sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dengue: Mil doentes por semana Município já contabiliza quase 13 mil casos de dengue desde o início deste ano





POR CLARISSA MELLO

Rio - A cada semana, cerca de mil pessoas têm dengue no município do Rio, desde o início do ano. Até a noite de ontem, a Secretaria Municipal de Saúde já contabilizava 12.968 casos suspeitos na capital em 2011. Sete pessoas morreram vítimas da doença no mesmo período. Segundo estatísticas da Secretaria Municipal de Saúde, dos 10 bairros com maior incidência da doença, cinco ficam na Zona Oeste, nas regiões de Guaratiba e Jacarepaguá.

O cálculo é feito pela relação do número de habitantes com o de pessoas infectadas. Barra de Guaratiba, por exemplo, tem 65 casos da doença, enquanto Santa Cruz, 848. Este último bairro, porém, não está na lista dos locais com maior incidência, já que sua população é imensa: 202.045 habitantes, contra os 4.513 de Barra de Guaratiba. O percentual de habitantes de Santa Cruz que tiveram a doença é de 0,42%. Em Barra de Guaratiba, 1,44%.

Em todo o estado, de 26 de fevereiro a 26 de março, uma pessoa morreu a cada dois dias. Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde apontou que 23 pessoas morreram desde janeiro por dengue. No fim do mês passado, o Estado contabilizara sete óbitos.

“Estamos em um ano preocupante, mas esperamos que o número de casos comece a cair a partir da diminuição da temperatura”, afirmou o secretario municipal de Saúde, Hans Dohmann.

MARATONA POPULAR SÁBADO

A partir de sábado a união entre governo e população no combate aos mosquitos promete ser intensa. A Prefeitura do Rio vai promover a 1ª Caminhada contra a Dengue pela Cidade. Nela, cerca de 200 grupos de cariocas, junto com agentes de saúde, vão procurar focos pelas regiões em que moram, em toda a cidade, para mapeá-los. “Os cidadãos poderão levar informações de focos em locais que o poder público desconhece. Há lugares que só a vizinhança sabe que é um risco. A partir daí, vamos pela primeira vez traçar um mapa dos lugares com probabilidade de existência do mosquito”, explicou o secretário Hans Dohmann.

Para participar do evento, basta se apresentar em qualquer posto municipal de saúde às 8h30 de sábado. Também é possível denunciar focos de mosquito pelo teleatendimento 1746.




fonte : O DIA

Nenhum comentário: