O debate sobre o combate à desordem pegou a estrada e desembarcou ontem em Resende, município do sul do estado do Rio de Janeiro, com a palestra do ex-secretário de Ordem Pública Rodrigo Bethlem. Alunos da Associação Educacional Dom Bosco tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ações de Choque de Ordem, cujos resultados positivos na cidade do Rio inspiraram a criação de diversas secretarias da Ordem Pública em outros municípios. Só na Região dos Lagos, Búzios, Cabo Frio, Saquarema e Araruama são alguns exemplos.
A palestra foi aberta a alunos e moradores de Resende. Para o inspetor de qualidade, Edmilson da Silva, que já conhecia as ações de Choque de Ordem realizadas no Rio de Janeiro, o combate à degradação urbana deveria se estender para sua cidade. “Gostei do projeto adotado por Rodrigo Bethlem. A esperança é que o Choque de Ordem seja aplicado não só em Resende como em todo o país”, disse Edmilson.
Edmilson pede Choque de Ordem em todo o país
Bethlem falou sobre os benefícios de se viver em uma cidade organizada, onde a desordem e a degradação urbana são combatidas com políticas públicas eficientes, que proporcionam qualidade de vida à população.
Os estudantes assistiram a vídeos sobre diversas operações realizadas na cidade do Rio. Um deles sobre a derrubada de casas irregulares que serviam como cracolândias e deram lugar a uma creche com capacidade para 150 crianças no Jacarezinho, e a uma praça bem iluminada e segura em Copacabana. As ações foram apresentadas por Bethlem como exemplo de que não se pode fechar os olhos para um mal instalado no país: o aumento significativo do uso do crack por moradores de rua, muitos deles menores de idade.
*Fotos: Yuri Campos
fonte : choque de ordem
Nenhum comentário:
Postar um comentário