sexta-feira, 22 de abril de 2011

Gasolina pode mesmo faltar nos postos do Rio - Economia - Extra Online

Gasolina pode mesmo faltar nos postos do Rio - Economia - Extra Online:
Sindicato teme que gasolina falte nos postos do Rio / Foto: Miguel Peters / Extra
Andréa Machado
T

Apesar de a Petrobras ter negado, na terça-feira, que pode faltar gasolina, conforme disse o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, nos postos essa possibilidade realmente existe. Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência (Sindcomb) do Rio, Manoel Fonseca da Costa teme que o combustível falte, sim, no estado, como segundo ele, tem acontecido em outras localidades do país.

Bandeira branca

De acordo com Fonseca, postos de bandeira branca, que trabalham com distribuidoras menores, já estão com dificuldade de comprar a gasolina. Em certos casos, ele afirma, algumas distribuidoras estão controlando a entrega. A falta da gasolina se daria por causa da escassez de etanol anidro (25% da gasolina é composta pelo produto), já que muitos usineiros priorizam a produção do açúcar (em alta no mercado externo), no lugar do etanol.

No entanto, alivia Fonseca, quem vai viajar não precisa se preocupar: a falta de combustível, se acontecer, não será de imediato. Como a safra da cana de açúcar está começando, pode ser que o problema seja resolvido a tempo.

Para Fonseca, o governo deveria se organizar para o ano que vem e estudar a possibilidade de diminuir a quantidade de álcool na gasolina de 25% para 20%, além de cortar incentivos públicos das usinas que não quiserem produzir o álcool, apenas o açúcar.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: