terça-feira, 23 de junho de 2009

Jandira lança programa para Lapa

Anna Luiza Guimarães | Rio+ | 11/01/2009 16:03
impressão | Envie por e-mail | RSS


No lançamento oficial do Fashion Rio, edição de inverno, no Palácio da Cidade, em Botafogo, a secretária de Cultura, Jandira Feghali, anunciou o plano de revitalização para região da Lapa, que será homenageada no evento de moda, que começa neste domingo, na Marina da Glória. O prefeito Eduardo Paes participou da entrevista coletiva, que contou com o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, o diretor superintendente do Sebrae, Sérgio Malta, e Eloysa Simão, criadora e organizadora do Fashion Rio.

No projeto Lapa Legal, Jandira pretende cuidar do espaço e organizar bares, trânsito e iluminação. Para isso, a secretária já realizou três reuniões com membros de diversas secretarias municipais, além da associação de moradores e comerciantes da região. Segundo Jandira, a sua equipe está fazendo um levantamento sobre a Lapa, durante o mês de janeiro, a fiscalização começará em fevereiro e, a partir de março, a população começará a sentir os efeitos das mudanças.

"A Lapa ser tema do Fashion Rio é muito bom, porque estamos preparando o projeto Lapa Legal. A região vai sofrer um choque de ordem", disse Jandira.

As ações na Lapa são: Delimitar o bairro geograficamente, ou seja, saber onde começa e termina a Lapa, pois hoje o bairro é concentrado no Centro, melhorar a iluminação das ruas, promover parcerias com estacionamentos particulares para evitar a presença de flanelinhas, além de trabalhar apenas com ambulantes cadastrados. A secretária também vai construir uma casa para o samba, hip-hop e uma ouvidoria para reclamações de moradores e público que frequenta a Lapa.

"No levantamento que estamos fazendo, descobrimos que a Lapa tem 450 vagas legais de estacionamento nas ruas. Agora, levantaremos o número de vagas nos estacionamentos fechados para começarmos a fechar parcerias e fiscalizar", explicou a secretária, que não acredita em milagres. "Eu não vendo ilusão. É claro que o problema dos flanelinhas não vai acabar assim, de uma hora para a outra, mas nós vamos fiscalizar".

Jandira também se encontrou com ambulantes que trabalham na região. "Eles foram bastante recepctivos e interessados em colaborar. Eles também não querem viver na irregularidade e colaborar com a desordem urbana. Hoje, a prefeitura tem 61 ambulantes cadastrados. Vamos ver se é possível aumentar esse número ou não. De qualquer forma, vamos organizar o trabalho deles. Todas as barracas vão ter locais e condições apropriadas", revelou Jandira, que vai acabar com a realização de shows em locais abertos, perto de residências.

"Os bares vão ter que se adaptar e fazer um isolamento acústico. Quero que a Lapa seja mesmo um bairro", comentou. Jandira criticou a situação da Rioluz, que segundo ela, é precária e hoje não pode fornecer nem um poste para melhorar a iluminação.

O prefeito Eduardo Paes aproveitou para falar sobre a operação Choque de Ordem, que acontece neste domingo, em Ipanema. "Vamos continuar com o choque de ordem, principalmente, em Ipanema, e na areia da praia, onde existe muita desordem".


fonte: site SIDNEY REZENDE.

Nenhum comentário: