terça-feira, 15 de setembro de 2009

Prefeitura do Rio inicia recadastramento de ambulantes que trabalham nas praias




Patrícia Fahlbusch | Rio+ | 14/09/2009 14:56
impressão | Envie por e-mail | RSS


Começou, nesta segunda-feira, o recadastramento dos ambulantes que trabalham na faixa da orla entre o Flamengo, na Zona Sul, e Grumari, na Zona Oeste. O serviço é gratuito e obrigatório. Até 26 de outubro, aqueles que possuem algum tipo de autorização devem se apresentar, das 10h às 16h, nas inspetorias regionais referentes às suas áreas de atuação.

Quem trabalha no Flamengo, Urca e Praia Vermelha deve procurar a inspetoria do Catete (Rua Silveira Martins 104); no Leme e em Copacabana, a inspetoria de Copacabana (Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1335); no Arpoador, Ipanema, Leblon e São Conrado, a da Gávea (Avenida Bartolomeu Mitre 1297); e na Barra, Recreio, Pontal e Macumba, a da Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna 2001, Bloco C).

Os produtos que podem ser vendidos incluem cerveja em lata, refrigerante, coco verde, água mineral, caipirinha, sucos e refrescos industrializados, sanduíches prontos, biscoitos, batata frita industrializada e sorvete. Estão proibidos camarão no espeto, churrasquinho, queijo coalho, salgados, além de embalagens de vidro.

O subsecretário de fiscalização da Prefeitura, Luiz Medeiros, anunciou outras novidades para este comércio.

"As barracas serão padronizadas, os ambulantes vão ganhar uniformes, e haverá número definido de cadeiras e guarda-sóis na areia. Será proibido pernoitar na praia, deixar o material das barracas na areia ou em veículos feitos de 'depósito'. Os ambulantes ainda vão passar por cursos sobre Vigilância Sanitária e proteção do meio ambiente", avisou Luiz.

Só podem se recadastrar moradores da cidade do Rio. Os documentos necessários são identidade, CPF, e comprovante de residência. Haverá 774 pontos fixos, 1548 vagas os ambulantes que caminham pela orla. A entrega das autorizações será no dia 26 de novembro. Não haverá comércio ambulante nas praias do Diabo, Reserva, parte da Macumba, Prainha, Abricó e Grumari.

O recadastramento é de acordo com o mês de nascimento do ambulante. De hoje ao dia 18 podem se recadastrar os ambulantes com ponto fixo nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. De 21 a 25 de setembro, os nascidos em maio, junho, julho e agosto; de 28 de setembro a 2 de outubro, nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Para os chamados "tiracolos" o recadastramento começa em 5 de outubro. Dessa data ao dia 9, é para os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril; de 13 a 19, nascidos em maio, junho, julho e agosto; e de 20 a 26, para quem nasceu nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.



fonte: sidney rezende

Nenhum comentário: