quarta-feira, 8 de abril de 2009

36.800 VAGAS PARA AMBULANTES

36.800 vagas para camelôs legalizados
Cadastramento começa dia 18 de maio. Para cada licença, 2 pessoas poderão trabalhar
POR CHRISTINA NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Começa dia 18 de maio o cadastramento de ambulantes na cidade. Serão concedidas, em duas fases, autorizações para 18.400 pontos. A prefeitura espera gerar mais de 36 mil postos de trabalho, pois cada camelô poderá cadastrar um auxiliar. Estima-se que haja 35 mil trabalhando no Rio.

Serviço: Relação das vagas por região e o endereço completo das 20 inspetorias

A primeira etapa de inscrições é para quem já tem licença. A seguinte é destinada aos que atuam irregularmente. A prioridade será dada a portadores de deficiência, maiores de 45 anos desempregados há mais de 1 ano e ex-detentos.

A previsão é que o processo de legalização dure seis meses, com a entrega de crachás e autorizações em 6 de outubro. Em caso de empate, terá prioridade o mais idoso, o portador de deficiência e com maior número de filhos menores. Titular e auxiliar terão crachá com a foto dos dois.

Hoje começa o levantamento do comércio de rua da Tijuca, bairro escolhido como piloto para a implantação do projeto Empresa Bacana. Conforme O DIA antecipou, a prefeitura transformará o camelô em microempresário, com direito a benefícios como aposentadoria a partir de contribuição mensal de R$ 56,15.

Quem não conseguir se legalizar será direcionado a cursos profissionalizantes “Essa iniciativa veio num momento em que eu já estava pensando em virar um pequeno empreendedor”, afirmou Maurício Levi, 39 anos, que é da terceira geração de uma família de ambulantes na Praça Saens Peña.

Pela novas regras de cadastramento, só será permitida uma inscrição por pessoa. Os interessados devem procurar uma das 19 Inspetorias Regionais de Licenciamento e Fiscalização ou a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização.

Os nomes serão inseridos no Cadastro Único do Comércio Ambulante (Cuca) e será emitido crachá com dados pessoais do ambulante e de seu auxiliar, o tipo de produto vendido e o horário em que estão autorizados a funcionar. A licença será diferenciada por cores para cada região e ela não será válida em outro local. Em alguns bairros, como a Lapa, o comércio de rua pode ter horários diferenciados para garantir que haja mais vagas.

FONTE: O DIA

5 comentários:

Anônimo disse...

não houve cadastramento no dia 18/5/2009 na 5a região administrativa do LEblon RJ fomos informados que seria no dia 12/6/2009.Vocês poderiam informar se haverá amanha ou foi mais uma vez adiada ? URGENTE !!!!!!!!!!AGORA

Anônimo disse...

dESCULPE-ME SE EU ESTIVER BEFLANDO, MAS TENHO PROCURADO A LISTA DOS PRIMEIROS NOMES APROVADOS DOS AMBULANTES DO RIO DE JANEIRO E NÃO TENHO ENCONTRADO. ENTÃO POR FAVOR SE ALGUÉM JÁ CONSEGUIU A LISTA ME PASSE POR E-MAIL. DESDE JÁ AGRADEÇO. SHEILA
shsdourado@ig.com.br
sssjjt@ig.com.br

Anônimo disse...

Opa desculpa é blefando rsrs...

Unknown disse...

GOSTARIA MUITO DE SABER SOBRE A LISTA DAS PESSOAS QUE CONSEGUIRAM SER APROPVADOS , POIS ESTOU ANCIOSA PRA SABER SE VOU CONTINUAR A TRABALHAR NA RUA .
DESDE JÁ AGRADEÇO

Unknown disse...

POR FAVOR ESTOU PROCURANDO A LISTA DOS APROVADOS DE AMBULANTES E NAÃO ESTOU ACHANDO POR FAVOR SE CONSEGUIREM ME MANDEM POR E-MAIL:
CRISTINA63@IG.COM.BR