Uruguaiana na África do Sul

No coração de Johannesburgo, a alguns  quilômetros do Soccer City, palco de abertura e encerramento da Copa do  Mundo, o mercado da pirataria pulsa firme. Com produtos de terceira  linha, importados da Ásia — principalmente da China —, o "camelódromo"  de mais de 400 lojas em três andares é conhecido pelos sul-africanos  como "Fong Kong", abreviatura de From Hong Kong (fabricado em Hong  Kong). São produtos de baixa qualidade, a ponto de ser incomparáveis com  a rua Uruguaiana, no Centro do Rio.
— É barato, mas os produtos  são ruins, baixa qualidade — disse Thembisa Amude.
Veja fotos do 'camelódromo' em Johannesburgo
Com proprietários chineses e mão de obra sul-africana, o idioma mandarim se mistura aos dialetos do país. A língua universal do Dragon City — o Fong Kong —, no interior do calemódromo que tem as-pecto de máfia, é o da venda. A tão criticada "Jabulani", bola da Copa que custa nas lojas oficiais mil Rands — R$ 250 —, está pendurada num dos boxes ao preço de 16 Rands — R$ 4. Uma cópia fajuta. Tem de tudo. No estacionamento, o entra-e-sai das caminhonetes gera confusão. São tênis com "N" da Nike e logotipo da Kappa, tapetes, cornetas de acabamento inacreditável, bonés..fonte: O DIA
 
 
 
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