JB Online
RIO - Quinze de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O objetivo da data é, segundo o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Para a psicologia, entre os desafios está a realização de pesquisas sobre Psicologia do envelhecimento, a construção de referências para a atuação profissional dos psicólogos com esse segmento populacional, a formação de redes que favoreçam a atuação interdisciplinar e a participação em instâncias deliberativas de diretrizes governamentais e de controle democrático.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa de discussões sobre políticas públicas com diversos setores da sociedade. Neste segmento, atua como membro do CNDI, representado pela conselheira Maria Christina Barbosa Veras. Sua colaboração é na elaboração e implementação de políticas na área, discutindo parâmetros e referências para a atuação do psicólogo, com perspectiva multiprofissional.
10:45 - 12/06/2009
fonte: JB ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário