domingo, 12 de junho de 2011

Brasil quer retirar 1,2 milhão de crianças do trabalho infantil até 2014

O DIA ONLINE - BRASIL - Brasil quer retirar 1,2 milhão de crianças do trabalho infantil até 2014:

Brasília - O Governo quer retirar do trabalho infantil 1,2 milhão de crianças até 2014 por meio de programas de assistência, disse neste sábado a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin.

A redução do trabalho infantil é um dos objetivos prioritários do programa de erradicação da miséria apresentado há duas semanas pela presidente Dilma Rousseff, afirmou a funcionária em declarações à estatal 'Agência Brasil'.

A secretária explicou que, atualmente, 800 mil crianças são atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que oferece assistência após elas serem encontradas em situação de trabalho no campo, de trabalho doméstico, exploração sexual, entre outros.

Denise reiterou que o Peti obteve melhores resultados desde que em 2006 foi coordenado com o Bolsa Família, o principal plano de distribuição de renda à população pobre.

'As famílias recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Essa criança tem a oportunidade de ser atendida em serviços que possam retirá-la da situação de exploração no trabalho', disse.

O Governo não dispõe de números oficiais para quantificar a magnitude do trabalho infantil no país, mas a Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que cerca de cinco milhões de menores ainda são forçados a trabalhar.

Estes cálculos, que datam de 2009, mostram que o Brasil reduziu para metade as taxas de trabalho infantil desde 1992.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: