quinta-feira, 7 de abril de 2011

SRZD | Moradores do morro do Bumba pedem saída do prefeito de Niterói | Notícia | Rio+

SRZD | Moradores do morro do Bumba pedem saída do prefeito de Niterói | Notícia | Rio+:
André Miranda | Rio+ | 06/04/2011 15h58

Moradores do Morro do Bumba, juntos com pessoas de outras comunidades atingidas por enchentes e deslizamentos, além de alunos e professores, realizam protesto em frente à sede da prefeitura de Niterói, nesta quarta-feira, pedindo a saída do prefeito Jorge Roberto Silveira. O ato aconteceu após um ano da tragédia que atingiu o morro, na Região Metropolitana do Rio. A prefeitura é acusada pelas famílias das vítimas de negligência em relação às áreas de risco e de não providenciar ajuda adequada aos necessitados.

A rua da Conceição ficou com congestionamento devido ao protesto. Os manifestantes, que ficariam em frente a prefeitura, seguiram para a Câmara dos Vereadores, presidida pelo vereador Renatinho, para acompanhar uma audiência pública sobre a tragédia.

Um grande efetivo da polícia acompanhou o ato. Até o fim da tarde não houve ocorrência de tumulto ou violência. De acordo com o subcomandante do 12º BPM (Niterói) Heitor Pereira, cerca de 200 manifestantes e 100 policiais militares, incluindo 16 da Tropa de Choque, estiveram presentes. No decorrer da tarde, o número de pessoas passou de 500.

Um evento religioso foi realizado na tarde desta quarta-feira, na Praça da República, em frente à Câmara de Vereadores, no centro da cidade, em memória das mais de 50 vítimas das chuvas de abril do ano passado. As pessoas que estivam no culto foram em seguida se unir aos manifestantes.

'É uma tragédia permanente'

Marly Damaceno, uma das vítimas, disse que estava morando por algum tempo em uma casa cedida pelos seus patrões, mas agora eles pediram a residência de volta e não tem lugar para morar. Além disso, ela afirma que não recebe aluguel social. 'Só recebi duas vezes o aluguel social. Depois nunca mais. Morreu muita gente ali, meu sobrinho de 16 anos foi um.

O estudante de Letras Ryan Siqueira, que participa da manifestação, disse que o prefeito não se omite para resolver o problema das famílias atingidas. 'A política do prefeito Jorge Roberto Silveira não está ajudando os moradores do morro do Bumba. Ele só faz obras do Caminho Niemeyer'.

O ex-candidato pelo PSOL ao governo do Rio, Jefferson Moura, está no local acompanhando a manifestação em solidariedade aos moradores. 'É uma data simbólica e uma tragédia permanente. Viemos no exercício da cidadania', disse, sobre um ano completado da chuva que deixou mortos e desabrigados no morro do Bumba.

* Edição: Hélio Almeida

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: