terça-feira, 28 de junho de 2011
“Crianças com deficiência têm as mesmas esperanças e sonhos de todas as crianças”
Special Olympics World Summer GamesNo contexto dos ‘Special Olympics World Summer Games’ – Jogos Mundiais de Verão para Pessoas com Deficiência Intelectual –, em Atenas, a ‘Special Olympics’ e o UNICEF assinaram hoje um memorando de entendimento para reforçar o empenho conjunto em defender os direitos, a dignidade e a inclusão de crianças com deficiência.
“As crianças com deficiência têm as mesmas esperanças e sonhos de todas as crianças, e o mesmo direito de tirar o máximo do seu potencial”, disse o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake. “A negação desse direito é uma perda, não só para as crianças, mas para nossa sociedade. O que é inadmissível. Por meio do reforço da parceria entre Special Olympics e UNICEF, nós vamos ajudar a proteger esse direito para mais crianças com deficiência e, assim, permitir a essas crianças que contribuam ainda mais para as suas comunidades e países.”
Crianças com deficiência são frequentemente alvos de discriminação e negligência, e têm negados serviços essenciais como saúde, educação entre outros. Atitudes negativas da sociedade também expõem as crianças com deficiência a um maior risco de violência, abuso e exploração. Combater a discriminação que as mantêm à margem da sociedade é fundamental para incluí-las como membros iguais e ativos de suas comunidades.
Desde 2007, UNICEF e Special Olympics têm trabalhado em conjunto para aumentar a consciência das aptidões e dos direitos das crianças com deficiência intelectual, no sentido de mudar percepções e atitudes negativas. Juntas, as duas organizações promovem a participação e o aumento das capacidades das crianças com deficiência intelectual e de suas famílias em todo o mundo, e procuram reforçar sua autossuficiência, confiança e defesa por meio de programas de esporte e serviços relacionados à saúde.
Atualmente trabalhando em conjunto em 15 países, incluindo a Grécia, UNICEF e Special Olympics esperam expandir o alcance geográfico de sua parceria. Uma prioridade é encorajar os governos para que ratifiquem e implementem a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD), o primeiro tratado de direitos humanos do século 21 e o primeiro instrumento juridicamente vinculativo com a proteção integral dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo crianças. Adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2006, essa Convenção havia sido ratificada por 100 países até maio de 2011.
Special Olympics
Special Olympics é um movimento global sem fins lucrativos que, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, pretende melhorar a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.
O Special Olympics World Summer Games 2011 é um evento com mais de 7.500 atletas de 185 países, competindo em 22 esportes olímpicos, que está sendo realizado na Grécia de 25 de junho a 4 de julho.
fonte:ONU no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário