.

Coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda e pelo terrorista saudita Osama Bin Laden, os atentados envolveram o sequestro de quatro aviões comerciais dos Estados Unidos e as suas colisões com alvos específicos do território norte-americano. O primeiro atentado aconteceu pouco antes das 9h da manhã (10h no Brasil), quando um Boeing 767-223 de um voo American Airlines, com 92 pessoas a bordo, chocou-se contra a Torre Norte do World Trade Center, um dos prédios símbolos da cidade de Nova Iorque. Poucos minutos depois um novo avião, dessa vez um Boeing 767-222 de um voo da United Airlines, com 65 pessoas a bordo, chocou-se contra a Torre Sul do World Trade Center. Um outro avião, com 64 pessoas em seu interior, ainda atingiria parte do Pentágono, em Washington, e outra aeronave, com 45 pessoas, cairia em um campo aberto na Pensilvânia antes de atingir o seu destino, presumivelmente o Capitólio. Pouco mais de uma hora depois do primeiro avião se chocar contra seu alvo, as duas torres do World Trade Center desabaram, levantando uma gigantesca nuvem de poeira e desespero por toda Nova Iorque. Além dos danos materiais às cidades atingidas, estima-se que os atentados causaram a perda de quase 3.500 vidas.

Consequências dos atentados
Após os atentados o Presidente norte-americano George W. Bush prometeu caçar os responsáveis pelos ataques, e uma onda de paranóia se espalhou por todo os Estados Unidos e nas suas relações com outros países. Os aeroportos do país tornaram a vigilância mais rígida, dificultando a entrada de estrangeiros, e os mulçumanos que vivem nos Estados Unidos passaram a ser hostilizados e investigados. Tendo como justificativa a luta contra o terrorismo, o país ainda invadiu o Afeganistão em 2001 e o Iraque em 2003, capturando Saddam Hussein no processo. Entretanto, até hoje Osama Bin Laden, tido como o principal responsável pelos atentados, permanece foragido.



fonte: JB online

REFLEXÃO

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.

Charles Chaplin

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Seop derruba 20 barracas durante operação em Bonsucesso

JB Online


RIO - Cerca de 20 barracas já foram derrubadas na Avenida Itaóca, em Bonsucesso (Zona Norte), durante uma operação de Choque de Ordem de controle urbano da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), que ocorre nesta quinta-feira, dia 10. As barracas, de alvenaria, madeira e ferro, serviam para comércio irregular e ocupavam duas calçadas da avenida. Segundo a Seop, 108 barracas serão derrubadas no total.

No local, havia barbearia, chaveiro, vendas de roupas e bijuterias, peixaria, entre outras atividades. Todos os responsáveis pelas barracas foram devidamente notificados na semana passada para retirarem seus pertences, mas nem todos respeitaram o documento e estão saindo durante a operação. A região sofrerá obras de melhorias do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A ação continuará ao longo do dia. Cerca de 150 pessoas participam da operação entre agentes da Seop, equipe da Secretaria Municipal de Obras, Comlurb, Guarda Municipal, policiais militares (22º BPM) e civis (Core) e Defesa Civil.



10:24 - 10/09/2009



fonte: JB online

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Prefeitura lança Portal Alvará Já que legaliza negócios pela internet

Redação SRZD | Rio+ | 08/09/2009 08:45
impressão | Envie por e-mail | RSS


A Prefeitura do Rio lança, nesta terça-feira, o Portal Alvará Já, mais um passo no combate à economia informal. Através do endereço www.rio.rj.gov.br/alvaraja, o carioca vai poder legalizar seu negócio online e tirar o documento em três dias.

O usuário do site também vai poder imprimir as guias de recolhimento de taxas, verificar a legislação em vigor, preencher os formulários on line e solicitar as licenças ambiental e sanitária simplificadas.

O projeto feito pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, institui entre outras facilidades, a Licença Sanitária Simplificada e a Licença Ambiental Simplificada, que vão poder reduzir o tempo de abertura de empresas em até um mês.


fonte:Redação SRZD

domingo, 6 de setembro de 2009

Pátria Amada, Brasil!







O Brasil é um lago de esperança
Onde seu povo almeja nadar
O Brasil é um mar de fé e bonança
E, nele, o mundo deve se espelhar.

Meu lindo país é o melhor da Terra
Na bela arte de inventar
Ele, também, é o mais nobre
E assim, com certeza, vai continuar.

Pátria minha, terra querida
Mãe amada, querido lar
Que eu nunca me esqueças
Em minha vida, de teu imenso
Amor sem par.

Teus belos campos, lindo de se ver
Tuas florestas, que ainda há
Por teus lindos rios de esperança
Custe-me a vida, mas quero lutar.

Mãe natureza, pulmão do mundo
Somente um segundo pra você pensar
Mãe de outrora, e do futuro
Quem sabe um dia, podemos sonhar.

Nunca te esqueças dos benefícios
De que, um dia, fui coroado
Sei que um dia podemos sofrer
Por não ter ouvido o nosso passado.


de Valdecir dos Santos
Naviraí - MS -

Cadastramento de ambulantes no Rio termina com quase 16 mil inscrições

5/9/2009 08:49:29



Por Redação com Agência Rio de Notícias - do Rio de Janeiro


A segunda fase cadastro para quem quer exercer atividade comercial nas ruas do Rio de Janeiro terminou nesta sexta-feira, com 26.936 atendidos e 15.954 inscritos, ou seja, 59,23% dos interessados foram cadastrados.

As cinco regiões campeãs de inscrição foram: Centro – de Benfica ao Castelo, englobando três postos de cadastramento – com 3.659 inscritos, seguidos por Madureira (1.665); Irajá (1.663); Glória/Urca (1.233) e Jacarepaguá (1.041).

Aqueles que não conseguiram se cadastrar nas duas primeiras etapas de inscrições terão uma nova chance. Na próxima terça-feira começa o cadastro de repescagem para os nascidos em janeiro, fevereiro e maio. Na quarta-feira, será a vez dos nascidos em abril, maio e junho.

No dia seguinte são os nascidos em julho, agosto e setembro e, finalmente, na sexta, os nascidos em outubro, novembro e dezembro.

fonte:Por Redação com Agência Rio de Notícias - do Rio de Janeiro

Município anuncia primeiras medidas do Lapa Legal

Cidade


Município anuncia primeiras medidas do Lapa Legal



O prefeito Eduardo Paes, a secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali e os demais secretários envolvidos no Lapa Legal visitam nesta quarta-feira, 24 de junho, às 10 horas, os locais das principais intervenções do projeto, um conjunto de ações de diversos órgãos da Prefeitura que têm por objetivo revitalizar uma das áreas culturais mais importantes da cidade.

A região receberá uma série de melhorias, como nova iluminação nas principais vias, assentamento dos ambulantes, controle acústico, segurança, com guarda municipal 24 horas por dia e organização das vagas de estacionamento. Pessoas com deficiência e idosos terão acesso facilitado graças à construção de 37 novas rampas.


Na ocasião será feito o anúncio do Núcleo Histórico Cultural da Lapa. A Prefeitura do Rio criou, através do Decreto nº 30.382, o Grupo de Trabalho Lapa Legal para promover o ordenamento urbano e as potencialidades da região da Lapa e seu entorno, presidido pela Secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali, envolvendo diversas secretarias e empresas públicas municipais.

Obras e melhorias
O projeto para requalificação da iluminação pública será iniciada no dia 24 de junho na área definida como prioritária pelo Grupo de Trabalho: Rua do Passeio. Serão disponibilizados pessoal, equipamentos e transporte para atender cerca de 100 pontos de luz na rua do Passeio.

A Prefeitura já iniciou a recuperação das pedras portuguesas no entorno da Praça Cardeal Câmara, próximo aos Arcos da Lapa. A Secretaria Municipal de Obras já está fazendo a manutenção de rotina, incluindo a recuperação da iluminação e da pavimentação, nas ruas que incluem o Lapa Legal: Avenida Mem de Sá, República do Paraguai, Ruas do Passeio, Evaristo da Veiga, Teixeira de Freitas, Visconde de Maranguape, das Marrecas, Moraes e Vale e Largo da Lapa.

Acessibilidade
Serão construídas 37 rampas para pessoas com deficiência. Duas já estão concluídas na Avenida Almirante Barroso, esquina com Largo da Carioca e Avenida 13 de Maio. Também está em andamento a construção de rampas na Rua República do Paraguai, com Rua Mem de Sá, na região da Lapa.

Neste trecho serão construídas oito rampas. Outras ruas beneficiadas serão: Travessa Mosqueira, Rua Regadas e Largo da Lapa. A previsão dos técnicos é de que o trabalho esteja concluído em cinco meses.

Feira noturna
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) está regulamentando a Feira Noturna Lapa Legal, que funcionará de quarta a domingo, das 19h às 3h30min, na calçada da Sala Cecília Meireles e no espaço entre os Arcos da Lapa e o Anfiteatro. Inscreveram-se 215 pessoas e, destas, foram sorteados 82 feirantes, para a Feira Noturna Lapa Legal (70 na praça da Lapa e 12 na calçada Cecília Meireles).

Estacionamento
Será feita a regularização e a fiscalização das vagas em espaços públicos. Haverá o estabelecimento de três pontos de táxi localizados na Rua Mem de Sá, na Av. Chile e na Rua do Resende (próxima à Rua do Lavradio), que serão ocupados individualmente sem cooperativas com número limitado do decreto de regulamentação. Haverá também um bolsão de taxi na Praça Mahatma Gandhi. Segurança A região terá patrulhamento ostensivo por 24h por dia. Esse patrulhamento será feito pela Guarda Municipal.

Controle acústico
A região da Lapa e seu entorno, por suas peculariedades e características históricas e sociais, necessitam de uma revisão urbano-ambiental do uso do solo. Há que ser reavaliada e planejada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de forma integrada entre diversos setores da Prefeitura, visando compatibilizar o uso residencial com as atividades econômicas, destacando-se aí, as culturais, turísticas e de lazer.

Serão revistos os parâmetros de níveis sonoros, incluindo um novo ordenamento espacial, mais realista e factível, que atenda melhor aos diversos interesses da área.

Restauro e iluminação cênica dos Arcos da Lapa
A Prefeitura está trabalhando por parcerias para o restauro e iluminação dos Arcos da Lapa.




Publicado em 24/06/2009

fonte: http://www.rio.rj.gov.br/pcrj/destaques/cidade_lapa.htm

O carioca é cúmplice com a zona em que vivemos nesta cidade

03/09/2009 - 17:34 | Enviado por: Andre Balocco

O Rio de Janeiro continua lindo - mas estou cansado de ouvir e ver os turistas exaltarem a natureza e execrarem a falta de cuidado do carioca com a cidade. Fico estarrecido ao ver as ruas esburacadas e as calçadas com verdadeiros rombos - a maioria causada por carros que as invadem para que seus donos possam estacioná-los. O que mais me espanta, no entanto, é a complacência do cidadão com o constante desrespeito, talvez uma espécie de cumplicidade. No Rio, tudo que é público é vazadouro de lixo, de porcaria. Ninguém reclama quando alguém joga um papel na rua, mesmo há, a um braço de distância, uma lata de lixo daquelas laranjas. Ninguém, absolutamente ninguém reclama. A queixa fica sempre para depois, nos almoços de domingo, nas filas de banco, nas filas de hospitais, dentro dos ônibus, nos trens e metrôs. Lá, sempre que pode, ele eleva a voz para dizer que o Rio está "um lixo, abandonado, sujo". Curioso de verdade aqui na minha Copacabana são os camelôs. Sempre ouço as pessoas falarem mal deles, mas sempre que encontram alguma coisa "interessante", param, compram e estimulam a camelotagem. Ora, paguem o preço! Se não querem camelôs, não comprem em camelôs! Ou então deixem as pessoas trabalharem, mas de maneira organizada, ok? Vamos dar uma olhada nesta foto aqui embaixo. Um primor de irregularidades. Num único click, são três: pessoas no meio da rua tebntando acessar um transporte público; uma van parada para pegar estes passageiros no meio da rua - estas vnas são legalizadas? e finalmente uma caçamba de entulho ocupando uma pista de rolamento no lado esquerdo da mão, onde é proibido estacionar, com uma frase que sintetiza a zona que permitimos viver: Rio Limpo.

Os choques de ordem, que no começo do governo Paes foram apregoados como uma verdadeira revolução para mudar o cotidiano do Rio, perderam força e ninguém mais parece ter medo deles. Tanto que os dribles estão de pé, firmes e fortes, e poucos parecem se importar. Óbserve esta outra foto, um pouco mais adiante, já na Praça Eugênio Jardim, na altura do Corte Cantagalo, a alguns metros do quartel do Corpo de Bombeiros. Mais uma vez, o descaso, o "pouco -me-importo-com-você" do carioca. Uma senhora, com sua bengala, atravessa por um corredor polonês formado por uma destas caçambas de entulho - desta vez na calçada, e um um carro estacionado. Atrás deste carro, outro carro, e mais outro, e outro...Repare lá no fundo a cidadania estraçalhada, humilhada pela ignorância, a complacência e a cumplicidade. Quem cala hoje, amanhã estaciona.

Será que alguns destes donos de carros têm medo de choques de ordem? Sinceramente, acho que a prefeitura deveria esquecer este espetáculo midiático de "choque de isso, choque de aquilo" e trocar os holofotes por um trabalho constante e sério em todas as suas áreas de competência. Só assim o Rio vai ser, de verdade, a cidade mais feliz do mundo, como a classificou uma revista nesta quinta-feira. Custa dar uma forcinha?

fonte:cidade copacabana- Andre Balocco

sábado, 5 de setembro de 2009

O projeto que agora é chamado de Lapa Legal

By Lucio Costa
O projeto que agora é chamado de Lapa Legal vem sendo elaborado desde 2003; quando houve uma das primeiras retiradas de ambulantes na Lapa. Desde então, ambulantes que lá trabalhavam foram capacitados e treinados, em vários eventos que se seguiram.

Foram cadastrados e por varias vezes a fiscalização trabalhou no local para verificar a freqüência e o comportamento dos ambulantes. Isto gerou um processo no qual todas as avaliações foram elaboradas por técnicos, inclusive uma listagem das pessoas que realmente trabalhavam no local.

Depois disto, foram feitos vários eventos para se ter a certeza de que o projeto teria sucesso (Carnaval/ Festa Junina/ Festa do dia da criança). O principal objetivo era qualificar os trabalhadores. Um dos cursos mais importantes foi o de manipulação de alimentos; aplicado pela Vigilância Sanitária. O curso além de ensinar técnicas de conservação e manipulação de alimentos apresentava hábitos e comportamentos saudáveis.

Talvez agora o Secretário de Ordem Pública comece a entender os projetos de ordenamento elaborados pela antiga administração.

Quando implanta o projeto “Lapa Legal” reconhece a necessidade de se implantar projetos sérios e vive a realidade de uma atividade econômica que implora para sair da informalidade.

Para que um projeto assim dê resultados é necessário tempo e paciência, pois depende diretamente da mudança de hábitos do cidadão, há muito enraizado em nossa cultura.

O projeto Lapa Legal tem que ser o início de um processo de transformação de todos os outros que já existem e todos aqueles que foram elaborados ou estão em andamento há tanto tempo.

Boa Sorte aos trabalhadores da Feira noturna da Lapa, agora não mais informais.


fonte: blog L.COSTA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Economia informal cresce em meio à crise, aponta FGV

14/05/2009 - 14h26

Publicidade
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

A chamada economia "subterrânea" --produção de bens e serviços não reportada ao governo--, que mede o mercado informal e os movimentos ilegais entre os formais, cresceu ainda mais durante os primeiros impactos da crise econômica no país, no último trimestre do ano passado.

Naquele período, essa economia teve expansão de 13,6% dentro do PIB (Produto Interno Bruto), impulsionada pela falta de crédito no mercado formal, que pode ter levado as empresas a recorrerem a atividades não-declaradas ao governo.

Nos três trimestres anteriores, a expansão da economia subterrânea dentro da economia total não havia sido superior a dois dígitos. Segundo o Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), a economia informal representa de 20% a 30% do PIB. O levantamento da FGV não detalha valores dessas participações.

"A gente percebe é que a parada de crédito deu uma pancada muito forte na economia formal, mas os dados não mostram a economia subterrânea sendo afetado por ela. É até natural, visto que, como é subterrânea, não necessita do crédito para continuar o seu movimento", afirmou o pesquisador Fernando de Holanda Barbosa, do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

De dezembro de 2007 a dezembro de 2008, a economia subterrânea teve expansão de 27,1% no PIB, a maior da série iniciada em 2003. Esse movimento foi influenciado também pelo aumento da atividade econômica durante boa parte do ano passado, que acabou impulsionando a economia ilegal.

"As economias crescem em paralelo, uma alimenta a outra. Renda gerada na economia subterrânea é gasto na economia formal, e renda gerada na economia formal também é gasto na economia subterrânea", explicou.

Outros fatores, no entanto, também determinam o índice da FGV, como o nível da carga tributária do país, a percepção da corrupção junto a empresários e o nível das exportações, que segundo Barbosa, é um bom medidor das irregularidades, pela grande burocratização.

"As variáveis todas combinadas, com exceção da exportação, implicaram nesse aumento. O nível de atividade contribuiu porque o desemprego estava caindo e a carga tributária mais uma vez foi o fator com maior contribuição. E a corrupção também", observou.

Os dados da pesquisa mostram que até setembro, o nível de atividade econômica era o principal fator que impulsionava a economia subterrânea. Depois da crise, a influência da carga tributária levou mais gente ao campo da economia ilegal.

"Isso é um sintoma de que alguma coisa está estranha com a economia brasileira. Deve ter alguma coisa empurrando as empresas para a economia subterrânea, ao invés de ir para a formal. A principal variável que a gente vê é a carga tributária, ela explica grande parte desse aumento", comentou Barbosa.


FONTE: Folha Online

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Oi meu nome é Williana Carine, sou moradora de Realengo e trabalho em Botafogo, venho por meio desta fazer a ti um grande apelo. Todos os dias ao vir trabalhar passo pelo comércio ambulante de Botafogo DA RUA NELSON MANDELA, observando todos os trabalhadores q ali existe, observo que todos, a maioria são idosos, e q ali é o único modo de sobrevivência dos mesmos, ali trabalham muitas viúvas, gente jovens também começando seu 1º negócio, é bonito ver pessoas honestas trabalhando, com amor e carinho, são famílias que existe ali, pessoas que não tem como mais arrumar emprego devido a idade e também jovens que sonham um dia ter o seu próprio negócio legalizado, e por final são seres humanos com sentimentos, porém este seres estão em desespero, angustiados, e uns até já mortos, porque? A Prefeitura está querendo tirar todos dali, sem dar uma posição de futuro, vejo todos os dias lágrimas nos olhos daqueles seres, vão perder tudo em que dedicaram anos e anos na sua vida, a Prefeitura atacou 7 dos mais de 100 kiosques do comércio de ambulantes de Botafogo da RUA NELSON MANDELA, e atacaram a noite depois q todos haviam ido para suas casas, não dando a oportunidade de retirarem seus pertences, sim os mesmo receberam notificações para saírem de lá, mas agora me fala se aquele fosse seu único modo de sobreviver abandonaria? Acho que não. .
]
Aguardo resposta.

Abraços Carine


CARINE
Ontem fomos ao seop com duas lideranças de botafogo, e semana que vem será marcada uma reunião com o secretario,apesar de vc não ser ambulante, agradeço sua preocupação com pessoas que só querem ter direito ao trabalho.

um abração.

Leila Da Lapa

O QUE É PERMITIDO OU NÃO NO COMÉRCIO AMBULANTE

O que é permitido
Entre as mercadorias permitidas para venda estão artigos de artesanato, de toucador (escova, pente, presilhas, tererês, elásticos, prendedores de cabelo e maquiagem), de couro, de plástico e de armarinho; peças de roupa; quinquilharias (bijuterias, brinquedos de criança); "souvenirs"; calçados de fabricação caseira (tamanco, chinelo, sandália); artigos de praia e de beleza; cartão telefônico; plantas medicinais, ornamentais, frutíferas, flores naturais e artificiais; balas e doces embalados; artigos de limpeza; pequenas ferragens; miudezas de copa e cozinha; artigos de papelaria, de escritório e escolares; impressos, imagens, estampas e folhetos; obras de pintores e artistas plásticos; moedas antigas, livros, revistas e discos usados; bilhetes de loteria, raspadinhas; sanduíches em geral, cachorro-quente, salgados, pizzas, pastéis, empadas, sorvetes, pipoca, algodão doce, guloseimas, água mineral, refrigerantes, leite e seus derivados - desde que embalados -, pão, frutas, legumes, verduras, churros, café, chocolate, miúdos de rês, ovos, amendoim confeitado ou torrado, peixe, frutos do mar, aves ou pequenos animais abatidos e seus derivados, milho verde e batata frita. Também estão autorizados serviços de funileiro, chaveiro, amolador, fotógrafo, empalhador, conserto de guarda-chuvas e engraxate.

O que é proibido
Mate, bebidas alcoólicas, com exceção de chope e cerveja; cigarros e fumo em geral; armas, munição, facas e outros objetos considerados perigosos; produtos inflamáveis, corrosivos e explosivos; pássaros e outros animais, sendo vedada também a exploração de seus instintos e habilidades sob qualquer forma; alimentos preparados no local, exceto pipoca, algodão doce, amendoim, milho verde, churros, sanduíches em geral, cachorro quente e produtos pré-fabricados por cocção (cozimento) em veículos apropriados, sapatos, malas e roupas, exceto pequenas peças de vestuário; relógios, óculos, medicamentos e artigos eletroeletrônicos; título patrimonial de clubes - ou quaisquer entidades particulares e rifas; outros artigos que não estejam expressamente previstos na lei e que, a juízo do Poder Executivo, ofereçam perigo à saúde pública ou possam apresentar qualquer inconveniente.

Locais proibidos para o comércio ambulante
Em frente à entrada de edifício e repartição pública, quartéis, escolas, hospitais, bancos, templos religiosos, monumentos históricos, bens tombados, paradas de ônibus e outros locais considerados inconvenientes; a menos de 50 metros de estação de embarque e desembarque de passageiros (excluídas, neste caso, concentrações ou feiras de ambulantes) e de estabelecimento que venda, exclusivamente, os mesmo produtos; a menos de cinco metros de esquinas ou pontos que possam perturbar a visão dos motoristas.



fonte: D.O

Publicado em 10/08/2009 - Atualizado em 11/08/2009

MORTES VIOLENTAS NO ESTADO DO RIO! O IRAQUE É AQUI!

1. Em 2008, morreram 6.772 iraquianos em circunstâncias violentas. No Estado do Rio em 2007 foram 6.133 homicídios, em 2008 foram 5.717 e em 2009 até junho foram 3.198, o que projeta 6.400 até o final do ano. Isso sem contar outras mortes por violência, o que amplia em 30% esses números.

2. De 2003 a 2008, foram 92.841 mortes violentas no Iraque, ou quase 100 mil, incluindo 2009. Portanto, 14 mil por ano. No Estado do Rio, somando os homicídios a outras mortes violentas, tem-se 8 mil mortes violentas por ano; 57% do Iraque.

3. Em 2 anos e meio do atual governo do Estado do Rio, já foram 15 mil homicídios dolosos. Projetando 2009, serão 18.246 homicídios até o fim desse ano, ou 23.720 se forem agregadas todas as mortes violentas.

4. Pessoas Desaparecidas no Estado do Rio: Em 2007, foram 4.633, em 2008 foram 5.095 e em 2009 até junho 2.713, projetando 5.426 até o final do ano. Acumulando 3 anos, serão 15.154 pessoas desaparecidas.

5. De janeiro a junho foram encontradas 250 ossadas e cadáveres, projetando 500 até o final de 2009, no Estado do Rio.

São todos dados oficiais do Instituto de Segurança Publica -ISP- da SSP, disponíveis em seu site http://www.isp.rj.gov.br/

fonte:blog CM

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GM apreende suplementos alimentares com ambulante no Centro

Redação SRZD | Rio+ | 03/09/2009 18:44
impressão | Envie por e-mail | RSS


A Guarda Municipal apreendeu, nesta quinta-feira, oito frascos de suplementos alimentares que eram vendidos por um ambulante na Rua Ramalho Urtigão, em frente ao número 38, no Centro. Durante patrulhamento de rotina, a equipe do Grupamento de Ações Especiais avistou o homem oferecendo o produto ao público. Ao perceber a aproximação dos guardas, o ambulante fugiu.

Foram apreendidos três frascos de 120 cápsulas de Fish Oil 1000mg, dois frascos de 180 cápsulas de Fish Oil 1000mg, dois frascos de 100 cápsulas Soya Lecithin 1200mg e um frasco de 180mg de Soya Lecithin 1200mg. Todos os produtos são da marca Sundown. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia do Consumidor.

fonte: Redação SRZD

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ordem Pública faz operação contra o comércio irregular em Bonsucesso

Redação SRZD | Rio+ | 02/09/2009 11:31
impressão | Envie por e-mail | RSS


A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) em conjunto com a Subprefeitura da Zona Norte realiza uma operação Choque de Ordem de retirada do comércio irregular em dois corredores subterrâneos da estação ferroviária de Bonsucesso. Cerca de 30 barracas de ferro onde eram vendidos CDs e DVDs pirata, balas, biscoitos e roupas estão sendo retiradas do local.

Os barraqueiros foram notificados desde maio deste ano pela Supervia, concessionária que administra as estradas de ferro da cidade e dona do terreno.

A operação conta com aproximadamente 50 pessoas entre agentes da Seop, Secretaria Municipal de Obras, Guarda Municipal, Polícia Militar e Comlurb.


fonte:Redação SRZD

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Prefeitura publica edital para recadastramento de ambulantes nas praias



A Secretaria Especial da Ordem Pública publica hoje, dia 1º, no Diário Oficial do Município, dois editais de convocação para o recadastramento dos ambulantes de praia (barracas em ponto fixo e ambulante tiracolo) que atuam na faixa da orla carioca, do Flamengo a Grumari. O recadastramento é gratuito, pessoal e obrigatório.

Os ambulantes que possuem algum tipo de autorização terão que se apresentar, de 14 de setembro a 26 de outubro, nas inspetorias regionais referentes às suas áreas de atuação. O objetivo da Prefeitura é analisar as condições atuais de funcionamento das barracas de praias, diagnosticar a situação de regularidade das autorizações anteriormente concedidas e cancelar aquelas comprovadamente irregulares ou que não atendam mais à legislação vigente.

Os documentos necessários para o recadastramento (ponto fixo e tiracolo), inclusive do auxiliar, se houver, são: Identidade, CPF, comprovante de residência no Município do Rio e original e cópia da autorização concedida pela municipalidade com data anterior a 31 de dezembro de 2008.

fonte:D.O rj