quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lista de camelôs da Lapa pode mudar

Camilla Lopes, Jornal do Brasil


RIO - A prefeitura anunciou quarta-feira, durante o lançamento da Feira Noturna Lapa Legal, que pode rever o sorteio dos 82 camelôs autorizados a trabalhar no local, além de implementar, a partir desta madrugada, a vigilância 24 horas no bairro, feita pela Guarda Municipal.


Doze camelôs sorteados podem ser eliminados por residirem em outros municípios – o que viola as regras estabelecidas para o sorteio –, de acordo com denúncia feita à prefeitura pela Associação dos Trabalhadores Informais dos Arcos da Lapa (Atial).

Nesse caso, eles serão substituídos por vendedores que ficaram em uma lista de espera, dentre os 215 candidatos que participaram do sorteio, na segunda-feira.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, a seleção dos 82 camelôs não será homologada até que se termine a revisão do sorteio.

– Enquanto isso, seremos tolerantes, mas não vou dar prazo para averiguação. Os ambulantes que comprovadamente estiverem irregulares serão substituídos pelos que ficaram na reserva – confirmou.

A prefeitura não levou em conta, porém, outra reivindicação da Atial, de que a experiência deveria ser levada em conta e os vendedores mais antigos, mantidos por terem participado ativamente da revitalização da vida noturna no bairro.

– Existem ambulantes que trabalham na Lapa há mais de 15 anos, muito antes de os novos bares chegarem. Achamos injusto que eles tenham ficado de fora – disse Paulo Veras, diretor da associação.

Para a secretária de Cultura, Jandira Feghali, o sorteio foi a forma “mais democrática de conceder as licenças”, porém – ainda que contemplando algumas pessoas sem nenhuma experiência com comércio de rua.


– Não podemos distinguir pelo tempo em que eles trabalham aqui – alegou Jandira. – Já as irregularidades (candidatos com residência fora do Rio) serão analisadas .


Segundo o diretor da Atial, as 12 pessoas que ele afirma estarem em situação irregular são “oito ganhadores que moram em Cabo Frio, e quatro em Araruama”.

Parcerias


A prefeitura também anunciou que vai abrir licitação para empresas interessadas em patrocinar parte doordenamento do Lapa Legal.

– A vencedora ficará responsável pelas barracas dos ambulantes e pela locação de um depósito para as mercadorias – explicou Bethlem.

Já o prefeito Eduardo Paes ouviu reclamações de moradores e prometeu que a guarda municipal 24 horas será o fim da desordem no bairro.

– Nós não vamos mais tolerar a ilegalidade na Lapa – afirmou.



21:45 - 24/06/2009

fonte:JB

Nenhum comentário: