sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro de 2001 - Um dia de terror para os EUA



O 11 de setembro ficou marcado na história como um dia de terror para os norte-americanos e de perplexidade para o resto do mundo. Nesta data, há 8 anos, os Estados Unidos sofreram uma série de atentados terroristas que desestabilizaram o país e mostraram ao mundo a até então desconhecida vulnerabilidade de sua maior potência.

Coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda e pelo terrorista saudita Osama Bin Laden, os atentados envolveram o sequestro de quatro aviões comerciais dos Estados Unidos e as suas colisões com alvos específicos do território norte-americano. O primeiro atentado aconteceu pouco antes das 9h da manhã (10h no Brasil), quando um Boeing 767-223 de um voo American Airlines, com 92 pessoas a bordo, chocou-se contra a Torre Norte do World Trade Center, um dos prédios símbolos da cidade de Nova Iorque. Poucos minutos depois um novo avião, dessa vez um Boeing 767-222 de um voo da United Airlines, com 65 pessoas a bordo, chocou-se contra a Torre Sul do World Trade Center. Um outro avião, com 64 pessoas em seu interior, ainda atingiria parte do Pentágono, em Washington, e outra aeronave, com 45 pessoas, cairia em um campo aberto na Pensilvânia antes de atingir o seu destino, presumivelmente o Capitólio. Pouco mais de uma hora depois do primeiro avião se chocar contra seu alvo, as duas torres do World Trade Center desabaram, levantando uma gigantesca nuvem de poeira e desespero por toda Nova Iorque. Além dos danos materiais às cidades atingidas, estima-se que os atentados causaram a perda de quase 3.500 vidas.

Consequências dos atentados
Após os atentados o Presidente norte-americano George W. Bush prometeu caçar os responsáveis pelos ataques, e uma onda de paranóia se espalhou por todo os Estados Unidos e nas suas relações com outros países. Os aeroportos do país tornaram a vigilância mais rígida, dificultando a entrada de estrangeiros, e os mulçumanos que vivem nos Estados Unidos passaram a ser hostilizados e investigados. Tendo como justificativa a luta contra o terrorismo, o país ainda invadiu o Afeganistão em 2001 e o Iraque em 2003, capturando Saddam Hussein no processo. Entretanto, até hoje Osama Bin Laden, tido como o principal responsável pelos atentados, permanece foragido.



fonte: JB online

Nenhum comentário: