terça-feira, 6 de abril de 2010

Rio de Janeiro: chuva deve voltar em dez dias

6 de abril de 2010

Por Marina Dias

As fortes chuvas que castigam o Rio de Janeiro desde segunda-feira podem voltar a atingir a região em dez dias. Segundo a metereologista do Climatempo Patrícia Madeira, a intensidade dos temporais irá diminuir até o fim da semana, mas por volta do dia 16 de abril, uma nova frente fria chegará ao estado intensificando a formação de nuvens. "Para esta semana, a expectativa ainda é de tempo fechado, mas com chuva de menor intensidade. Esperamos também ressaca marítima, devido ao vento forte no oceano".

A especialista ainda afirma que, apesar do fenômeno El Niño - que influencia a região nessa época do ano e cria uma expectativa de chuvas acima da média - os temporais na capital carioca "não são nada normais". Em pouco mais de 24 horas, choveu mais de 200 milímetros em vários pontos do Rio de Janeiro. Na favela da Rocinha, por exemplo, o volume de chuva chegou a 285 milímetros desde a manhã de segunda até o início da tarde desta terça-feira.

Para se ter uma ideia, o índice normal de chuvas ao longo de todo o mês de março é de 91.1 milímetros. "A chuva grossa que se estendeu por tantas horas no Rio superou e muito essa marca", diz Patrícia.

Massas de ar - O Rio de Janeiro estava sob uma atmosfera de massa de ar quente muito intensa e recebeu, neste início de semana, uma massa de ar frio que veio da Argentina acompanhada de uma massa de ar polar. "Esse contraste de temperaturas ocasionou a formação de nuvens que resultaram nas fortes chuvas", explica a metereologista.


FONTE:VEJA

Nenhum comentário: