quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sobre legalização da maconha

Sobre legalização da maconha:

Um tema que escrevi vários artigos é a questão da legalização das drogas. Atuo na área de prevenção como também de tratamento à dependentes químicos, tenho alguns livros publicados sobre o tema drogas, não me vejo como alguém fechado a questões no sentido de ser o dono da verdade, respeito opiniões contrarias as minhas, no entanto, não há como ser favorável a legalização da maconha como também a legalização de qualquer droga ilícitas, por vários fatores que vão desde a questões de saúde, as questões sociais, etc.

O conceito de que, tudo que é proibido, as pessoas são motivadas a usarem é errado no caso das drogas, pois o maior índice de dependência sabemos que está no álcool que é uma droga licita. Outro conceito de que a maconha não vicia tanto quanto as outras drogas são equivocadas, já há estudo que dizem o poder de dependência e a dificuldade do dependente deixa-la. Além do mais, é importante que saibamos que uma droga não é proibida tão somente por causar dependência, mas sim, pelo mal que ela provoca no organismo. Sendo assim, já está comprovada que no organismo o uso de maconha causa varias doenças seja de ordem orgânica, psicologia, desencadeadora de varias doenças mentais àqueles que tenham alguma predisposição.

Já é sabido que o álcool é a porta de entrada das drogas, no entanto, também podemos dizer sem medo de errar que a maconha é a porta de entrada das drogas ilícitas. Sendo assim, a grande maioria dos que dão entradas em clinicas para tratamento também são usuários e dependentes de maconha, ainda que sua droga de eleição seja outra como cocaína, crack, heroína, etc. Ainda não atendi nenhum dependente que dentre as drogas usadas também não havia sido usuário de maconha.

Legalizar a maconha é algo sem fundamento se partimos do pressuposto que ela não traz nenhum beneficio concreto ao usuário, apenas ilusório. Sendo assim, legalizar a maconha é colocar uma arma carregada de munição nas mãos de alguém que certamente se destruirá, bem como toda sua família.

Há questões sérias que não podem ser vistas sob o ângulo emocional, mas sim racional e olhado por vários aspectos. Quanto mais a ciência vai evoluindo, mais vai se tornando claro que ao proibir o consumo de tais drogas como a maconha, por exemplo, é uma decisão correta e não é cercear o direito a liberdade daqueles que desejam fazer o uso.

O fundamental é que entendamos que a droga não atinge tão somente o usuário, mas a sua família, e a sociedade como um todo. E como questão de saúde publica não pode ser vista apenas focalizando pensamentos filosóficos, mas sim o de saúde publica.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Livros publicados
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas
Livro de poesia Palavras Expressão dos Sentimentos

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: