terça-feira, 28 de junho de 2011

SMAS retira 58 pessoas da cracolândia de Manguinhos






Realizamos mais uma operação na manhã de hoje, dia 28, desta vez, na cracolândia de Manguinhos, comunidade da Zona Norte, marcada pela violência. Com o apoio do 22º BPM, DPCA e Guarda Municipal, foram retiradas 58 pessoas (48 adultos e 10 crianças e adolescentes). Entre os adultos estavam duas mulheres grávidas. Os usuários acolhidos foram conduzidos para as unidades da rede socioassistencial da Prefeitura. As crianças passaram por uma avaliação sobre a necessidade de abrigamento compulsório. Para os adultos que manifestarem vontade de seguir para tratamento, a SMAS disponibilizará 28 vagas divididas em duas instituições parceiras, Retiro do Maranathá, em Engenho de Dentro, e Emaús, em Cordovil. Em relação às grávidas, os bebês correm risco de vida e neste caso, se elas não aceitarem o tratamento em saúde, teremos que recorrer à Justiça para solicitar o abrigamento compulsório, como aconteceu com outra gestante há algumas semanas no Jacarezinho.

Durante a operação, a polícia encontrou grande quantidade de drogas, material para o consumo de crack, facas, canivetes, tesouras e documentos roubados. A operação em Manguinhos foi resultado de um trabalho minucioso do 22º BPM, que investigou e mapeou os principais pontos de consumo de drogas na comunidade. A ação teve início às 5h e envolveu um efetivo duas vezes maior do que normalmente é utilizado. No total, foram 133 profissionais. Estas operações serão constantes, sempre com a parceria das polícias Civil e Militar. A existência de cracolândias na cidade do Rio não será encarada como algo normal pela Prefeitura.

Desde o dia 31 de março, esta foi a 16ª operação realizada em parceria com as polícias, e a 7ª após a adoção do novo Protocolo de Abordagem Social. Com o novo modelo, 49 jovens foram retirados das ruas. No total, 70 crianças e adolescentes permanecem em sistema de abrigamento compulsório.


28.06.2011 Operação Combate ao Crack . Manguinhos (7)

fonte : SMAS

Nenhum comentário: