sexta-feira, 10 de junho de 2011

Após ação para recolher usuários de crack na Maré, Justiça determina primeira internação compulsória de um adulto



Publicada em 10/06/2011 às 13h29m
Athos Moura - O Globo e RJTV



A prefeitura realizou mais uma operação para recolher usuários de crack, na manhã desta sexta-feira. A ação aconteceu em uma praça do Parque União, uma das comunidades do Complexo da Maré / Foto: Fernando Quevedo / O Globo

RIO - A Justiça determinou nesta sexta-feira a primeira internação compulsória de um adulto usuário de crack no Rio após a decisão de obrigar os menores viciados a participarem de tratamento. A decisão foi da juíza Ivone Caetano, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, que determinou a internação de uma mulher de 22 anos, grávida de oito meses, recolhida pela Secretaria Municipal de Assistência Social durante uma operação para retirar usuários de crack no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, na última quarta-feira. A família da grávida, que relutou em seguir para o abrigo, pediu a internação da mulher.

Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou mais uma operação para recolher usuários de crack. A 12ª ação aconteceu em uma praça do Parque União, uma das comunidades do Complexo da Maré. O local, que fica entre a Avenida Brasil e um dos acessos à Ilha do Governador, é conhecido pelo elevado número de roubos de objetos de veículos na hora do rush. Os agentes da prefeitura também recolheram usuários da droga na Ilha do Governador.

Ao todo, 44 pessoas foram retiradas das ruas, sendo 41 adultos e três crianças e adolescentes. Também foram apreendidos uma réplica de uma arma calibre 32, canivetes, facas e material para consumo de droga, encontrados embaixo de um viaduto que dá acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. No local as pessoas vivem amontadas em móveis velhos e misturadas ao lixo. Também foram encontrados uísque e remédios.

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) também deram apoio à ação, assim como homens do Batalhão de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar (BPRv). Esta foi primeira operação para recolhimento de usuários de crack na região do Complexo da Maré. Os agentes também percorreram o entorno da Rodoviária Novo Rio e o viaduto do Gasômetro.

De acordo com a delegada titular da DPCA, Valéria de Aragão, a cracolândia do Parque União foi montada em um ponto estratégico, pois os usuários podem cometer pequenos furtos e fugirem para dentro da favela. Segundo a delegada, os pais dos menores que foram apreendidos com crack serão responsabilizados.

- Esse local tem bastante registros de roubos no interior de veículos. Além de assaltar com os materiais apreendidos, os usuários também jogavam pedras nos carros. Isso confirma que o crack está envolvido com os pequenos furtos. Por ser uma droga barata, os traficantes acabam usando os viciados como soldados do tráfico porque conseguem levar pequenos objetos de valor para os traficantes, gerando lucro - afirmou a delegada.

As pessoas recolhidas serão identificadas e, em seguida, conduzidas para as unidades de abrigo da prefeitura. As crianças serão avaliadas por médicos e psicólogos e, se necessário, internadas para tratamento. Na manhã de quarta-feira, agentes da prefeitura fizeram uma operação de combate ao crack na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Foram recolhidas 34 pessoas, sendo 28 adultos e seis menores.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/06/10/apos-acao-para-recolher-usuarios-de-crack-na-mare-justica-determina-primeira-internacao-compulsoria-de-um-adulto-924657369.asp#ixzz1OuAW2Tmt
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.


fonte: O GLOBO ONLINE

Nenhum comentário: