terça-feira, 6 de abril de 2010

Espaço urbano deve ser administrado com olho no futuro

Enviado por Míriam Leitão -
6.4.2010
|
13h56m
NA CBN

Tragédias poderiam ter sido evitadas se tivesse a administração do espaço urbano com olho no futuro. Uma coisa é passar horas numa fila de aeroporto, porque o táxi não chega por causa da chuva. Isso aborrece, mas você chega em casa. Mas há 56 pessoas que perderam a vida, 50 feridos, 20 desaparecidos. Neste ano, outros casos dramáticos aconteceram por excesso de chuva.

As cidades não estão preparadas. Oitenta por cento dos brasileiros moram na área urbana. O que os climatologistas nos dizem é que esses eventos mais radicais, como chuvas, enchentes e secas prolongadas, vão acontecer com mais frequencia. Por isso, as autoridades devem administrar o espaço urbano com essa visão. É daqui para pior. Não é a chuva que é culpada. A cidade não fez a dragagem, a água não escoa, isso é velho.

O setor público está despreparado até para nos orientar. Hoje, o prefeito disse para ninguém sair de casa. E agora, o Lula falou para sair, se estiver próximo de encosta. Mas vai para onde? As autoridades têm que saber que esses eventos vão acontecer com mais frequência. Então, eles devem ter um comando de emergência para atuar nos momentos de emergência.

FONTE: CBN

Nenhum comentário: