segunda-feira, 18 de abril de 2011

Primeiro palácio de Nero terá reconstrução virtual em 3D aberta ao público - O Globo

Primeiro palácio de Nero terá reconstrução virtual em 3D aberta ao público - O Globo:
Plantão | Publicada em 18/04/2011 às 11h51m
O Globo


Vista da Domus Transitoria em imagem exposta em Roma/ AFP

RIO - Os restos da magnífica propriedade sobre o monte Palatino onde Nero viveu nos primeiros anos de seu reinado serão abertos ao público no fim do verão, anunciaram as autoridades italianas na abertura de uma exposição sobre ele, informou reportagem da 'Discovery News'. Notório por ser um tirano cruel megalomaníaco que perseguiu os primeiros cristãos, mandou executar seu meio-irmão, duas esposas e até sua mãe o quinto imperador romano. Na verdade, ele é acusado de praticamente destruir Roma sozinho, pelo grande incêndio em 64 dC, que devastou a cidade. O complexo deve ser aberto para grupos fechados de visitantes em setembro.

O palácio, chamado de Domus Transitoria, é uma obra-prima da arquitetura que se estendia sobre o Palatino, onde Nero viveu primeiro com seu tio-avô e pai adotivo Claudius e sua mãe Agrippina, até os jardins de Mecenas do Monte Esquilino. A residência era grandiosa, mas não durou muito. Construída em cerca de 60 dC, foi arruinado no grande incêndio quatro anos depois e foi substituído pela Domus Aurea, um dos mais opulentos palácios já construídos.

Nero se tornou imperador com apenas 17 anos em 54 dC. Depois que seu povo pegou em armas contra ele, deixou Roma e se matou antes que pudesse ser preso. Ele tinha 31 anos. Após sua morte, os imperadores subsequentes condenaram seu legado e destruíram tudo o que manteve-se do primeiro castelo depois do grande incêndio. No entanto, escavações iniciadas no século 18, revelaram fragmentos.

- Baseados em evidências arqueológicas, nós produzimos a primeira reconstrução virtual em 3D do complexo - disse Rossella Rea, diretora do Coliseu, e integrante da equipe de curadores da exposição.

Busto de Nero em exposição em Roma/ AFP

Coberto por preciosos mármores policromos, com tetos com afrescos enriquecidos com ouro, vidro e lápis-lazúli, o palácio antecedeu o grandioso Domus Aurea, na sua inovação arquitetônica, e uso criativo de luz e água.

- Era exatamente aqui que Nero relaxava durante os dias de verão - afirmou Maria Antonietta Tomei, uma da curadoras da exibição.

De acordo com Maria Antonietta, uma das áreas mais impressionantes do complexo era o ninfeu, aonde podia-se chegar por duas escadas simétricas. Havia também um pavilhão sustentado por 12 colunas onde o imperador descansava. Outros quartos luxuosamente decorados, repletos de mármores e afrescos com cenas épicas, estendiam-se pelos lados do ninfeu.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: