quarta-feira, 10 de junho de 2009

Operação Lei Seca reduz acidentes em 36,2% no Rio

Da Redação
A Operação Lei Seca conseguiu reduzir em 36,2% os acidentes automobilísticos no trânsito do Estado do Rio de Janeiro. Lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, a operação visa a combater a mistura de bebida alcoólica com direção de veículos.

De 1 a 30 de maio, foram registrados 917 socorros, de acordo com dados do Grupo de Socorro de Emergência (GSE), da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. No mesmo período do ano passado, foram 1.438 acidentes.

Os dados mostram que a diminuição no número de acidentes tem tido um aumento gradativo mês a mês. De 1 a 30 de abril, a redução foi de 23,6%. De 19 de março a 19 de abril, ficou em 19%.

"Essa redução mostra que o trabalho está superando todas as expectativas. A população está se conscientizando de que a mistura de álcool e direção não combina com a preservação da vida e está aderindo à campanha", declarou o subsecretário de Estado de Governo e coordenador-geral da operação, Carlos Alberto Lopes.

Lançada com o objetivo de reduzir os acidentes, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. Em 2008, 2.500 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 30 mil ficaram feridas no estado.

Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica no sangue. Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem sobre o perigo da mistura de direção e álcool em bares, boates e restaurantes.

Participam ainda da operação o Detran, a CET-Rio, a Uerj, a UFRJ, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a ONG Trânsito Amigo, 260 associações de taxistas - que estão adesivando 38 mil táxis com a frase “Operação Lei Seca – Vá de táxi” - e a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), que já começou a adesivar 12 mil ônibus sob a inscrição “Operação Lei Seca – Vá de Ônibus”. A SuperVia também aderiu e adesivou quatro trens com a frase “Operação Lei Seca – Vá de Trem”, assim como o Metrô-Rio, que envelopou seis vagões sob a inscrição “Operação Lei Seca – Vá de Metrô”.

As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.


fonte: Agência Rio de Notícias © 2009

Nenhum comentário: