domingo, 6 de setembro de 2009

Município anuncia primeiras medidas do Lapa Legal

Cidade


Município anuncia primeiras medidas do Lapa Legal



O prefeito Eduardo Paes, a secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali e os demais secretários envolvidos no Lapa Legal visitam nesta quarta-feira, 24 de junho, às 10 horas, os locais das principais intervenções do projeto, um conjunto de ações de diversos órgãos da Prefeitura que têm por objetivo revitalizar uma das áreas culturais mais importantes da cidade.

A região receberá uma série de melhorias, como nova iluminação nas principais vias, assentamento dos ambulantes, controle acústico, segurança, com guarda municipal 24 horas por dia e organização das vagas de estacionamento. Pessoas com deficiência e idosos terão acesso facilitado graças à construção de 37 novas rampas.


Na ocasião será feito o anúncio do Núcleo Histórico Cultural da Lapa. A Prefeitura do Rio criou, através do Decreto nº 30.382, o Grupo de Trabalho Lapa Legal para promover o ordenamento urbano e as potencialidades da região da Lapa e seu entorno, presidido pela Secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali, envolvendo diversas secretarias e empresas públicas municipais.

Obras e melhorias
O projeto para requalificação da iluminação pública será iniciada no dia 24 de junho na área definida como prioritária pelo Grupo de Trabalho: Rua do Passeio. Serão disponibilizados pessoal, equipamentos e transporte para atender cerca de 100 pontos de luz na rua do Passeio.

A Prefeitura já iniciou a recuperação das pedras portuguesas no entorno da Praça Cardeal Câmara, próximo aos Arcos da Lapa. A Secretaria Municipal de Obras já está fazendo a manutenção de rotina, incluindo a recuperação da iluminação e da pavimentação, nas ruas que incluem o Lapa Legal: Avenida Mem de Sá, República do Paraguai, Ruas do Passeio, Evaristo da Veiga, Teixeira de Freitas, Visconde de Maranguape, das Marrecas, Moraes e Vale e Largo da Lapa.

Acessibilidade
Serão construídas 37 rampas para pessoas com deficiência. Duas já estão concluídas na Avenida Almirante Barroso, esquina com Largo da Carioca e Avenida 13 de Maio. Também está em andamento a construção de rampas na Rua República do Paraguai, com Rua Mem de Sá, na região da Lapa.

Neste trecho serão construídas oito rampas. Outras ruas beneficiadas serão: Travessa Mosqueira, Rua Regadas e Largo da Lapa. A previsão dos técnicos é de que o trabalho esteja concluído em cinco meses.

Feira noturna
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) está regulamentando a Feira Noturna Lapa Legal, que funcionará de quarta a domingo, das 19h às 3h30min, na calçada da Sala Cecília Meireles e no espaço entre os Arcos da Lapa e o Anfiteatro. Inscreveram-se 215 pessoas e, destas, foram sorteados 82 feirantes, para a Feira Noturna Lapa Legal (70 na praça da Lapa e 12 na calçada Cecília Meireles).

Estacionamento
Será feita a regularização e a fiscalização das vagas em espaços públicos. Haverá o estabelecimento de três pontos de táxi localizados na Rua Mem de Sá, na Av. Chile e na Rua do Resende (próxima à Rua do Lavradio), que serão ocupados individualmente sem cooperativas com número limitado do decreto de regulamentação. Haverá também um bolsão de taxi na Praça Mahatma Gandhi. Segurança A região terá patrulhamento ostensivo por 24h por dia. Esse patrulhamento será feito pela Guarda Municipal.

Controle acústico
A região da Lapa e seu entorno, por suas peculariedades e características históricas e sociais, necessitam de uma revisão urbano-ambiental do uso do solo. Há que ser reavaliada e planejada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de forma integrada entre diversos setores da Prefeitura, visando compatibilizar o uso residencial com as atividades econômicas, destacando-se aí, as culturais, turísticas e de lazer.

Serão revistos os parâmetros de níveis sonoros, incluindo um novo ordenamento espacial, mais realista e factível, que atenda melhor aos diversos interesses da área.

Restauro e iluminação cênica dos Arcos da Lapa
A Prefeitura está trabalhando por parcerias para o restauro e iluminação dos Arcos da Lapa.




Publicado em 24/06/2009

fonte: http://www.rio.rj.gov.br/pcrj/destaques/cidade_lapa.htm

Nenhum comentário: