quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dionísio Lins: Os prejuízos da pirataria

Dionísio Lins: Os prejuízos da pirataria

Presidente da Comissão Antipirataria da Assembleia Legislativa

Rio - Apesar das inúmeras operações realizadas quase que semanalmente pelos órgãos de fiscalização, o número de produtos piratas vendidos nas ruas da cidade é cada vez maior. Para termos uma ideia do que isso significa, a Receita Federal apreendeu recentemente cerca de 40 toneladas desses produtos, avaliados em aproximadamente R$ 30 milhões.

É claro que a repressão não pode parar. Mas creio que o melhor caminho a ser seguido pelos órgãos de defesa do consumidor seria o da educação e conscientização. Isso pode ser feito através da distribuição de cartilhas e da intensificação de palestras nas escolas, das redes pública e privada.

É importante ainda mostrar às pessoas que mantém o péssimo hábito de comprar produtos sem procedência que essa é uma prática ilegal e passível de detenção; isso sem contar o grande prejuízo ao comércio devidamente legalizado e ao trabalhador, já que a venda de produtos piratas traz um prejuízo anual de cerca de R$ 188 milhões em arrecadação para o Estado do Rio de Janeiro, deixando de gerar aproximadamente mais de 18 mil novos empregos.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE entre jovens cariocas comprovou que 93,8% dos entrevistados compram produtos piratas e têm consciência que isso é ilegal. A pesquisa revelou que, embora saibam da ilegalidade do produto, esses jovens desconhecem os malefícios que os pirateados podem causar, assim como não estão atentos para os prejuízos econômicos.

Em suma, é preciso que o cidadão carioca esteja cada vez mais consciente de que esse tipo de produto é ilegal e traz prejuízo para toda a sociedade.

fonte: O DIA

Nenhum comentário: