 
                                                         Apropriação de cartões e de pensões por parentes estão entre crimes mais registrados
POR PAULA SARAPU
Rio - No Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes inauguraram ontem a Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade, em Copacabana. Criada em 2007, a unidade chegou a funcionar na gare da Central do Brasil e estava instalada provisoriamente numa sala de 40 metros quadrados na Estação Siqueira Campos do metrô.

O prefeito Eduardo Paes e o governo Sérgio Cabral inauguraram a delegacia, na Rua Figueiredo Magalhães | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
De acordo com os dados da Secretaria Especial de Envelhecimento  Saudável e Qualidade de Vida, em 2009 houve registro de 524 denúncias de  maus-tratos, abandono e negligência com idosos — 84 casos a mais do que  em 2008. Segundo a secretária Cristiane Brasil, os crimes contra  pessoas de terceira idade ocorrem, na maioria das vezes, dentro de casa,  praticados principalmente por parentes. Mulheres entre 70 a 89 anos são  as principais vítimas.
“Pior que agressão física é a financeira e a afetiva, a ameaça de que  vai abandoná-lo. Sabemos que a maioria dos casos envolve parentes e, em  primeiro lugar, vem a apropriação indébita de cartões e da pensão,  tirando a capacidade do idoso de se manter. Em seguida, aparecem as  reclamações contra serviços públicos, como transporte e saúde. E por  último a violência doméstica”, afirmou a secretária.
A solenidade aconteceu em clima de festa na calçada da delegacia, num  dos bairros que mais concentram pessoas da terceira idade no Rio. Dados  do IBGE mostram que Copacabana tem cerca de 43,8 mil moradores idosos  (27,2% do total da população do bairro). Já o Méier possui 66 mil  moradores nessa faixa etária (16,5% da população total do bairro) e a  Tijuca concentra 38 mil idosos (21,1% dos moradores).
Violência simulada
Uma encenação de um grupo de senhoras chamou a atenção de quem  acompanhava a inauguração: elas estavam acorrentadas, com maquiagem  simulando agressões.
Entre o público, muitas aposentadas vestiam camisas do Brasil por causa  do primeiro jogo da Seleção na Copa. O governador Sérgio Cabral disse  que a ideia de uma delegacia especializada em idosos se inspirou em um  projeto existente em São Paulo.
Unidade possui elevador e área destinada a repouso
Equipada com elevador, ambiente reservado a repouso e adaptações para  portadores de deficiência, a delegacia funciona num prédio de dois  andares na Rua Figueiredo Magalhães 480, de segunda a sexta, até as 18h.  Os atendentes são universitários das áreas de Psicologia e Serviço  Social.
Interligada ao programa Delegacia Legal, a unidade foi construída numa  parceria com a prefeitura, que cedeu o terreno e investiu R$ 1,4 milhão  nas obras. O governo estadual ficou responsável pelo projeto  arquitetônico, a implantação da tecnologia, treinamento dos  profissionais e a montagem e instalação do mobiliário e equipamentos.
A delegada Catarina Noble continuará à frente da unidade. “Esta  delegacia é importante para que os idosos voltem a ter respeito e  dignidade. É preciso que os mais novos se conscientizem de que um dia  serão também idosos e tratem melhor quem hoje está na terceira idade”,  disse. “Não só os moradores de Copacabana, mas todos os idosos terão uma  delegacia à altura do que merece ter a terceira idade”, afirmou o  governador
fonte : O DIA
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário