quinta-feira, 7 de abril de 2011

Identificado jovem que recebeu primeiro tratamento com células embrionárias - O Globo

Identificado jovem que recebeu primeiro tratamento com células embrionárias - O Globo:
Publicada em 06/04/2011 às 21h29m
O Globo


Um jovem parcialmente paralisado, que tornou-se a primeira pessoa a testar uma terapia a partir de células-tronco embrionárias humanas, está bem de saúde e esperançoso com sua recuperação, segundo sua família e amigos.

- Está tudo correndo muito bem - comemorou Angela Atchison, da cidade de Millry, nos EUA. Ela é tia de Timothy Atchison, o rapaz de 21 anos cuja identidade tornou-se pública nesta quarta-feira.

Timothy, também conhecido como TJ, era um estudante da Universidade do Alabama quando tornou-se parcialmente paralítico, após um acidente de carro, em setembro do ano passado. Internado no Shepherd Center, em Atlanta, ele permitiu que os médicos realizassem a infusão de mais de 2 milhões de células, feitas a partir de células-tronco, em sua espinha dorsal 13 dias após a colisão.

O experimento é visto por defensores e oponentes das pesquisas com células-tronco embrionários como um marco para a discussão sobre novos tratamentos. Para um grupo, é o primeiro passo de uma revolução na medicina. Para o outro, uma ação imoral.

Nenhuma informação adicional, incluindo a identidade do paciente, foi divulgada desde que a Geron Corp, financiadora do experimento, anunciou o início dos trabalhos, no dia 11 de outubro. TJ não atendeu a ligações e solicitações entrevistas realizadas nesta quarta por jornais americanos. O Shepherd Center e a Geron tampouco fizeram novos comentários à imprensa.

Segundo Angela, a grande preocupação da equipe médica que avalia seu sobrinho é a segurança do médico, embora os pesquisadores também testem se as células restauraram as sensações e movimentos. Ainda de acordo com ela, é cedo demais para dizer se o material introduzido está produzindo efeitos positivos.

- Eles disseram que demora um ano até saberem se há alguma diferença. Esperamos que funcione - revelou.

O pai de TJ, Timothy Atchison, afirmou que seu filho mantém uma atitude positiva desde sua estada na sala de emergência, logo após o acidente, quando foi informado de que estava seriamente lesionado.

- Ele disse que, não importava o que Deus reservasse, ele faria o melhor possível - afirmou em uma entrevista por telefone.

As células-tronco embrionárias são as primeiras a se formarem no organismo. A partir delas, todos os tecidos e órgãos do corpo se desenvolvem. Por isso, é considerada potencialmente revolucionária na restauração de lesões. O problema, segundo especialistas, é conseguir direcionar o seu desenvolvimento, para que ela não gere tecidos indevidos.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: