domingo, 24 de maio de 2009

Lapa vai ganhar um ‘banheirão’ no Choque de Ordem boêmio

Controle de camelôs, restrição da venda de bebidas e policiamento permanente são outras medidas

Rio - Para tentar acabar com os mijões que emporcalham as ruas da Lapa todas as noites, a prefeitura vai criar um ‘banheirão’ no meio do bairro boêmio do Rio. A ideia faz parte do pacote Lapa Legal, que a Secretaria Municipal de Cultura desenvolve com a iniciativa privada. Há o projeto de transformar o prédio 41 da Avenida Mem de Sá em um sanitário coletivo, aberto gratuitamente para homens e mulheres.

A intenção do Lapa Legal é atuar em seis frentes simultâneas: iluminação, segurança, trânsito, limpeza, organização dos ambulantes e tratamento acústico. A revitalização prevê até um limite no volume do som. Os shows ao ar livre terão de terminar às 22h.

ARCOS DE CARA NOVA

Pelas promessas da prefeitura, as 40 mil pessoas que circulam mensalmente pela Lapa perceberão mudanças significativas em breve. Os Arcos, famoso cartão-postal da cidade, devem ser pintados e ganharão iluminação especial. As ruas do bairro também vão ficar mais claras para inibir a criminalidade. Além disso, a partir do dia 24 de julho a região vai ter policiamento 24 horas.

Uma grande mudança poderá ser percebida nas calçadas. A intenção da prefeitura é cadastrar 82 ambulantes para vender alimentos e artesanatos próximo aos Arcos e à Sala Cecília Meirelles. Bebidas alcoólicas serão banidas das ruas e só poderão ser comercializadas em bares, restaurantes e casas noturnas.

Na opinião do presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Alexandre Sampaio, chegou a hora de o poder público fazer a sua parte. “A Lapa cresceu por causa da iniciativa do empresariado, que tomou frente na revitalização. Na verdade, pouco mérito merece o governo, que ignorou esse movimento. Mas a atitude da nova secretária é louvável. Estamos em diálogo com ela e dispostos a contribuir com esse projeto”, afirma Sampaio.

REVITALIZAÇÃO ENTRE PRIORIDADES

A revitalização da Lapa é uma das meninas dos olhos da prefeitura. No início de novembro, logo após o prefeito Eduardo Paes ser eleito, Jandira Feghali, assim que foi anunciada como secretária municipal de Cultura, definiu a melhoria da infra-estrutura do bairro como uma de suas prioridades.

Em janeiro, na primeira semana do governo Paes, a Lapa já estava na rota da operação Choque de Ordem. Algumas ações começaram a ser feitas na bairro, mas autônomos e flanelinhas voltaram a dominar ruas e calçadas.

No fim do mês, a segurança voltou à pauta de discussões. O estudante Victor Emanuel Muanis Fernandes de Castro, 23, foi atingido por uma bala perdida e morreu na porta de um bar.


FONTE: JORNAL O DIA

Um comentário:

LEILA DA LAPA disse...

OS AMBULANTES DA LAPA AGRADECEM.