domingo, 31 de maio de 2009

Quais são as 4700 substâncias tôxicas presentes no cigarro ?



31 DE MAIO
DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CIGARRO


A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:

Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos - DDT;
Solvente - benzeno;
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);

Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;
Também fazem parte da relação de substâncias tóxicas do cigarro, as seguintes:
terebentina, formol, amônia, naftalina, cloreto de vinil, arsênico, cianido de hidrogênio,formol, entre outras.

É isso ai Caio, estas seriam as principais substâncias do cigarro. E tem gente que ainda paga para inalar isso tudo... Você também pode visitar o site abaixo e ter mais informações. Um abraço e até mais.
Fonte(s):
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/...

2 comentários:

Anônimo disse...

isso é muito interessante e támbem um ótimo jeito de avisar aos fumantes.

Anônimo disse...

Realmente muito interessante, mas uma questão interessante é se o cigarro tem tantas substâncias radioativas por que nao fazem bombas com ele?