quinta-feira, 21 de maio de 2009

Lapa Legal está marcado para junho

Laura Machado e Patrícia Fahlbusch | Rio+ | 21/05/2009 18:42
impressão | Envie por e-mail | RSS


O projeto Lapa Legal está previsto para ser lançado em 24 de junho pela Prefeitura do Rio. Embora a divulgação oficial ainda não tenha acontecido, os órgãos municipais já atuam na região realizando melhorias.

A Secretaria de Obras trabalha na drenagem e limpeza das galerias de águas pluvias, conservação do asfalto, e com serviço de tapa-buracos. Também estão sendo desenvolvidas alternativas de acessibilidade em ruas e calçadas para portadores de necessidades especiais, uma exigência do Comitê Olímpico Internacional para a cidade poder ser escolhida como sede para os Jogos Olímpicos de 2016.

Quanto à iluminação pública, a Rioluz realiza a manutenção das luminárias e a troca das lâmpadas. A Rua do Passeio deverá ganhar um corredor iluminado. Já a Rua do Lavradio deverá ter as luminárias trocadas por modelos do Rio Antigo.

A Comlurb também trabalha pela revitalização da área. Além de cuidar da limpeza das vias, a companhia prevê a substituição das cestas de lixo para padronizar com o Rio Antigo. Já os monumentos históricos, como chafarizes, devem receber uma atenção especial. Está prevista a restauração do chafariz da Rua Riachuelo e também o da Glória, a recuperação dos Arcos da Lapa, do Convento de Santa Teresa, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, bem como do Museu de Imaginárias, e a reforma do casarão número 41 da Avenida Mem de Sá.

A fiscalização de estacionamento irregular é ação desenvolvida pela CET-Rio. A Lapa, com o novo projeto, deverá ganhar pontos exclusivos de táxis e vans, pois será proibido parar na frente de bares e outros estabelecimentos, como acontece no local.

O som ambiente comum dos bares da região deverá cessar às 22h, pois para atender o alto índice de reclamações sobre o barulho a Prefeitura decidiu que será respeitada a lei do silêncio para garantir o descanso dos moradores do bairro. Após as 22h só será permitido som alto em ambientes com isolamento acústico apropriado.

Os vendedores ambulantes também estão incluídos no projeto, com 82 vagas para região. A situação dessas pessoas será regularizada, e o trabalho será padronizado. Eles terão uniformes e barracas apropriadas para realizar seu serviço. Os camelôs ainda devem receber um curso realizado pela Vigilância Sanitária para melhorar as condições de higiene e cuidados na realização de suas vendas.

Para a segurança, o bairro poderá ter o reforço da vigilância 24 horas da Polícia Militar e da Guarda Municipal a partir da implantação do projeto. Além disso, a Lapa deverá ganhar um centro de referência para informações turísticas. A revitalização realizada por este projeto Lapa Legal promete aumentar a frequência da região.

Para o lançamento oficial do Lapa Legal está prevista uma solenidade no mesmo dia em que for publicado o texto no Diário Oficial do Município, com a participação do prefeito Eduardo Paes e outras autoridades.


site do sidney rezende

Nenhum comentário: