sexta-feira, 15 de abril de 2011

Esmola que perpetua a pobreza!



Dar esmola ainda é um assunto polêmico. Há quem diga que é como discutir religião, time de futebol, política... Mas o fato é que dar esmola não é correto. Ela acaba por sustentar as pessoas na rua, alimentando, inclusive, seus vícios. Existem abrigos públicos, mas muitos deles não querem nem passar perto, por conta das regras desses espaços. Em geral, as pessoas dormem na rua porque preferem assim.

A prefeitura do Rio de Janeiro, através da SMAs, mantém 53 abrigos pela cidade, com projetos, exatamente, para tirar as pessoas da rua e dar a elas a assistência necessária. Isso inclui dar alimentação, capacitação profissional, possibilidade de reinserção à família e encaminhamentos para a rede de saúde. Podemos atender os pedintes nesses projetos. Dar esmola não é certo, já que favorece o consumo de droga e álcool. Muitas pessoas dão moedas apenas para ficar livres. É uma atitude que pode levar o pedinte para o fundo do poço. A esmola perpetua a pobreza e a miséria e estimula a permanência das pessoas nas ruas e que ficam fora do sistema de proteção social existente na prefeitura.

As pessoas devem contribuir apenas para instituições consideradas idôneas.

Você pode saber mais sobre os abrigos da cidade do Rio através da Ouvidoria da SMAS: 3973-3800.


Publicada por Rodrigo Bethlem

Um comentário:

Anônimo disse...

a esmola não resolve o problema,você da esmola para um mendigo hoje e amanhã ele vai estar de novo pedindo esmola,a esmola apenas ameniza os efeitos do problema,o problema é que ele não tem como conseguir o dinheiro através do trabalho,o que resolveria o problema seria arranjar um trabalho para o mendigo,eu não preciso ajudar o mendigo através de esmola,pois eu já faço isso através dos meus impostos,segundo a constituição todos tem o direito ao trabalho entre outros direitos sociais,eu já pago para o governo fornecer esses direitos a todos os cidadãos,não faz sentido eu dar esmola,pois eu estaria pagando duas vezes pela mesma coisa,se o mendigo não está tendo acesso ao direito dele ao trabalho,ele que tem que correr atrás dos direitos dele e não eu,eu já fiz a minha parte quando eu paguei os meus impostos