quinta-feira, 29 de abril de 2010

Camelôs da Central vão ganhar mercadão



Luiz Alvarenga

A Prefeitura do Rio reservará um terreno no Centro do Rio, para fazer um mercado popular , nos moldes do Mercadão de Madureira. O objetivo é instalar, ali, os ambulantes que trabalhavam nos 592 boxes do camelódromo da Central do Brasil, destruídos parcial ou totalmente por um incêndio na segunda. A
área atingida pertence à Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio (Coderte), que pretende reintegrá-la para a ampliação do Terminal Rodoviário Américo Fontenelle.

A construção do mercado foi informada, nesta quarta-feira, pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal do Trabalho, Augusto Ribeiro, numa reunião com os camelôs. Ao longo da tarde, mais de 150 ambulantes fizeram um ato em frente à prefeitura. Segundo Ribeiro, o mais provável é que um novo terreno seja adquirido. A intenção é criar um mercado vertical, com mais de um pavimento, onde ficariam os desabrigados do incêndio.

— Queremos que o mercado fique nas proximidades do terminal. A construção deve acontecer este ano. Tam bém vou conversar com a Secretaria de Assistência Social para ver se é possível pagar um benefício (aos ambulantes) enquanto o mercado não fica pronto — disse Ribeiro.

Segundo Ronaldo Francisco, presidente da Coderte, órgão do estado ao qual pertence o terminal, o primeiro passo será fazer o recadastramesnto dos ambulantes. Ele esclareceu que a retirada dos camelôs do local do incêndio já tinha sido anunciado em 2009.

fonte: j.extra

Nenhum comentário: