Tijuca discute um ano da chegada das primeiras UPPs - Rio - Extra Online:
Guilherme Amado
O aniversário de um ano das sete primeiras favelas da Tijuca a receberem uma UPP — Borel, Formiga, Casa Branca, Cruz, Chácara do Céu, Indiana e Catrambi — será comemorado com um batalhão de eventos. Debates, concurso cultural, disputa esportiva, sessão de cinema e uma festa estão sendo organizados pelas UPPs do Borel e da Formiga, com o apoio da subprefeitura da Tijuca e empresários locais.
As primeiras ocupações na Tijuca, em abril do ano passado, tiveram um peso simbólico muito grande, já que foram as primeiras pacificações na Zona Norte. Vencida a tradicional resistência dos primeiros meses de adaptação entre policiais e moradores, hoje a pacificação dos sete morros é bem avaliada pela Secretaria de Segurança.
Não à toa, o calendário de comemorações será aberto neste sábado, às 10h, com uma palestra do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Comandante da UPP do Borel, o capitão Bruno Amaral já tem uma forma própria para resumir o turbilhão de mudanças trazidas pelo azul da pacificação.
— Podemos resumir toda a modificação que a pacificação trouxe com um simples fato: a Tijuca comemora um ano sem troca de tiros — lembra Amaral, ele próprio transformado com a experiência das UPPs.
Como grande parte dos comandantes de pacificadoras, Amaral fez carreira em batalhões da PM. A forma como encara os moradores de favelas mudou:
— Só entrava em favela para trocar tiro. Agora, eu praticamente moro no Borel. Convivo com a comunidade e vejo como é a realidade.
Entre os eventos programados estão palestras de orientação jurídica, meio ambiente e um fórum do UPP Social. A comemoração no dia 18 terá uma festa que deve durar sete horas, das 10h às 17h. Os debates ocorrerão no Ciep Antoine Margarinos Torres Filho, na Rua São Miguel s/n.
– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
Nenhum comentário:
Postar um comentário