quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia do Trabalho é comemorado com vários shows pelo Rio



Beth Carvalho, Nelson Sargento, Monarco e Dudu Nobre fazem a festa na principal área de lazer de São Cristóvão

POR MARIANA BRUGGER
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rio - Depois de criar o planeta em seis dias, no domingão Deus resolveu descansar e apreciar tudo o que fez. Nada mais justo após uma semana de ralação. Aqui na Terra, os reles mortais também aproveitam o domingo para descansar da correria da semana. Mas, em maio, o primeiro domingo do mês vem com sabor especial: é o Dia do Trabalhador.

Para celebrar a data, a Quinta da Boa Vista recebe um time de bambas comandado por Beth Carvalho, com direito a transmissão da final da Taça Rio entre Flamengo e Vasco em um telão. O samba também dá o tom da comemoração na Baixada, que terá apresentações de Arlindo Cruz e Revelação, além de show com Andressa Soares, a Mulher Melancia, Pique Novo e Swing & Simpatia, entre outros.

“Vou fazer uma hora do meu show normal, cheio de sucessos, e depois chegam meus convidados. Não fui eu que escolhi, mas adorei as companhias”, confidencia Beth Carvalho ao se referir a Monarco, Nelson Sargento e Dudu Nobre, seus companheiros na roda de samba. Os convidados devolvem o elogio da cantora. “Feliz é o sambista que tem o prazer de cantar com a Beth”, afirma Nelson Sargento. “Fico muito contente de cantar com a artista que mais me gravou e que, ainda por cima, é uma grande amiga”, completa Monarco.

Para os sambistas, é uma alegria poder confraternizar com os trabalhadores nessa data. “É muito bom poder cantar no Dia do Trabalhador, que, na verdade,é um sofredor. O dia dele deveria ser todo dia”, afirma Monarco. Nelson Sargento faz coro: “É uma dádiva agraciar os nossos trabalhadores com um show da Beth”.

A sambista, por sua vez, já é presença certa em eventos que celebram a data. No comando do ‘Show do Trabalhador’ pelo terceiro ano, Beth participa de apresentações no dia 1º de maio desde os tempos da Ditadura Militar. “Naquela época, os shows tinham um cunho político até no repertório. Eu participei do evento em 1981, quando aconteceu o atentado dos militares contra os músicos no Riocentro. Para mim, cantar nessa data tem sempre um significado muito especial”, explica a cantora.

A roda de samba na Quinta da Boa Vista só começa às 18h, mas o local vai oferecer serviços sociais, como emissão de Carteira de Trabalho, a partir das 9h. A transmissão da final da Taça Rio acontece às 16h.

Homenagens na Baixada
Na Baixada, a comemoração pelo Dia do Trabalho começa cedo. Em Caxias, o evento acontece domingo, a partir das 9h, e tem o apoio da FM O Dia. Além de atividades como serviços de beleza, oficinas de contação de histórias e recreação para as crianças, um palco na Praça do Pacificador vai receber os grupos Bom Gosto, Swing & Simpatia e Imaginasamba, além de Arlindo Cruz, Naldo e Marcio G.

Em Seropédica, a festa acontece amanhã e também reúne serviços sociais e atividades culturais na Praça Nildo Romano (Calçadão do km 49). Os festejos contam com shows dos grupos Samba Pra Gente, Pique Novo, Toda Hora, Tá na Mente, Disfarce e Audácia Pura a partir das 20h.

A comemoração em Nilópolis acontece domingo, às 16h. O Centro Municipal de Eventos terá apresentação de capoeira, dança e teatro, além de shows que prometem não deixar ninguém parado. Sobem ao palco a banda Nova Quest, o bloco Barrigoleta Futebol e Samba e os grupos Raízes Que Tocam e Mimesis. O pagode do cantor Rodriguinho encerra a celebração na cidade, que conta ainda com uma feirinha de artesanato.

O cantor também participa dos festejos em Japeri, que acontecem amanhã, às 18h, no Paço Municipal. Rodriguinho se junta ao MC Marcinho, à Bateria da Escola de Samba Beija-Flor, aos grupos Revelação e Vestígio Humano, além de Andressa Soares, a Mulher Melancia.

Em São João de Meriti, a celebração conta com show do Roupa Nova na Praça dos Três Poderes, no domingo. O grupo, que está completando 30 anos de carreira, promete uma apresentação recheada de sucessos, como ‘Dona’ e ‘Espanhola’.

A festa de Queimados acontece durante todo o fim de semana na Praça dos Eucaliptos. Hoje, tem um encontro gospel com David Cerqueira, Pamela e o grupo Ministério Sarando a Terra Ferida. Amanhã é a vez das bandas Quetzal e Conexão Bahia se apresentarem. No domingo, sobem ao palco as bandas Roberto Bluesman e Pink Floyd Cover.
Na cidade do Rio, a festa não se limita ao grande encontro na Quinta da Boa Vista. Moacyr Luz comanda o já tradicional Samba do Trabalhador no Clube Renascença, neste domingo, às 14h. Músicas como ‘Pra Que Pedir Perdão?’ e ‘Cabô, Meu Pai’ fazem parte do repertório.


fonte: O DIA ONLINE

Nenhum comentário: