quinta-feira, 1 de abril de 2010

Novo 'xerife' do Rio diz que próximos alvos do Choque de Ordem são as feiras



Laura Machado - Atualizada às 13:46 | Rio+ | 31/03/2010 12:00

Novo 'xerife' do Rio diz que próximo alvo do Choque de Ordem são as feiras. Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro tem um novo "xerife". Alexander Vieira da Costa, assumiu nesta quarta-feira o posto. Ele substitui Rodrigo Betlhem, na Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP). Bethlem irá se candidatar ao cargo de deputado federal. Alex Costa já anunciou a nova missão do Choque de Ordem: organizar as feiras livres cariocas.

"Vamos atuar nas férias livres da cidade. Como aconteceu o cadastramento dos ambulantes vamos realizar um para regular as feiras. A feira é algo cultural do Rio, do carioca. É algo que não pode acabar, mas que tem que organizar", explicou o novo secretário.

Ele avisou que já esta sendo feito um mapeamento para verificar de fato quantas feiras existem na cidade. Alex destacou ainda que a última legislação para feiras no Rio é de 1984, por isso a necessidade de avaliar quem são os donos da matrícula, bem como quem está realizando o trabalho.

O recadastramento dos feirantes devem começar no próximo mês, segundo a previsão do novo comandante da SEOP. Pelos planos da gestão municipal as feiras também vão passar a ter barracas padronizadas como já aconteceu com o comércio ambulante e os barraqueiros das praias.

Lançada a segunda etapa do plano de Ordem Pública

O prefeito Eduardo Paes garantiu que ações de combate a desordem urbana serão mantidos com o novo comando da pasta, durante o anúncio da segunda fase do plano municipal de Ordem Pública, nesta manhã, no Palácio da Cidade, na Zona Sul. Bethlem deixou a chefia da Ordem Pública para concorrer a deputado federal nas próximas eleições.

"Não é uma nova gestão é a mesma, pois o Alex Costa era o meu subsecretário. Ele é altamente qualificado. Toda a equipe fica só saio eu. É um quadro de continuidade. Estamos neste momento passando para fase dois do plano municipal de Ordem Pública. É um caráter de continuidade, transcende o governo, pois o plano vai até 2016 justamente para que se possa criar as condições necessárias para que o Rio seja efetivamente uma cidade organizada em pouco tempo", declarou o ex-xerife do Rio.

A partir desta segunda etapa do Choque de Ordem, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai trabalhar em conjunto com a SEOP para desenvolver ferramentas que permitam a maior participação da população, que poderá opinar e acompanhar a execução do plano municipal de Ordem. Segundo Bethlem, a próxima fase será de consolidação das ações com novos guardas, bem como mais tecnologia como câmeras de vigilância pelas ruas e a renovação da frota da guarda municipal.

Conheça o novo secretário

Alexander Vieira da Costa, 38 anos, é carioca de Marechal Hermes e formado em Ciências Políticas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em 1997, ingressou na política como assessor parlamentar do então vereador Eduardo Paes. Ele tem acompanhado a trajetória do política do atual prefeito do Rio desde então.

Em 1999, assumiu a Administração Regional de Jacarepaguá. Dois anos depois, foi nomeado subprefeito da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, cargo que exerceu até 2003. Desde o primeiro ano da gestão de Paes, ele trabalhava no cargo de subsecretário de Integração e Controle Urbano da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop). Alex Costa, como é conhecido, é casado com Alessandra e é pai de Lucas, de 9 meses.


fonte:SRZD

Nenhum comentário: